

Ordenação Presbiteral de frei Wood Lubin aconteceu em Pelotas
No domingo, 29 de junho de 2025, a Paróquia São José, em Pelotas/RS, foi cenário de uma celebração muito significativa: a ordenação presbiteral do Diácono frei Wood Lubin, frade da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. A celebração, que aconteceu dentro da Solenidade de São Pedro e São Paulo, foi um dia profundamente simbólico para a Igreja, que recorda o testemunho de dois grandes pilares da fé cristã. O lema escolhido por frei Wood para este momento foi retirado do Evangelho de João: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo” (Jo 21,17), expressando sua entrega total ao serviço de Deus e da Igreja.
A missa foi presidida por Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco, bispo da Diocese de Bagé, que, por meio da imposição das mãos e da prece de ordenação, conferiu a frei Wood o Sacramento da Ordem no grau do presbiterato. Estiveram presentes também o Ministro Provincial dos Franciscanos Capuchinhos do RS, frei Álvaro Morés, os Conselheiros Provinciais freis Evaldo Valdir de Freitas e Daison Fermino de Sá, o pároco, frei Genésio Fracasso, e o vigário paroquial, Frei Flávio Amorim do Amaral.
A igreja esteve repleta de fiéis, amigos, religiosos e religiosas, presbíteros, diáconos, vindos de diversas localidades, todos reunidos para testemunhar e celebrar esse marco vocacional na vida do novo sacerdote e da Igreja local. A semana que antecedeu a ordenação foi repleta de atividades pastorais e espirituais, com a realização da Semana de Animação Vocacional. Freis e postulantes capuchinhos e lassalistas estiveram em missão pelas comunidades da paróquia, celebrando missas, visitando famílias, levando bênçãos aos doentes e promovendo encontros de reflexão sobre o chamado à vida e a vocação.
No sábado à tarde, véspera da ordenação, foi realizado um Encontro Vocacional com jovens e catequizandos, um momento especialmente tocante, marcado por partilhas, orações e a presença viva do carisma franciscano, inspirando os jovens a ouvirem com coragem e generosidade a voz de Deus.
Durante a celebração da ordenação, a assembleia acompanhou com reverência os ritos litúrgicos que transformaram o diácono em sacerdote. Frei Wood prostrou-se diante do altar, enquanto toda a comunidade invocava a intercessão dos santos. Em seguida, recebeu a unção das mãos e os símbolos do ministério: o pão e o vinho, que agora consagrará em nome de Cristo e da Igreja.
Atualmente integrante da Fraternidade São José, de Pelotas, frei Wood dará continuidade ao seu serviço pastoral junto à comunidade que o acolheu com tanto carinho e como mestre do pós-noviciado. Ao final da celebração, visivelmente emocionado, dirigiu palavras de agradecimento a Deus, à sua família, aos formadores capuchinhos, aos irmãos de caminhada e à paróquia, pedindo orações por seu novo ministério:
“Caros irmãos e irmãs, este dia celebrativo que vocês estão partilhando comigo é fruto da graça de Deus que continua agindo em mim durante um bom tempo. É fruto de um belo e longo processo. Não veio do céu e caiu pronto. Foi também um esforço constante que não sei como explicar que me levou até aqui: Aprender o português; viver pela primeira vez o frio no Brasil; Adaptar com culturas; viver com personalidades de origens diferentes; estudar numa língua que não é sua. Não quero que vocês pensem que foi tudo fácil para celebrar este dia. Claro, as dificuldades e desafios, que encontrei, não invalidaram o processo, ao contrário me fizeram crescer.
Hoje cumpriu dezoito (18) anos depois que, com catorze (14), falei para minha mãe que eu gostaria de tornar um dia padre. Foi a primeira pessoa que falei este desejo. E hoje ela, a família toda está em comunhão comigo neste momento. Quem consegue resistir ao amor de Deus? Em Jr 31, 3, diz assim: Eu te amei com um amor eterno, por isso conservei para ti o amor. O amor que Deus tem para nós, irmãos e irmãs, foi bem antes que nós nascêssemos. E em (Jr 1,5), ELE DIZ PARA MIM: “Antes mesmo de te formar no ventre materno, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei. Eu te constituí profeta para as nações. COM ISSO, SE PODE ENTENDER QUE DEUS AMA, CHAMA, CONSAGRA, E ENVIA. Portanto, diante deste imenso amor de Deus, eu só respondi humildemente com as palavras de Maria: Eis me aqui, Senhor. Faça-se em mim a tua palavra. Por isso, todo o meu agradecimento é dirigido a Ele por ter renovado diariamente o seu amor para comigo. E é este amor que quero continuar transmitir na minha missão.
Ao Dom Cleonir Paulo Dalbosco, você que assinou a minha carta, quando era provincial, para eu vir ao Brasil para a minha integração no Postulado II e o noviciado; também quero recordar que foi diante de você que professei os meus primeiros votos, e hoje mais uma vez, sou ordenado presbítero pela imposição das suas mãos. Que bênção, que graça! Como é bonito o plano de Deus! Dom Frei Cleonir, obrigado pela sua disponibilidade, pela sua pessoa acolhedora com o seu jeito simples e humilde e pelas palavras sábias, edificantes que o Espírito Santo lhe inspirou. Muito Obrigado, Dom Frei Cleonir. Conte com a minha oração e conto com a sua oração.
Hoje eu sou o que eu sou é graças a muitas pessoas que Deus me deu como irmãos e irmãs que me apoiaram de uma maneira ou outra. Quero começar a agradecer, pela pessoa do Frei Álvaro Morés e seu conselho, todos os freis da Província, quero dizer também os freis da delegação do Haiti, os freis da custódia aonde eu fiz uma maravilhosa experiência de integração. Obrigado pelas suas presenças, pelas suas orações, pelas suas confianças depositadas em mim. Que vocês continuem me ajudar a crescer cada vez mais, pois eu tenho muito ainda a aprender com vocês. Neste agradecimento, agradeço imensamente pelo apoio incondicional da minha fraternidade, o guardião Frei Genésio, frei Flávio, freis Bill, Jefte, Edimar, Damas.
Agora, irmãos, irmãs, é o momento para eu dirigir minhas palavras de agradecimento aos meus pais, familiares, amigos que me acompanham. Vai ser na minha língua materna. Manman, papa, jodia map viv you moman avek ampil emosyon kotem tap renmen ap gade nou nan je, kotem tap renmen ambrase nou, men domaj nou pa la. Menm konnen nou prezan an espri avèm. Menm si mta pase tout jounen ap di nou mèsi, mèsi sayo patap sufi. Mèsi ampil paske nou te metem sou tè a ak bom ledikasyon nou te transmèt mwen poum te ka ap viv bèl moman sa a.
Manman, maten mvini pou’m diw sakrifis ou yo grave nan kè’m. Kouraj ou ak lanmou’w gen pou pitit se you bagay pagen mo ki ka dekril. Mèsi pou lanmouw ; mèsi paskew pat janm pè menm pouw bay viw pou pitit ou ; mèsi pou sousiw gen pou pitit. Mtoujou di nan kè’m : Siw te dekouraje ak nou, nou patap sa nou ye jodi a.
Mèsi a papa’m pou sansibilitew pou’w la ou te konn toujou la lè kouri a vini pou fèt. Mèsi paske’w te konn toujou metew an mòd defansè pou nou.
Map di mèsi ak tout fanmim, sèm frèm yo, tonton matant yo, kouzen kouzin yo, pè Casseus, parenn mwen Sony Noisius ak tout fanmi li ki kontribuye ampil nan sam ye jodia, pè Rock ak fidèl pawas St Jozèf, tou zanmim yo, marenn mwen ki toujou ap mandem bon kilè wap pè a ti gason. Tout vwazinaj bò lakay mwen, mèsi ampil. Mpaka tann pou’m wè nou.
Nosso muito obrigado aos formadores e professores que contribuíram na minha formação. Que Deus continue iluminando e abençoando vocês nesta missão
Quero agradecer todos os padres que fizeram este grande sacrifício para que pudessem estar presente nesta celebração. Também agradeço todos os religiosos, religiosas, os formandos capuchinhos e de outras congregações religiosas, os seminaristas da arquidiocese. Muito Obrigado irmãos, irmãs pela presença de vocês.
Um agradecimento muito especial que vem do meu coração para uma família linda e maravilhosíssima: a Márcia Arregino Nogueira e Jamison Friolim Nogueira que aceitaram de representar com muita alegria minha família. É uma das famílias que mora no meu coração.
A Vocês, povo de Deus desta paróquia, de todas as comunidades, todos os que vieram de longe, meu muito obrigado pela contribuição de vocês direta ou indiretamente para que esta celebração pudesse ser tão linda hoje: saudo com muito carinho as pessoas que vêm de Porto Alegre (amigos e amigas da pastoral ação solidária da Paróquia Santo Antônio e Jesus Divino Mestre); Amigos e amigas da paróquia nossa Senhora de Fátima de Santa Maria; amigos e amigas que vêm da paróquia Pio X e Sagrado Coração de Jesus de Canoas (menciono o TAU 04, os diáconos); sintam-se por favor agradecidos. Vocês não imaginam quanto o carinho, a acolhida de vocês fortalece na minha vocação. Também agradeço os colegas da Estef que estão aqui nesta celebração.
Me permitam agradecer toda equipe missionária, o grupo do SAV que ajudou na realização da semana vocacional, Frei Daison, frei Igor, os padres, os postulantes lasalistas, os seminaristas, as famílias que os acolheram nas suas casas. Muito obrigado.
Obrigado a toda equipe da organização da minha ordenação: Freis Genésio e Flávio, Líane, Andréia, Marcos, Cíntia, Lirane, Juliana, Gláucia, Angélica, a equipe da decoração, os diáconos, frei Hítalo, frei Éricles, os coroinhas, os ministros, todas as lideranças das comunidades cuja lista é enorme e o grupo de gurizada de Francisco. Agradeço também todas as pessoas da cozinha que estão preparando com muito amor o almoço, sem esquecer o pessoal incansável da pastoral dos missionários de Francisco, Muito muito obrigado. Que Deus vos abençoe sempre, sempre!!!!
Agradeço de coração os músicos, os cantores, que nos ajudaram a viver bem esta celebração. E um obrigado em maiúscula à fraternidade de Bagé, e de modo especial ao Frei Lori que, durante cinco dias, animou meu retiro. Foi um momento muito transformador na minha vida. Ele está conosco em comunhão e oração. Aproveito saudar o primeiro frei que foi ordenado aqui nesta paróquia: frei CarlosFreitas (de pé), saudo também a presença do frei Zanata que está aqui desde quarta feira ajudando na semana vocacional.
Finalizando, vos dou a minha palavra: contem comigo! Eu estou ordenado padre para vocês. Com vocês, eu quero viver as minhas mais belas experiências como vosso servo. Não quero ser um padre para alguns, mas para todos. Como disse o Papa Francisco: Deus não faz diferença de pessoas; somos todos, todas filhos e filhas de Deus. Comigo, vocês serão todos, todas meus irmãos.
Não esperem de mim um padre perfeito, mas nas palavras do Papa Leão, posso dizer que pode esperar um padre crível e confiável. O Papa Francisco dizia assim: na Igreja, mais que tenha responsabilidade, mais tem que se abaixar como Jesus. E acrescentou: o mais importante é o serviço. Acolho este apelo para mim.
Eu tenho um amigo que me disse assim: ser padre é um dom, ser um bom padre é uma escolha. Irmãos, irmãs quero ser um bom padre, um padre que busca assemelhar com Cristo e que faça tudo em memória dele como disse Jesus: Fazei isto em memória de mim.
Obrigado a cada um de vocês que veio viver este único momento na minha vida. Que Deus abençoe sempre vocês. Um abraço e um beijo no coração de vocês. Muito Obrigado.
Logo após a missa, todos os presentes foram convidados a participar de um almoço festivo no salão da comunidade, encerrando este dia tão especial com um momento de confraternização e gratidão. A ordenação de Frei Wood é motivo de alegria e esperança para toda a Igreja, especialmente para a família franciscana, que celebra com entusiasmo mais um irmão a serviço do Evangelho, segundo o espírito de São Francisco de Assis: com humildade, fraternidade e simplicidade.
Continuemos rezando pelas vocações. Paz e Bem!