Pós-noviços se reúnem em Flores da Cunha

Pós-noviços se reúnem em Flores da Cunha

Entre os dias 8 e 11 de junho, junto à Fraternidade Sagrado Coração de Jesus de Flores da Cunha, aconteceu o tradicional Encontro de Inverno do Pós-noviciado dos Franciscanos Capuchinhos do RS.  O encontro que é realizado nos dias que antecede a Romaria Vocacional Frei Salvador e tem por objetivo proporcionar momentos de reencontro dos freis e também trabalhar uma temática da vida capuchinha, reuniu os Formandos Capuchinhos que estão na etapa do Pós-noviciado, e que residem em Canoas, Pelotas e Santa Maria e que estudam filosofia e teologia.

Na abertura, quinta-feira à tarde, esteve presente o Ministro Provincial dos Capuchinhos do RS, frei Nilmar Carlos Gatto e também frei Daison Fermino de Sá que é coordenador do Secretariado de Formação, ambos em suas mensagens, enalteceram a importância da realização destes encontros para a caminhada formativa e o reencontro com os bonitos momentos fraternos.

O Encontro que foi assessorado pelo frei Doraci Tartari, trabalhou neste ano a temática dos 800 anos da Regra Bulada, que recebe o nome porque foi aprovada pela bula “Solet annuere” de Honório III (1223). É a Forma de Vida que vale deste 1223 para todos os Frades Menores e, por isso, é amplamente conhecida por todos os franciscanos.

Além dos momentos formativos, os participantes tiveram momentos de missa, oração mental, integração e convivência, possibilitando momentos fraternos. Outros momentos ainda como organização da caminhada do pós-noviciado bem como planejamento de missões que serão realizadas ao longo do ano foram amplamente trabalhadas.

No sábado à tarde, os pós-noviços visitaram os freis que estão junto à Casa de saúde São Frei Pio, em Caxias do Sul, em um belíssimo momento de convivência entre as gerações do passado-presente e do presente-futuro da província. Nesse encontro os freis puderam dialogar e contar ouvir também os freis que lá estão e que possuem um belo testemunho. Na sequência visitaram o MUSCAP - Museu dos Capuchinhos do RS, sendo orientados pelo frei Celso Bordignon que mostrou um pouco da história dos Capuchinhos, bem como o funcionamento e as atividades que o MUSCAP realiza. O dia foi concluído com jantar na Fraternidade da Casa Provincial, junto ao Ministro Provincial frei Nilmar Carlos Gatto e os demais freis da fraternidade. Já no domingo, os pós-noviços auxiliaram na animação e integração da Romaria Vocacional Frei Salvador, concluindo assim mais um encontro.

Frei Matheus Fernandes da Silva, coordenador do Pós-noviciado destaca que: “ Foi um momento bonito de reencontro, partilha e um tempo de sonharmos juntos a continuidade da nossa caminhada. Falar da Regra Bulada é recordar o projeto de Jesus e de Francisco, por isso nos provoca a recordar a nossa caminhada e nos abastecermos daquilo que é o nosso carisma para seguirmos na missão. Estar com os irmãos é um presente, porque podemos cultivar aquilo que Francisco nos ensinou que é a fraternidade. Foi um encontro de aprendizado, convivência e esperança”.

Para  o frei Djolesky Georges “A convivência fraterna é o que dá sentido à nossa vida franciscana, não tem nada melhor que estar junto com os irmãos. Durante este tempo em Flores da Cunha, eu tive a oportunidade de vivenciar a alegria franciscana junto com os meus confrades.  Na perspectiva de fortalecer melhor a nossa vocação, e de permanecer no ideal do nosso carisma. A Regra Bulada foi o objeto de nossos estudos.  Analisando eu percebo que conhecer a regra é uma maneira de estar em comunhão com o espírito de nosso Seráfico Pai, e de se preparar melhor para acolher os desafios de nosso tempo, mais que conhecermos a nossa Regra, melhor será a nossa missão, pois a regra é a maneira de ser do franciscano no mundo”.

 

 

 

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente