

O que será debatido no XXV Capítulo Provincial dos Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul?
Como já sabemos, de acordo com as matérias anteriores, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, em Vila Flores/RS acontecerá o XXV Capítulo Provincial dos Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul.
Para chegar até o dia 28 de agosto, dia que iniciará o Capítulo, os frades são convidados a construírem juntos a atividade, por meio da participação e elaboração de projetos que são elaborados nas fraternidades, casas onde os freis residem e que são conduzidos e orientados pela equipe pré-capitular que organiza e prepara o Capítulo.
Neste evento, que acontece a cada três anos, são pautados todos os temas pertinentes que dizem respeito à vida e a missão dos frades, bem como escolhidos os representantes que conduzirão a Província no triênio. Como primeira atividade do Capítulo está a apresentação do relatório do triênio cessante.
Sobre os temas, em cada eixo que é apresentado, são desenvolvidos projetos e atividades, que é de fato o que vai ser realizado durante o triênio. Todos os projetos e atividades são debatidos, dialogados, com possibilidades de alteração e no final acontece a votação para ver se a iniciativa é aprovada ou não. Estes projetos antes de chegarem ao Capítulo foram amplamente discutidos por todos os frades. Eles voltam à pauta do Capítulo para que, havendo aprovação passe a valer, ser efetivado e vivido pelos frades.
Dentre os eixos os quais serão debatidos e pensados os projetos e atividades estão:
Vida em fraternidade: que compreende o planejamento, a espiritualidade, o Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) e também uma maneira de como se pode qualificar a vida fraterna, marca forte do carisma Franciscano Capuchinho.
Formação: Aqui são contempladas as ações referentes às etapas iniciais de formação como Aspirantado, postulado, noviciado e pós-noviciado, bem como a formação permanente para todos os frades.
Missão: Os projetos e atividades que serão desenvolvidas terão o objetivo de como que os frades podem viver o carisma franciscano capuchinhos nos diversos espaços de atuação como as paróquias, os projetos sociais, a missão popular, o Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), a pastoral hospitalar, missão no Haiti, o magistério dentre outras atividades.
Serviço de Animação Vocacional: Neste eixo são pensadas quais ações podem acontecer para que se possa dar visibilidade e testemunho do carisma franciscano capuchinho e também pensando nas vocações para quem deseja abraçar e seguir o projeto de Jesus nas pegadas de São Francisco de Assis.
Estruturas: Nesta questão os frades analisam e dialogam sobre a estrutura da Província e as necessidades que a missão exige, fazendo o diagnóstico daquilo que se precisa para desenvolver a missão e também os desafios que ela apresenta.
Colaboração: A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos está desenvolvendo projetos de colaboração entre as Províncias, por isso a importância de pensar projetos nessa temática, tendo em vista a Interculturalidade e sinodalidade da Ordem como forma de experiência missionária.
Por fim, destacar ainda que diariamente são realizados momentos de oração, missa e espaços de convivência. O encontro também irá escolher o novo Governo Provincial que é composto pelo Ministro Provincial e mais quatro Conselheiros que estarão no serviço e missão de conduzir a Província.
Ao celebrarmos (02/08) Nossa Senhora dos Anjos ou Porciúncula, onde São Francisco dedicou especial afeição e onde deu início a Ordem e é considerado um lugar fontal da mística franciscana e Berço da Fraternidade, sendo também um lugar de simplicidade e serenidade, onde Francisco morreu sob a terra nua em 1226, pedimos a sua intercessão para a realização do XXV Capítulo Provincial.