Pós-noviços Capuchinhos realizam encontro de verão

Pós-noviços Capuchinhos realizam encontro de verão

Entre os dias 06 a 08 de janeiro na Casa de Encontros frei Aldo Fardo em Rosa do Mar, aconteceu o encontro de pós-noviços.  Participaram do encontro os freis que fazem parte da etapa formativa chamada de pós-noviciado, que começa com a profissão temporária e conclui com a profissão perpétua, é a terceira etapa da iniciação. Nesse período, os frades caminham para uma maior maturidade e se preparam para a escolha definitiva da vida evangélica em nossa Ordem. Além da formação, a proposta do encontro é possibilitar o reencontro e a integração entre os frades. Os freis residem atualmente nas casas de Filosofia de Santa Maria e Pelotas e nas casas de Teologia de Canoas a Porto Alegre.

 O coordenador do pós-noviciado frei Pedro Miri fez a abertura do encontro acolhendo a todos e passou a palavra ao Ministro Provincial dos Franciscanos Capuchinhos do RS frei Nilmar Carlos Gatto, que fez a reflexão sobre o lema de nossa Província (identidade, pertença e missão) e a importância do chamamento de Deus sobre e da missão de cada um. Também estavam presentes frei Evaldo Valdir de Freitas, Vigário Provincial e frei Daison Fermino de Sá que acompanham o grupo de pós-noviciado. 

No segundo dia do encontro, os frades iniciaram com um tempo de Oração Mental e a oração das Laudes. Logo após frei Bruno Agostineto, animador vocacional da Província, trabalhou durante a manhã sobre o 3º ano vocacional que neste ano traz como tema “Vocação: graça e missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” explanando os eixos de vocação; graça e vocação e missão, como primeiro ponto para reavivar a chama vocacional. Falou ainda do objetivo geral que é promover a cultura vocacional nas comunidades, famílias e sociedade e abordou ainda os objetivos específicos. Destacou a importância de escutar os jovens das comunidades. Trouxe ainda as pistas de ações e novos rumos para o caminho, tendo presente a construção da cultura vocacional. Ao final da manhã foi realizado trabalho em grupo para apontar ideias e sugestões para serem trabalhadas no decorrer do ano vocacional.

No último dia do encontro aconteceu a partilha das casas formativas, onde os frades explanaram as atividades, como tem sido a caminhada vocacional e a missão que cada um desempenha, sendo um momento muito profundo de troca de experiências. Nesta manhã também foi escolhida a nova coordenação do pós-noviciado constituída pelo frei Matheus Fernandes da Silva (Coordenador); frei Cristian Martins Almeida (Secretário); frei Mateus Dal Pizzol (representante no JUNINTER) e frei João Gabriel Renon (representante no JUNIFRAN). O encontro foi concluído com a missa presidida pelo Provincial frei Nilmar Carlos Gatto.

O frei Edimar Azevedo, que participa pela primeira vez do encontro disse que: “Foi um encontro muito proveitoso, tivemos momentos de formação, integração entre os pós-noviços. Foi muito importante falarmos sobre o 3º ano vocacional, um assunto atual e muito importante para a nossa Igreja, onde podemos presenciar as realidades vocacionais que estão acontecendo e as propostas para este ano. O encontro também teve como proposta o reencontro e integração e foi muito bom. Pra mim foi um encontro muito tranquilo, muito proveitoso, porque estar com os irmãos é de suma importância, conhecer outras realidades compartilhando alegrias e desafios, foi um momento muito marcante e bonito”, concluiu o frei.

 

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente