Postulantes concluem etapa formativa em Caxias do Sul

Postulantes concluem etapa formativa em Caxias do Sul

No dia 25 de outubro, na Casa de Formação Santa Fé, em Caxias do Sul, aconteceu a conclusão do ano do postulado. Na presença do Ministro Provincial frei Álvaro Mores, da fraternidade local composta pelos freis Vandrigo Zacchi e Geraldo Paludo, e também com a presença dos Irmãos Murialdinos, aconteceu a missa de encerramento do Postulado II, onde os postulantes Julierson Costa e Vinícius dos Reis Freitas concluíram a etapa formativa que iniciaram em 2022.

Conforme a Ratio Formationis, documento que orienta a formação dos Capuchinhos: “O postulado é o primeiro período da iniciação no qual se faz a escolha de nossa vida. Nesse período, o postulante conhece nossa vida e faz um ulterior e mais cuidadoso discernimento de sua vocação”.

Ao longo deste período, os postulantes desenvolveram diversas atividades e realizaram diversas experiências formativas e missionárias de acordo com o itinerário formativo dos Franciscanos Capuchinhos.

Na semana que antecedeu o encerramento, os postulantes participaram do retiro em preparação para a conclusão da etapa formativa com a Irmã Liliane Alves Pereira, das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã em Caxias do Sul.

Frei Vandrigo Zacchi, OFMCap, Mestre do Postulado disse que: “ A formação do postulado tem a característica de inserir na fraternidade e o objetivo é que o postulante, aquele que postula, que está em busca, faça a experiência mais profunda de fraternidade, ele vai sendo apresentado a fraternidade e a fraternidade apresentada ao formando em alguns exercícios, apresentações, inserções. Então como formador é ter presente a continuidade do processo formativo, foi iniciado o postulado I com frei Sérgio Dalmoro e na continuidade comigo. Estes meses são de muito valor porque é um tempo profundo de discernimento vocacional, a gente vai colaborando no discernimento, naquilo que Deus nos chama para viver e na busca da nossa santidade e na realização da nossa vida enquanto consagrados, nós buscamos isso, nós desejamos ardentemente sermos santos do modo de São Francisco de Assis e o sentido da nossa consagração passa por aqui. Os votos dos conselhos evangélicos nos auxiliam exatamente nisso e esse é o que a gente apresenta ao formando. Acredito que vivemos bem esse período de postulado, vivemos na intensidade que o postulado requer e fizemos uma boa experiência de discernimento enquanto formação. E é sempre gratificante saber que o postulante inicia a etapa e conclui a etapa e segue no caminho. Eu sempre comparo aquela pessoa que ensina uma pessoa a andar de bicicleta, esse é um pouco o papel do formador: é ensinar a andar de bicicleta, dentro da vida religiosa, ele acompanha mais de perto, mas próximo no início até que depois lança a criança com a bicicleta sem mais o auxílio. E acho que é isso, os formandos foram encaminhados a próxima etapa que é o Noviciado e lá novamente terão o acompanhamento e serão encaminhados a outra etapa. Concluo dizendo que os postulantes fizeram a caminhada de espiritualidade e missão da vida fraterna do nosso carisma”.

  O postulante Julierson afirmou que: “Para mim o Postulado foi uma experiência muito importante nessa fase de discernimento vocacional.  Antes do ingresso na etapa formativa e da convivência fraterna eu tinha uma ideia bem diferente. Aprendi a importância do que é viver em fraternidade e o sentido de minoridade. Foram experiências que ajudaram a amadurecer as ideias em diferentes aspectos como a oportunidade de ajudar em obras sociais e movimentos de jovens dentro da Igreja.  Umas das experiências que me entusiasmou ainda mais o desejo de servir e ajudar os irmãos foram as missões, onde encontrei realmente pessoas humildes, de graça e fé, em que seus testemunhos me ajudaram ainda mais na certeza de perseverar na vida religiosa capuchinha.

E o postulante Vinícius disse que: “Terminar o postulado é um sentimento de gratidão e esperança. Gratidão primeiramente a Deus por ter me proporcionado essa experiência fantástica em minha vida, gratidão aos meus formadores por ter me direcionado tão bem durante esse período, agradeço a todos as pessoas que passaram em minha vida durante esse percurso e me direcionaram para o caminho correto. Esperança porque sei que essa obra não é minha, é uma obra de Deus. Eu finalizo meu postulado dizendo "Coração ardendo, pés a caminho". Sentir o amor de Deus dentro de mim, e estar no caminho da construção do seu reino”.

Agora os postulantes Julierson e Vinícius farão uma integração com outros postulantes até o ingresso no Ano Canônico do Noviciado, que será em colaboração entre os Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, Brasil Central, Paraná e Santa Catarina e Custódia do Brasil Oeste MT/RO, etapa formativa esta que será realizada em Joinville/SC iniciando em 06/01/2024 com duração de um ano.

 

 

 

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente