Quarto Domingo do Advento - 18/12/2022

Quarto Domingo do Advento - 18/12/2022

QUARTO DOMINGO DO ADVENTO – 18/12/2022

O “sim” de Maria e o“sim” de José.

(Acendera quarta vela (branca) da Coroa do Advento).

ACOLHIDA

Animador: Irmãos e irmãs, alegremo-nos, o Natal, está chegando. Acendendo a 4ª vela da coroa do Advento, estamos completando uma caminhada de preparação, oração e cultivo interior para acolhermos o Salvador. A liturgia nos apresenta a total sintonia, abertura e fidelidade de Maria e José ao projeto de Deus. Como eles, acolhamos em nosso coração o Deus Menino que vem. Acompanhemos a procissão de entrada, cantando.

ATO PENITENCIAL

Presidente: Para que Jesus Cristo possa nascer e viver em nosso coração, trazendo-nos sua misericórdia e salvação, é preciso que, com humildade e confiança, acolhamos o seu perdão. Supliquemo-lo, cantando.

LITURGIA DA PALAVRA
Primeira Leitura: Is 7,10-14
Salmo responsorial: O Rei da glória é o Senhor onipotente; abri as portas para que ele possa entrar!
Segunda Leitura: Rm 1,1-7
Evangelho: Mt 1,18-24
REFLEXÃO

-Aproximando-nos da solenidade do Natal, a liturgia nos convida a olhar para dois personagens de vital importância na história da salvação: José e Maria. Ambos são modelos de humildade, fidelidade e de justiça, elementos essenciais de identificação com os desígnios de Deus, por isso convocados por Ele, para participar intimamente do seu projeto redentor. Tendo em nós os mesmos sentimentos e as mesmas disposições que havia em José e Maria, o Natal não será apenas mais uma festa de final de ano, mas o seu espírito se prolongará por todos os dias de nossa vida.
- Isaías nos fala de um grande sinal: “Uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel”. É um sinal estranho e confuso, porém, grandioso. O grande apelo deste domingo é que estejamos atentos aos sinais dessa presença de Deus conosco. Todos os dias Deus emite inúmeros sinais na nossa vida, mas nem sempre os percebemos. Às vezes a nossa insensatez, nossa falta de fé e senso de justiça nos impede de percebê-los.
- Paulo, nos fala da obediência na fé. A mesma fé e senso de justiça que levou José a aceitar Maria como esposa depois do anúncio de que ela estava grávida. Estamos acostumados a refletir sobre o sim de Maria, mas hoje é o sim de José que também ecoa forte em nossos ouvidos, em nosso coração. José e Maria estão sintonizados. Ambos tiveram dúvidas, receio, medo,insegurança e outros sentimentos humanos quando o Anjo lhes anunciou a gravidez. Porém, ambos, pela fé, por serem pessoas de Deus, tiveram a atitude mais acertada, aceitando a vontade de Deus. Para ouvir e entender a voz de Deus, é preciso que sejamos como José, pessoa justa, sem maldade no coração. O sim de José e Maria possibilitou que Jesus nascesse para a humanidade. O nosso sim a Deus possibilitará que Jesus continue presente entre nós. O sim de José e Maria representou um compromisso com Deus e a humanidade. Nosso sim também representa um compromisso semelhante. Somente quem diz sim a Deus consegue dizer não às coisas que não são de Deus. Para celebrar verdadeiramente o Natal do Senhor, é preciso dizer sim a ele e não às coisas que desagradam a Deus.

PRECES DA COMUNIDADE

Presidente:Jesus irá chegar! Confiantes, após cada súplica, cantemos: Vem, Senhor Jesus, o mundo precisa de ti!

1 – Vem, Senhor Jesus,caminhar com nosso Papa Francisco e com toda Igreja, na missão de anunciar o evangelho da justiça, da paz e da fraternidade, cantemos.

2 – Vem, Senhor Jesus, iluminar todas as lideranças de nossas comunidades para que sejam protagonistas na vivência da solidariedade, da partilha, da transformação da sociedade,cantemos.

3 – Vem, Senhor Jesus, amolecei o coração endurecido de tantos contaminados pelo egoísmo, ganância,indiferença e intolerância, cantemos.

4 – Vem, Senhor Jesus, olhai por todos os excluídos, desempregados, enfermos e abandonados e tornai-nos solidários e comprometidos com todos, cantemos. 

OFERTÓRIO

Animador: Pão e vinho são transformados no corpo e sangue de Cristo. Neste ofertório, entregamos nosso coração para que se transforme num presépio acolhedor de Jesus Cristo presente em cada irmão e irmã. Cantemos. 

COMUNHÃO

Animador: Maria guardava no silêncio do seu coração o mistério de Deus. Que ela nos ajude aparticipar dignamente desta Eucaristia, nossa força e alimento. Cantemos.

Autor:
No items found.
Comente