.jpeg)

Província Nossa Senhora do Carmo celebra 26 anos de missão e fraternidade
No dia 4 de agosto de 2025, a Província Nossa Senhora do Carmo dos Capuchinhos do Maranhão, Pará e Amapá celebrou seus 26 anos de ereção canônica, com uma Santa Missa na Igreja do Carmo, em São Luís — berço histórico da missão capuchinha na região.
A história desta Província, erigida canonicamente em 1999, carrega marcas profundas do ardor missionário de confrades que, ao longo dos anos, derramaram não apenas o suor, mas, em alguns casos, até o sangue, por amor a Deus e aos irmãos. A ereção da Província foi fruto de um processo iniciado com a visita canônica à então Vice-Província, entre janeiro e fevereiro de 1999, feita pelo Definidor Geral para a América Latina, Frei Andrés Stanovnik.
A avaliação positiva foi solicitada pelo Ministro Provincial, Frei Maurizio Annoni, e pelo Vice-Provincial, Frei Gentil Gianellini, ao Ministro Geral, Frei John Corriveau. Após criterioso exame, o Ministro Geral e seu Definitório aprovaram a criação da nova Província, proclamada solenemente no dia 4 de agosto de 1999, sob o título de Nossa Senhora do Carmo, na própria Igreja do Carmo, em São Luís.
Vinte e seis anos depois, a mesma igreja acolheu frades e fiéis para celebrar a data especial. A Missa festiva foi presidida por Frei João Franco, que também celebrou seus 88 anos de vida, e contou com a homilia do Ministro Provincial, Frei Nilton Leandro.
Após a celebração, todos se reuniram para um almoço fraterno, marcando o momento com gratidão a Deus, memória viva da história e renovação do compromisso missionário para os novos tempos.