Oração Mental foi tema de estudo das etapas formativas

Oração Mental foi tema de estudo das etapas formativas

Entre os dias 13 e 18 de junho, na Província Sagrado Coração de Jesus, aconteceu nas etapas do postulado, noviciado e pós-noviciado a formação sobre Oração mental, um tema fundamental sobre o jeito Capuchinho de rezar. Com assessoria do frei Klenner Antonio da Silva OFMCap da Província do Brasil Central, as casas formativas receberam a formação.

A Oração mental conforme as Constituições da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos nº 54, 2 é a mestra espiritual dos frades. Alguns escritos dizem que a Oração Mental é simples, porque orar não é senão falar a Deus com o coração. Por isso, a primeira questão da Oração Mental é o afeto pela oração.  No livro Oração Mental um jeito capuchinho de rezar encontra-se que para rezar segundo os Capuchinhos rezam, é preciso querer rezar, buscar a oração, amar aquilo que se está fazendo e na contemplação do Cristo pobre, humilde e crucificado, aquele que se dispõe à Oração Mental, vai se transformando naquele que contempla.

O silêncio é o princípio da Oração Mental e conforme o documento Ratio Formationis (RF) 2-16 é no silêncio que Francisco de Assis encontrou o sentido da sua vocação e na itinerância/pobreza estabeleceu a sua busca mais profunda e nela se relaciona com o mistério que é Deus para, assim, ver a beleza de todas as coisas. A RF traz ainda que “contemplamos em fraternidade o Cristo pobre, que se identifica com os pobres e com aqueles que sofrem. Contemplar, neste caso, significa deixar-se contemplar; olhar, deixar-se olhar; amar, deixar-se amar, renunciando a qualquer vontade de apropriação de quanto foi contemplado. Todo o nosso esforço deve consistir em não fazer nada. Ele é o protagonista e não nós”.

Frei Klenner disse que: “Tenho muito a agradecer o convite e a confiança da Província mãe da minha Província em me convidar para trabalhar essa temática tão cara e fundamental para nós irmãos menores Capuchinhos. Percebi uma seriedade e compromisso dos responsáveis pela formação inicial com a questão da nossa vida de oração que tem por cerne a oração mental. Também, nas três etapas que pude estar percebi, da parte dos Postulantes, Noviços e Pós-Noviços, interesse na temática marcado por "brilho nos olhos". Tenho certeza que a Província Sagrado Coração de Jesus pode dar bons passos nesse bonito trabalho de resgate dessa parte essencial da nossa vida, a Oração Mental. Oração Mental nos faz cada vez mais irmãos, nos marca com a minoridade por encontrar o único fundamento da nossa vida: Deus. Pelo silêncio como atmosfera da nossa vida podemos deixar Deus nos transformar segundo a sua Graça e, assim, podemos nos relacionar mais qualitativamente com os mais necessitados”.

O pós-noviço frei Pedro Miri destacou que: “Encontrar-se com irmãos é renovador, os quais há alguns meses não nos víamos. Conversar, conviver e rezar. São Francisco de Assis descreve assim a fraternidade em seus escritos. Dentre os pontos fundamentais da nossa vida franciscana capuchinha, destaco a oração mental. A Espiritualidade Franciscana nasce no encontro de Francisco com o Cristo pobre, humilde e crucificado. Esse fato central, vivido e rezado por Francisco revela um itinerário vocacional na vida até sua santidade. Na prisão, a doença, encontro com os leprosos, etc. Isso faz-nos refletir os dois lados da vivência: a vida apostólica e a vida contemplativa”. Retirar para rezar, para deixar Deus falar. Na solidão da alma, Francisco não só rezava, mas fazia de todos os momentos a própria oração. Ele não deixava passar nenhum sinal de Deus, estava em uma total comunhão com a natureza, com os seres, com os irmãos. A contemplação franciscana passa por todo ser e é capaz de transformá-lo, viver um profundo despojamento de si e deixar Deus falar conosco. Oração mental é estar todo presente em Deus, ouvindo-o sem se preocupar em falar. Deixar o coração e a mente livres para habitação e experiência de Deus. 

O noviço frei Mateus Dal Pizzol afirmou que: “a Oração Mental é essencial em nossa vida e acima de tudo é uma conexão privilegiada que temos com Deus. Estar em oração mental é colocar-se aos pés de Deus e acima de tudo deixar Deus falar a nosso coração! A formação com frei Klenner aumentou ainda mais em nosso grupo de noviciado a vontade de estar com Deus e senti-lo através da oração mental!! Lembrando sempre que a oração mental está diretamente relacionada com a realidade pois é através da transformação da realidade que vemos os frutos da oração”.

Já o postulante Diogo Franco disse: “o tema abordado foi primordial para a minha inserção na vida religiosa. Trata-se de um assunto que creio ser o coração do carisma ao qual desejei ingressar, isto é, franciscano-capuchinho. Após a exposição do trabalho, o formador demonstrou-nos de maneira esplêndida os meios aos quais deveriam ser utilizados para realizar este processo de preparação e contemplação. Particularmente, creio que foi fundamental o aprendizado de tais elementos presentes na formação e que a oração mental é o meio de se realizar o essencial da vida religiosa, estar na presença de Deus”.

Atualmente o Postulado dos Franciscanos Capuchinhos do RS se localiza na cidade de Caxias do Sul; o Noviciado em Marau e o Pós-noviciado em Pelotas e Santa Maria (Filosofia) e em Canoas e Porto Alegre (Teologia).  A formação do Pós-noviciado aconteceu em Flores da Cunha no Encontro de Inverno que é realizado anualmente.

Continuemos a rezar pelas vocações.

Jesus, mestre, divino, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai forças para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade.

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente