QUARTA FEIRA DE CINZAS - 2022

QUARTA FEIRA DE CINZAS - 2022

QUARTA-FEIRA DE CINZAS – 02/03/2022

CF 2022 - FRATERNIDADE E EDUCAÇÃO

Fala com autoridade, ensina com amor”(Cf. Pr 31,26).  

ACOLHIDA

Animador: Irmãos e irmãs em Cristo, Paz e Bem! O Senhor nos reúne em comunidade, para darmos início a caminhada quaresmal. Exatamente quarenta dias nos separam da grande festa da Páscoa da Ressurreição, fundamento e razão da nossa fé. Hoje também iniciemos a Campanha da Fraternidade, que tem como tema: De pé acolhemos o cartaz da Campanha da Fraternidade que será trazido por professores e alunos, enquanto acompanhamos o Hino da Campanha da Fraternidade.

 

ATOPENITENCIAL (É substituído pela imposição das cinzas após a homilia)

 

LITURGIADA PALAVRA

Primeira Leitura: Jl 2,12-18

Salmo Responsorial: Piedade, ó Senhor, tende piedade, pois pecamos contra vós!

Segunda Leitura: 2Cor 5,20-6,2

Evangelho: Mt 6,1-6.16-18

REFLEXÃO

-Com esta celebração, estamos iniciando a Quaresma que é tempo de preparar a grande festa, a festa da vitória, da maior vitória de todos os tempos, a vitória do bem sobre o mal, da justiça sobre a injustiça, do amor sobre o ódio, da compaixão sobre a indiferença, da vida sobre a morte em Cristo pela ressurreição. Mas não queremos apenas fazer memória deste acontecimento, que é a razão de nossa fé, mas, como membros do Corpo de Cristo, também queremos fazer parte de Sua vitória, morrendo com Ele para o pecado, e com Ele, pela sua graça e a força do seu Espírito, renascer para uma vida nova.

-A participação efetiva e real da Páscoa do Senhor, requer que trilhemos o caminho da conversão, buscando seguir com fidelidade as pegadas de Nosso Senhor Jesus Cristo. O rito da imposição das cinzas, que logo faremos, recorda-nos de nossa finitude humana, da nossa pequenez e de quão efêmera é a nossa vida nesse mundo, de que do pó viemos e ao pó voltaremos. Com esta consciência evitaremos tantas atitudes mesquinhas e arrogantes, como se fôssemos eternos neste mundo ou superiores aos outros. As cinzas tem a função de abrir nosso coração para a prática da penitência, da misericórdia, da solidariedade, da humildade e da vivência da autêntica fraternidade. Sendo mais humildes, nos relacionaremos melhor com nossos irmãos e irmãs e com Deus.

-Para trilharmos o caminho de uma verdadeira conversão, a liturgia deste dia nos apresenta elementos essenciais, indispensáveis a serem vivenciados nestes quarenta dias: a esmola, a oração e o jejum, práticas que tem como finalidade colocar-nos em sintonia com nosso próximo, com Deus e conosco mesmos. Estas três dimensões devem ser vividas intensamente e praticadas sem alarde, em silêncio, como recomenda o evangelho.

-A esmola expressa a caridade para com o próximo. Quem consegue compadecer-se do sofrimento, da dor, da miséria alheia, já deu um importante passo no processo de conversão. Pois, quem se compadece, partilha, pratica obras de caridade, gestos de solidariedade, do resgate da justiça, da vida e da dignidade para todos. Quem tem o coração endurecido e não é capaz de compadecer-se e ser solidário com seu semelhante, não viverá a bela experiência de estar de bem com Deus e consigo mesmo. É uma pessoa pobre, vazia de sentimentos e daquilo que nos identifica com Cristo, o amor.

-A oração é a maneira mais eficaz de nos colocarmos em sintonia com Deus. E a oração chega ao coração de Deus, quando brota da sinceridade do nosso coração convertido ou que nutre um profundo desejo de conversão. Não é simplesmente ter momentos de oração, mas fazer-se oração. Rezar muito, com paixão, com disciplina. Uma oração despojada, simples, direta, espontânea. Oração como mestra espiritual de nossa vida, que nos mantém em sintonia com quem nos ama incondicionalmente.

-O terceiro elemento do processo de conversão é o jejum, que significa penitência. Toda penitência deve ter um propósito de mudança de vida, de reparação dos erros e tropeços, e de um profundo desejo de conversão. Sempre é bom lembrar que jejum não e simplesmente abster-se de alguma coisa, deixar de comer isso ou aquilo, mas como nos ensina o profeta Isaías, o jejum que agrada a Deus é este: “acabar com as prisões injustas, desfazer as correntes do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e despedaçar qualquer jugo; repartir a comida com quem passa fome, hospedar os pobres sem abrigo, vestir aquele que está nu e não se fechar à sua própria gente. Se você fizer isso, a sua luz brilhará como a aurora, as suas feridas vão sarar rapidamente, a justiça que você pratica irá à sua frente e a glória de Javé virá acompanhando você” (Is 58,6-8).

-Não há conversão a Deus que não se expresse no testemunho de uma autêntica fraternidade. A Campanha da Fraternidade, que tem como objetivo vivenciar e assumir a dimensão fraterna, comunitária e social da Quaresma, ilumina e valoriza os gestos fundamentais deste tempo litúrgico: a oração, o jejum e a caridade. Neste ano, o tema “Fraternidade e Educação”, e o lema: Fala com autoridade, ensina com amor” (Cf. Pr 31,26), querem nos mostrar que Deus educa seu povo, caminhando com ele, compreendendo suas fragilidades, respeitando suas etapas e alertando-o diante dos erros. O Mestre Jesus, o pedagogo por excelência, através da sabedoria de suas palavras e de seus gestos de amor, nos mostra que a educação tem como prioridade máxima a promoção integral de toda pessoa para que tenha vida, dignidade neste mundo, resgatando em cada irmão e irmã a imagem de Deus neles impressa.

 

BÊNÇÃOE DISTRIBUIÇÃO DAS CINZAS

Animador: Caros irmãos e irmãs, roguemos instantemente a Deus Pai que abençoe com a riqueza de sua graça estas cinzas, que vamos colocar sobre as nossas cabeças em sinal de penitência.

 

PRESIDENTE: Ó Deus, que não quereis a morte do pecador, mas a sua conversão, escutai com bondade as nossas preces e dignai-vos abençoar estas cinzas, que vamos colocar sobre nossas cabeças. E assim reconhecendo que somos pó e que ao pó voltaremos consigamos, pela observância da Quaresma, obter o perdão dos pecados e viver uma vida nova, à semelhança do Cristo Ressuscitado. Por Cristo Nosso Senhor.

(Em silêncio, o presidente asperge as cinzas com água benta. Os fiéis se aproximam e permanecem de pé. O presidente, junto com os ministros impõe as cinzas, dizendo a cada um): Convertei-vos e crede no Evangelho!

PRECESDA COMUNIDADE

Presidente: No início dessa caminhada quaresmal, façamos da Oração da Campanha da Fraternidade nossa prece confiante a Deus, suplicando: Senhor, escutai nossa oração.

1 – Pai Santo, neste tempo favorável de conversão e compromisso, dai-nos a graça de sermos educados pela Palavra que liberta e salva, rezemos.

2 – Livrai-nos da influência negativa de uma cultura em que a educação não é assumida como ato de amor aos irmãos e de esperança no ser humano, rezemos.

3 – Renovai-nos com a vossa graça, para vencermos o medo, o desânimo e o cansaço, e ajudai-nos a promover uma educação integral, fraterna e solidária, rezemos.

4 – Fortalecei-nos, para que sejamos corajosos na missão de educar para a vida plena em família, em comunidades eclesiais missionárias, nas escolas, nas universidades e em todos os ambientes, rezemos.

5 – Ensinai-nos a falar com sabedoria e educar com amor! Fazei com que a Virgem Maria, Mãe educadora, com sabedoria dos pequenos e pobres, nos ajude a educar e servir com a pedagogia do diálogo, da solidariedade e da paz, rezemos.

 

PREPARAÇÃODAS OFERENDAS

Animador: A festa pascal só será autêntica e completa, se como Cristo, soubermos fazer de nossa vida uma doação total e gratuita a Deus e aos irmãos, de maneira particular aos que mais necessitam. Ofereçamo-nos junto como Pão e o Vinho, cantando.

COMUNHÃO

Animador: O verdadeiro Jejum é abster-se de coisas e alimentos, para destiná-los, como expressão de amor e solidariedade a quem mais precisa. A Eucaristia e o sacramento do amor, da partilha. Participemos da Mesa do Senhor, cantando.

Autor:
No items found.
Comente