Ordenação Sacerdotal de Frei Luiz Felipe Camargo, OFMCap

Ordenação Sacerdotal de Frei Luiz Felipe Camargo, OFMCap

No dia 19 de fevereiro de 2022, na Igreja Matriz do Bom Jesus, Uvaranas, Ponta Grossa, com início às 19h, foi celebrada a Solene Eucaristia de Ordenação Sacerdotal do nosso Fr. Luiz Felipe Camargo. Dom Sérgio Arthur Braschi, Bispo Diocesano de Ponta Grossa deveria ser o bispo ordenante, porém, não pôde por motivo de doença. Então ele autorizou Dom Cláudio Nori Stum, capuchinho de nossa Província e bispo diocesano de Patos de Minas (que batizou Fr. Luiz Felipe) a proceder a Ordenação.

Presentes também o Ministro Provincial Fr. Pedro Cesário Palma e todo seu Conselho, o vigário geral da diocese de Ponta Grossa, padre Jaime Rossa (representando o bispo Dom Sérgio A. Braschi) e diversos freis vindos de fraternidades: Ponta Grossa, Curitiba, Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Céu Azul, Londrina, Siqueira Campos, Botiatuba, Florianópolis, Joinville. Eram sacerdotes, freis religiosos, pós-noviços, noviços, aspirantes. Muitos fiéis na igreja, tanto paroquianos, vindos de diversas paróquias. Presença também de muitas religiosas, formandas e seminaristas diocesanos.

Pela fase que estamos vivendo de pandemia Covid 19, todos estavam de máscara e sempre o álcool em gel por perto.

O lema escolhido foi “Tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo”. (Fl 2,5)

Fr. Bruno Lira fez os comentários da celebração.

Fr. José A. Tosta, novo pároco, fez a acolhida oficial de todos que vieram participar.

Cerimônias muito bem preparadas por José Ferreira da Silva e Kleber Moresco, com coroinhas, cantores e uma feliz novidade: Polyana, uma menina de apenas sete anos, super afinada, cantou o salmo responsorial e todas as estrofes, de cor: realmente encantou a todos, que fez lembrar o tempo dos Canarinhos do Bom Jesus, na Ordenação sacerdotal de Dom Claudio, em janeiro de 1980...

Quanto ao ministério dos cantos, os jovens integrantes foram muito felizes na escolha dos cânticos, todos muito apropriados para os momentos da celebração.

O rito da ordenação iniciou com a leitura da biografia do Fr. Felipe. Em seguida o Ministro Provincial pede ao bispo para que ordene para a função de presbítero o Fr. Felipe.

O bispo celebrante, D. Cláudio, sempre muito amável, delicado e com voz pausada, fez a homilia, falando da importância de sacerdotes para serem testemunhas e ajudar o rebanho que tanto precisa de bons pastores. Recordou que ele mesmo batizou o Fr. Luiz Felipe, dando-lhe a graça de filho de Deus e agora o ordenava para continuar sua Missão de batizado, como sacerdote.

Após o propósito do eleito, promessa de obediência, canto da ladainha, imposição das mãos, D. Cláudio faz a oração consecratória cantando pausadamente e com muita calma.

Os padrinhos trazem as vestes sacerdotais e com a ajuda do seu paraninfo, Fr. Idacir H. Silveira, Fr. Felipe foi revestido, mãos ungidas e amarradas. Após sua mãe, D. Eva, desamarrar, o frei ergue as duas mãos mostrando a todos que estão na igreja suas mãos ungidas: calorosa salva de palmas.... primeira bênção aos pais: Luiz e Eva. Recebe também o pão e o vinho indicando o múnus de presidir a Eucaristia.

O abraço da paz pelo bispo, provincial e representante do bispo de Ponta Grossa, o rito de ordenação conclui-se. Em vista de não aglomeração, todos os demais abraçam Fr. Felipe no final da missa, lá na porta de entrada da igreja.

A Missa seguiu normalmente. Destaque feliz o canto de comunhão lembrava o lema do frei: “tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo”.

Após a oração da pós-comunhão houve os agradecimentos finais. Fr. Alessandro M. Farinasso agradeceu aos freis e às pessoas que o acompanharam em todo o processo formativo do Fr. Felipe e em nome do SAV agradeceu também aos que motivam e rezam pelas vocações franciscanas capuchinhas.

Em seguida o Ministro Provincial faz os agradecimentos formais e por fim o neo-presbítero fez um bonito e detalhado agradecimento, tentando englobar as pessoas que lhe ajudaram neste seu caminhar.

As saudações ao Fr. Felipe foram na porta de saída da igreja, sem aglomeração e onde o ambiente é mais aberto.

Houve também uma confraternização no salão paroquial.

Autor:
No items found.
Comente