

Postulantes concluem etapa formativa em Caxias do Sul
No dia 25 de outubro, na Casa de Formação Santa Fé, em Caxias do Sul, aconteceu a conclusão do ano do postulado. Na presença do Ministro Provincial frei Álvaro Mores, da fraternidade local composta pelos freis Vandrigo Zacchi e Geraldo Paludo, e também com a presença dos Irmãos Murialdinos, aconteceu a missa de encerramento do Postulado II, onde os postulantes Julierson Costa e Vinícius dos Reis Freitas concluíram a etapa formativa que iniciaram em 2022.
Conforme a Ratio Formationis, documento que orienta a formação dos Capuchinhos: “O postulado é o primeiro período da iniciação no qual se faz a escolha de nossa vida. Nesse período, o postulante conhece nossa vida e faz um ulterior e mais cuidadoso discernimento de sua vocação”.
Ao longo deste período, os postulantes desenvolveram diversas atividades e realizaram diversas experiências formativas e missionárias de acordo com o itinerário formativo dos Franciscanos Capuchinhos.
Na semana que antecedeu o encerramento, os postulantes participaram do retiro em preparação para a conclusão da etapa formativa com a Irmã Liliane Alves Pereira, das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã em Caxias do Sul.
Frei Vandrigo Zacchi, OFMCap, Mestre do Postulado disse que: “ A formação do postulado tem a característica de inserir na fraternidade e o objetivo é que o postulante, aquele que postula, que está em busca, faça a experiência mais profunda de fraternidade, ele vai sendo apresentado a fraternidade e a fraternidade apresentada ao formando em alguns exercícios, apresentações, inserções. Então como formador é ter presente a continuidade do processo formativo, foi iniciado o postulado I com frei Sérgio Dalmoro e na continuidade comigo. Estes meses são de muito valor porque é um tempo profundo de discernimento vocacional, a gente vai colaborando no discernimento, naquilo que Deus nos chama para viver e na busca da nossa santidade e na realização da nossa vida enquanto consagrados, nós buscamos isso, nós desejamos ardentemente sermos santos do modo de São Francisco de Assis e o sentido da nossa consagração passa por aqui. Os votos dos conselhos evangélicos nos auxiliam exatamente nisso e esse é o que a gente apresenta ao formando. Acredito que vivemos bem esse período de postulado, vivemos na intensidade que o postulado requer e fizemos uma boa experiência de discernimento enquanto formação. E é sempre gratificante saber que o postulante inicia a etapa e conclui a etapa e segue no caminho. Eu sempre comparo aquela pessoa que ensina uma pessoa a andar de bicicleta, esse é um pouco o papel do formador: é ensinar a andar de bicicleta, dentro da vida religiosa, ele acompanha mais de perto, mas próximo no início até que depois lança a criança com a bicicleta sem mais o auxílio. E acho que é isso, os formandos foram encaminhados a próxima etapa que é o Noviciado e lá novamente terão o acompanhamento e serão encaminhados a outra etapa. Concluo dizendo que os postulantes fizeram a caminhada de espiritualidade e missão da vida fraterna do nosso carisma”.
O postulante Julierson afirmou que: “Para mim o Postulado foi uma experiência muito importante nessa fase de discernimento vocacional. Antes do ingresso na etapa formativa e da convivência fraterna eu tinha uma ideia bem diferente. Aprendi a importância do que é viver em fraternidade e o sentido de minoridade. Foram experiências que ajudaram a amadurecer as ideias em diferentes aspectos como a oportunidade de ajudar em obras sociais e movimentos de jovens dentro da Igreja. Umas das experiências que me entusiasmou ainda mais o desejo de servir e ajudar os irmãos foram as missões, onde encontrei realmente pessoas humildes, de graça e fé, em que seus testemunhos me ajudaram ainda mais na certeza de perseverar na vida religiosa capuchinha.
E o postulante Vinícius disse que: “Terminar o postulado é um sentimento de gratidão e esperança. Gratidão primeiramente a Deus por ter me proporcionado essa experiência fantástica em minha vida, gratidão aos meus formadores por ter me direcionado tão bem durante esse período, agradeço a todos as pessoas que passaram em minha vida durante esse percurso e me direcionaram para o caminho correto. Esperança porque sei que essa obra não é minha, é uma obra de Deus. Eu finalizo meu postulado dizendo "Coração ardendo, pés a caminho". Sentir o amor de Deus dentro de mim, e estar no caminho da construção do seu reino”.
Agora os postulantes Julierson e Vinícius farão uma integração com outros postulantes até o ingresso no Ano Canônico do Noviciado, que será em colaboração entre os Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, Brasil Central, Paraná e Santa Catarina e Custódia do Brasil Oeste MT/RO, etapa formativa esta que será realizada em Joinville/SC iniciando em 06/01/2024 com duração de um ano.