

Postulado I inicia em Tangará da Serra
No dia 06 de março na casa de formação Santa Teresinha em Tangará da Serra/MT, iniciou-se a etapa formativa do Postulado I. A missa de ingresso dos postulantes foi presidida pelo frei Luciano de Souza Santos, que atualmente é o Vigário da Custódia Provincial Brasil Oeste. Concelebraram ainda frei Romeu Lucion que é mestre da etapa do Postulado, o vice mestre frei João de Souza dos Anjos e também frei Bruno Agostineto, que é Animador Vocacional da Província dos Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul e demais frades de Tangará da Serra/MT.
Os Postulantes deste ano são:
Da Custódia Brasil Oeste (MT/RO): Adilson Aparecido Soares Júnior; Douglas Santana Passos; Vinicius Barbosa de Figueiredo e Willian Felipe Fortunato Pereira.
Da Província Sagrado Coração de Jesus (RS): Bruno Psidonik, Eduardo Luza e João Antônio Schneider.
Conforme as Constituições Capuchinhas o Postulado é o primeiro período da iniciação no qual se faz a escolha de nossa vida. Nesse período, o postulante conhece a nossa vida e faz um ulterior e mais cuidadoso discernimento de sua vocação. A fraternidade, por sua vez, conhece melhor o postulante, e ajuda no aprofundamento da vida de fé. Esse tempo de formação contempla a catequese da fé, a introdução da vida litúrgica, a experiência da oração, do estudo do franciscanismo, na vida fraterna e numa primeira experiência de atividade apostólica.
Frei Bruno Agostineto disse: “Neste ano vocacional temos a alegria de acolhermos o ingresso de 7 jovens a vida religiosa capuchinha na etapa formativa do postulado, sendo este um tempo de graça, onde Deus continua chamando os jovens a uma vocação e chama de diversos lugares, que deixam a sua terra para responder a uma vocação. Deus ama seu povo e para eles quer pessoas dispostas e disponíveis para a edificação de seu Reino. O dia de hoje é de gratidão pelo sim e a disponibilidade dos vocacionados de fazer um caminho de discernimento para a decisão vocacional. Ver o brilho no olhar dos jovens faz-nos acreditar que a vida religiosa continua sendo sinal no mundo e um caminho de santificação. Que o tempo do postulado seja tempo de graça e de amadurecimento pessoal e comunitário. Com o coração ardendo se colocam no seguimento de Jesus Cristo. A eles dizemos, não tenhais medo, coragem o senhor está com vocês”.
Sobre a abertura do ano de postulado, frei Romeu Lucion afirmou que: “ Foi um momento celebrativo muito significativo. A expectativa é positiva, a gente sempre tem uma confiança muito grande nos jovens e com certeza iremos realizar juntos um bom trabalho como realizamos com outros grupos que passaram por aqui. A celebração foi muito bonita e contou com a presença do Serviço de Animação Vocacional local, sempre acolhendo os jovens que chegam, Foi um momento especial e esperamos que no decorrer do ano possamos viver esse lindo caminho , vivendo em fraternidade, porque o mais importante é sermos fraternos e depois as demais coisas acontecem para que possamos ser presença amiga e fraterna as pessoas que o Senhor nos confiou”.
Sobre a expectativa da etapa formativa, o postulante Bruno Psidonik falou: “Espero que o ano do postulado seja cheio de novas experiências. Momento para aprofundarmos nossa aspiração na vida Franciscana Religiosa Capuchinha. Vivendo em Fraternidade, buscando crescer nas virtudes humanas e também espirituais, como também intelectual e comunitária. Além do mais, é uma grande alegria vivenciar uma nova cultura, comidas típicas, e até o clima caloroso do MT. Desejo que tenhamos um excelente ano formativo, Paz e Bem.
Os postulantes permanecem no postulado I por um ano e depois ingressam no postulado II, esta etapa formativa é que antecede o ingresso ao Ano Canônico do Noviciado. Desde já permanecemos em oração com os jovens postulantes.