Preito de Gratidão ao frei Jociel João Gomes

Preito de Gratidão ao frei Jociel João Gomes

A Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil – PRONEB – externa ao Frei Jociel Gomes a mais profunda gratidão por todo trabalho prestado durante todo esse tempo. O nosso confrade passará a residir em Roma-Itália, onde fará o curso de ALTA FORMAÇÃO EM CAUSAS DOS SANTOS, na Pontifícia Universidade Lateranense. Desejamos uma abençoada viagem e que possa dispor de todas as graças necessárias durante todo o período de estudos.

Frei Jociel ingressou no Postulado em 1999; fez o Santo Noviciado entre os anos de 2002 e 2003, emitindo a Profissão Religiosa aos 12 de janeiro de 2003.

Já no início de sua caminhada se dedicou aos trabalhos provinciais, buscando desenvolvê-los com todo esmero e atenção. Sua aptidão pelas atividades burocráticas o levou a assumir atividades que são imprescindíveis para o andamento dos mais diversos setores e organismos institucionais. Seu trabalho na Secretaria Provincial, o qual perpassou por diferentes provincialatos, exemplifica sua capacidade e doação.

Para além dessas atividades, frei Jociel fez rica contribuição enquanto Conselheiro Provincial, coordenando também a Secretaria da Formação Inicial. Durante esse tempo se fez próximo e acompanhou nossos jovens formandos em suas diferentes etapas formativas, ocupando-se de diversos desafios que surgiam. Ainda no mesmo campo destacamos seu exercício de Formador do Pós-Noviciado, em Recife e Caruaru.

Nos últimos anos, o confrade assumiu a direção da FREIDAMIAORG, tendo a grande missão de levar adiante as atividades e os projetos do Memorial frei Damião do Agreste, bem como não deixar esmorecer a devoção e o amor dos romeiros ao Venerável do Nordeste. Trabalho árduo e com muitos desafios, mas não poupou esforços na missão que lhe foi atribuída.

Não podemos deixar de enfatizar seu amor e sua desenvoltura nas Causas de Beatificação e Canonização do nosso amado Frei Damião de Bozzano. Muitos foram os passos para que seu processo pudesse ser concluído em sua fase diocesana e encaminhado para a Santa Sé. Hoje o temos como Venerável e, sem dúvidas, o trabalho de frei Jociel tornou possível os últimos passos. A capacidade com a qual foi desenvolvida tal atividade possibilitou que frei Jociel assumisse tantos outros processos de homens e mulheres que morreram com fama de santidade: Dom Vital, Dom Hélder Câmara, Dom Expedito Lopes, Irmã Adélia...

Sua ida à Cidade eterna se dá em prol da abertura que sempre teve para o serviço à Igreja, em nossa Ordem Capuchinha. Buscando cumprir a vontade de Deus em sua vida, hoje frei Jociel alça voo para melhor servir naquilo que já tem exercido com tanto amor.

Desejamos-lhe que a formação a ser iniciada possa fortalecer seu zelo pelo carisma franciscano-capuchinho, e que a Virgem Santa, Senhora da Penha, o proteja e guie com seu coração materno. Muito obrigado por tudo e faça uma feliz viagem!

Atenciosamente,

Frei Franklin Alves de Edimar Teixeira Diniz, OFMCap

MinistroProvincial

Autor:
Assessoria de Comunicação dos Capuchinhos do Nordeste | PE - AL - PB - RN
No items found.
Comente