Páscoa eterna de Frei Silvimar Diniz

Páscoa eterna de Frei Silvimar Diniz

A fraternidade Nossa Senhora Auxiliadora anuncia que Frei Silvimar Diniz (76 anos) realizou a sua Páscoa eterna no domingo (20), às 11h30, em Belém do Pará. Após o velório na Capela mortuária dos Capuchinhos, seguiu-se a Santa Missa exequial presidida pelo Vigário Provincial Frei Luís Rota. O sepultamento ocorreu na manhã do dia 22 de março, no município de Cururupu, cidade natal de frei Silvimar, a pedido dos familiares.

Frei Silvimar Abdon Diniz nasceu em Cururupu, município da baixada maranhense, no ano de 1945. Após diversas experiências durante a juventude até atingir a sua maturidade, tornou-se uma liderança presente nos movimentos chamados “Núcleos da fé”, especialmente na Passagem Marcílio Dias, então área pastoral da Paróquia São Francisco de Assis em Belém do Pará. Enquanto participava dos diversos movimentos paroquiais, sentia no coração o ardente desejo de seguir a Cristo nos passos de São Francisco de Assis. No ano de 2001 confirmou o chamado do Senhor, “alistando-se” na Ordem Franciscana Secular. Percorreu as diversas etapas formativas entre os irmãos terciários, aprofundando-se na “Regra e Vida” até o ano de 2004, quando emitiu a Profissão definitiva na Ordem Franciscana Secular, como membro da Fraternidade São Francisco de Assis em Belém.

Da Ordem Franciscana Secular passou para a primeira Ordem, como vocação adulta. No ano de 2005 ingressou na família religiosa dos Capuchinhos. Após ter vivido o postulado em dois semestres divididos entre os Conventos do Coroadinho (São Luís-MA) e Marabá-PA, frei Silvimar vestiu o sacro hábito em janeiro de 2006 em Macapá-AP, iniciando assim o ano de noviciado. Concluído o ano da prova, professou os votos de Pobreza, Obediência e Castidade, e foi enviado ao Convento do Carmo em São Luís, como responsável da Casa do Pão de Santo Antônio. Também iniciou os estudos de Teologia no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA). Em 2009 foi transferido para Belém do Pará, a fim de continuar os estudos teológicos no então Instituto Regional de Formação Presbiteral. Enquanto aprofundava os estudos da Sagrada Teologia, pediu aos superiores para servir o Povo de Deus como Sacerdote. Professou os votos perpétuos diante da Comunidade religiosa dos seus irmãos Capuchinhos e seculares no dia 25 de maio de 2011, na mesma igreja onde foi conquistado pelo Pobrezinho de Assis. Aos 28 de abril de 2012, recebeu o Diaconato do então bispo auxiliar de Belém Dom Teodoro Mendes. Na conclusão dos seus estudos teológicos, recebeu o Sacramento da Ordem no grau de presbítero no dia 12 de janeiro de 2013, pela imposição das mãos e a oração consecratória de Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém.

Após a ordenação presbiteral, foi enviado à Paróquia de Trizidela do Vale-MA, permanecendo por dois anos. Do Médio-Mearim, foi enviado ao Sul do Pará, para integrar a fraternidade Santa Maria dos Anjos em Marabá. Após alguns problemas de saúde, foi transferido para São Luís do Maranhão, no Convento do Carmo. No ano de 2016, o vemos em Macapá-AP, na Casa do Santo Noviciado. Em 2020 foi encaminhado novamente ao Carmo, permanecendo por um ano, até ser enviado a Belém, sua última morada. Na última etapa da vida, já de idade avançada e com vários achaques, sentiu no corpo a debilidade das várias enfermidades que o acompanhavam; foi muito provado pelo sofrimento, mas procurou resignar-se no seu calvário cotidiano. Também nesta provação permaneceu testemunha fiel da confiança na bondade e na misericórdia de Deus, se preparando para o grande encontro com o Autor da Vida no dia 20 de março de 2022.

Frei Silvimar, juntamente com os teus irmãos Seculares e Capuchinhos que hoje choram a tua partida, tu louvas a Deus pela irmã Morte, “da qual nenhum homem pode escapar”. Agradecemos a Deus pela tua vida terrena entre nós, enquanto rogamos ao Deus eterno e todo-poderoso – para quem tudo vive – que te receba na Glória, levado nos braços de Santa Maria, a Rainha dos Anjos e da Ordem Seráfica, acompanhado do Nosso Pai Seráfico Francisco de Assis, com Santa Clara e todos os nossos irmãos menores que nos precederam na Vida Eterna. Continuarás assim na nossa memória e na Oração. Amém.

“Louvai e bendizei a meu Senhor,

E dai-lhe graças,

E servi-o com grande humildade!...”

Autor:
No items found.
Comente