Ordenação Presbiteral de Frei Dimas Sobral e Frei Henrique Ferreira

Ordenação Presbiteral de Frei Dimas Sobral e Frei Henrique Ferreira

“E a todos os sacerdotes quero temer, amar e honrar...pois vejo neles o Filho de Deus” (Testamento de São Francisco 8—9)

Nosso Pai São Francisco se abrasava de amor pelo sacramento do Corpo do Senhor. Sua reverência era tanta que dizia que se encontrasse ao mesmo tempo um santo que vem do céu e um sacerdote pobrezinho, prestaria honra primeiramente ao presbítero e se apressaria para beijar-lhes as mãos, pois fora concedido às mãos do sacerdote o poder divino de realizar tão grande mistério (2Cel152).

Com a mesma devoção e reverência, louvamos a Deus pela vida e ministério dos confrades neosacerdotes, Frei Dimas da Silva Sobral (Para curar os feridos de coração – Is 61,1) e Frei Henrique Ferreira dos Santos (Revesti-vos do amor – Cl 3,14), que no último dia 02 de fevereiro, festa da Apresentação do Senhor e Dia Mundial da Vida Consagrada, foram ordenados presbíteros, pela imposição das mãos e prece de Ordenação do então Bispo Diocesano de Caruaru- PE, S. Ex.ª Rev.ª Dom José Ruy Gonçalves Lopes, OFMCap., para servir ao povo de Deus e à Igreja.

Nossos queridos frades trilharam um longo caminho até aqui, caminho este que não se finda com a Ordenação, mas percorrido durante toda a vida, numa contínua busca de conversão, de atualização fiel e criativa do anúncio do Reino, tendo sempre como bússola o Evangelho e o nosso carisma capuchinho.

Quando foram admitidos em nossa Província (06/02/2011), após acompanhamento vocacional, aqueles jovens caruaruenses, desejosos de doar suas vidas de forma radical, foram enviados à cidade de Maceió para a primeira experiência conventual. Lá viveram a etapa do Postulado I, tempo em que puderam conhecer a nossa vida mais de perto e fazer um discernimento de seu chamado. Ao mesmo tempo, os frades daquela fraternidade também tiveram a graça de acompanhá-los e certificarem-se quanto ao desenvolvimento de sua maturidade humana-espiritual.

No II ano de Postulado nossos irmãos foram enviados à Catolé do Rocha-PB (22/01/2012) para beber ainda mais do nosso estilo de vida. No Sertão paraibano tiveram a oportunidade de viver a pastoral de forma mais intensa. No dia 11 de outubro de 2012, em Bom Conselho – PE, os jovens Henrique e Dimas receberam o hábito da provação, e ingressaram no santo noviciado, berço de todo instituto religioso e período de intensa vivência do carisma e de “experiência mais profunda da vida evangélica franciscano-capuchinha em suas exigências fundamentais” (CC 31). Foi no noviciado que passaram a ser chamados de frei, pois foram oficialmente admitidos à Ordem Capuchinha.

Após 1 (um) ano, sendo acompanhados pelo mestre de noviços e pela fraternidade local, tendo sido considerados aptos para a nossa vida, os freis fizeram a sua primeira Profissão Religiosa, no dia 12 de outubro de 2013, Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil. Nesse dia, os noviços fizeram Voto a Deus Pai de viver, por um ano, em obediência, sem nada de próprio e em castidade. Esses Conselhos Evangélicos são renovados a cada ano até a Profissão definitiva (Votos Perpétuos).

Ao sair do noviciado, frei Dimas e frei Henrique foram residir no Convento Coração Eucarístico de Jesus, em Caruaru-PE, para viver a etapa do pós-noviciado, iniciando os estudos acadêmicos de Filosofia, na faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA). Na fraternidade e junto ao povo de Deus, nossos irmãos realizaram várias atividades, colocando seus dons a serviço de todos.

Após concluírem a Filosofia, foram enviados à Fraternidade Nossa Senhora da Penha, em Recife, para iniciar os estudos teológicos. Nesse período, fizeram a Profissão Perpétua, em 03 de novembro de 2018, na Paróquia Coração Eucarístico de Jesus, em Caruaru-PE, consagrando-se de forma definitiva ao Senhor. Nossos irmãos foram dando passos cada vez mais significativos em suas vidas. No dia 11 de agosto de 2021, Festa de Santa Clara de Assis, na Basílica da Penha, pela imposição das mãos do então Arcebispo Emérito de Vitória da Conquista-BA e Vigário Geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap., foram ordenados diáconos.

Frei Dimas residirá na fraternidade da Imaculada Conceição, em João Pessoa-PB, e assumirá o ofício de Guardião. Já o frei Henrique residirá na fraternidade Santa Luzia, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes-PE, e assumirá os ofícios de Guardião e Diretor do Abrigo Santa Luzia.

Que o Espírito Santo lhes conceda um fecundo ministério e, pela intercessão da Virgem Mãe, a Senhora da Penha, possam ser amparados em todas as suas necessidades!

Paz e Bem!

Fotos: Sacerdos Photo

Autor:
Assessoria de Comunicação dos Capuchinhos do Nordeste | PE - AL - PB - RN
No items found.
Comente