Profissão Perpétua de Frei Wood Lubin

Profissão Perpétua de Frei Wood Lubin

A Província dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul e a Delegação Provincial do Haiti, juntamente com as famílias Lubin e Bernard, têm a alegria de convidar para a celebração eucarística de Profissão Perpétua em que Frei Wood Lubin será admitido definitivamente na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos pelo Ministro Provincial Frei Nilmar Carlos Gatto. Os votos perpétuos é o momento em que o frade promete viver em obediência, sem nada de próprio e em castidade por toda a vida, conforme as Constituições da Ordem.

Frei Wood LUBIN, nasceu no dia 30/06/93 em Jorgue, Haiti, é filho de Marie Estha Bernard (professora) e Jean Aurèle Lubin(contador), tendo uma irmã. Sobre a infância e a família lembra que seu pai era coordenador de comunidade e que todo domingo ia à igreja junto com os pais, considerando isso como algo sagrado, e sua família uma benção por ter sido educado por valores da Igreja, pois nela,aprendeu a inculcar os valores da vida, desde a sua infância, e que continuam servindo até hoje no seu processo vocacional.

Destaca ainda que seu trabalho na comunidade começou bem cedo e que tomou a iniciativa de ajudar, se engajando nas atividades da paróquia coordenando um grupo decanto e o grupo de coroinhas. E foi se dedicando nessas atividades e motivado pelo seu pároco e formandos, que sentiu-se chamado por Deus a vida religiosa. Com isso, buscou a orientação vocacional para o processo de discernimento, e a partir daquele momento foi sendo acompanhado pelos freis Capuchinhos, o qual destaca a acolhida dos frades.  

O frei conta ainda que de 2010 a 2013, participou dos encontros vocacionais no Haiti para discernir a vocação, e depois de diversos encontros, ingressou no postulantado I em Béraud, sendo um momento de grande alegria. No mês de junho de 2015, veio ao Brasil para o Postulado II em Cuiabá/MT, onde realizou uma experiência de convívio e aprendizado durante três meses e meio. Depois foi para Marau para fazer o Ano Canônico do Noviciado, e em 04-10-2016, professou os votos temporários. Em seguida, foi para a etapa do pós-novicado em Santa Maria/RS para realizar a experiência pastoral e o estudo de Filosofia. Concluído o curso de filosofia, foi morar em Canoas/RS, onde reside atualmente junto a fraternidade São José Operário, sendo estudante do primeiro ano de Teologia na ESTEF (Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Fraciscana), auxiliando também nos trabalhos pastorais.

Sobre os votos perpétuos e o lema escolhido Frei Wood diz: “Após completar os quatro anos de votos temporários, depois um tempo de formação, de discernimento, de oração e de experiência pastoral, quero confirmar definitivamente minha vontade de ser frei capuchinho, o que me levou a pedir os meus votos perpétuos. Revisando todo o meu percurso vocacional, eu me lembro do dia em que eu ia ser integrado no postulantado I, no final da homilia do Frei Jorge Jiménez Portes,capuchinho, ele dizia uma palavra que serve como guia na minha trajetória vocacional. Ele disse: “Que o SIM de Maria possa vos servir como exemplo de vosso SIM a Deus”. Essa palavra, para a minha vocação, é profunda, o que vai orientar espiritualmente meu processo vocacional. Por isso, tendo em vista tudo isso e em consideração à escolha da vida franciscana que fiz, que se fundamenta sobre valores da simplicidade, humildade, minoridade, escolhi um lema que eu senti que pode corresponder aos valores que eu vou assumir como projeto de vida e que se encontra no Ângelus: Eis a serva do Senhor, faça-se em mim,segundo a Vossa palavra (Lc 1,38). Eis o meu motivo de escolher o lema,pois traduz a expressão do meu ato de fé e minha entrega a Deus.

A celebração acontece no dia 19 de dezembro de 2021 ás 08h30min na Paróquia São Pio X, no Bairro Mathias Velho em Canoas/RS. Alegramos-nos com a Profissão de Frei Wood Lubin e pedimos à comunidade que permaneça em oração com este momento e também rezando pelas vocações.

Autor:
Assessoria de Comunicação do Rio Grande do Sul
No items found.
Comente