Pós-noviços realizam formação sobre Justiça, Paz e Integridade da Criação.

Pós-noviços realizam formação sobre Justiça, Paz e Integridade da Criação.

No dia 18 de novembro, os freis que estão na etapa formativa do Pós-Noviciado, tiveram mais um momento de formação on-line. O objetivo do encontro visa abordar alguma temática relacionada à formação. Desta vez o tema trabalhado foi sobre JPIC- Justiça, Paz e Integridade da Criação, elemento fundamental do carisma Franciscano-Capuchinho.

A formação foi conduzida pelo frei Marcelo Toyansk Guimarães, OFMCap, dos Franciscanos Capuchinhos de São Paulo que além de Animador Nacional de JPIC dos Capuchinhos do Brasil é Assessor da Comissão Justiça e Paz da CNBB Sul 1 (SP) e da Coordenação executiva da Pastoral da Moradia e Favela nacional.

Em sua fala, frei Marcelo destacou a importância da JPIC para os Capuchinhos, seus principais aspectos, os níveis de atuação e também algumas ações que são realizadas nos quatro níveis de atuação. Portanto, JPIC é estilo de vida e missão. É poder colaborar com um mundo melhor e diferente e fazer de cada experiência um senso de admiração, contando com a presença de Deus. Houve momentos de partilhas dos freis, dúvidas e um momento de diálogo fraterno.

A justiça, paz e integridade da criação são em primeiro lugar valores bíblicos e em segundo lugar uma instituição eclesial, criada para promover na igreja e em cada um dos cristãos e em todos os organismos eclesiais a vivência e o compromisso em favor desses valores. JPIC, para os capuchinhos, é um estilo de vida e missão. É parte do nosso DNA como franciscanos.


Para frei Mateus Dalpizzol que reside junto a Fraternidade Santa Maria, em Santa Maria: “A formação foi de bastante proveito para mim, senti que contemplou pilares do nosso carisma capuchinho, como justiça, paz, a dignidade humana e da criação como um todo, me senti bastante conscientizado. A gente viu que a  JPIC vai para além de separar o lixo, ou aquilo que deve ser comum, como economizar água, luz, mas sim é  muito mais. É prezar pela dignidade humana, é prezar pela dignidade da criação, é prezar pela vida, então me senti bastante conscientizado, bastante tocado, sendo uma tarde de muito proveito para nossa formação”.

Já frei Edimar Azevedo, da Fraternidade São José de Pelotas, afirmou que: “ O momento de formação foi grandioso por se tratar de um assunto essencial para o nosso carisma que é a JPIC. O que destaco é que tivemos uma boa assessoria, onde frei Marcelo pode instigar e instruir o que nós devemos valorizar, levar em conta e quais são os desafios hoje na sociedade. Conseguiu ainda atualizar a JPIC para a nossa realidade que estamos vivendo e estamos inseridos. Gostei muito da formação e agora como desafio é continuar aprendendo  e trabalhar a JPIC como um dos pilares do nosso carisma”.

 

O Pós-noviciado, que começa com a profissão temporária e conclui com a profissão perpétua, é a terceira etapa da iniciação. Nesse período, os frades caminham para uma maior maturidade e se preparam para a escolha definitiva da vida evangélica em nossa Ordem.

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente