Retiro Anual - 1º Grupo - Capuchinhos do PR e SC

Retiro Anual - 1º Grupo - Capuchinhos do PR e SC

Londrina - Nos dias 31 de janeiro a 4 de fevereiro de 2022 aconteceu o Retiro Anual do 1º grupo de freis em nosso Convento Santa Clara, Londrina. Participaram os freis Rogério Goldoni e Vilson José da Silva, que residem neste convento. Uma vez que não houve outras inscrições para esta data indicada, eles resolveram fazer assim mesmo. A proposta do retiro foi seguida normalmente, com leituras dos textos indicados e partilhas; os momentos de orações em comum foram feitos junto aos freis que também compõem a fraternidade, aproveitando, assim, os horários da fraternidade.    

Quanto aos temas indicados, estes foram bem avaliados e considerados oportunos para uma reflexão pessoal, uma vez que convidam, a cada um, a refletir sobre a opção religiosa assumida. Dentre estes temas, um destaque é dado à proposta do Papa Francisco em tornar a Igreja, uma Igreja em saída, tema este aplicado ao ser da vida religiosa.

Sendo assim, os freis acreditam que este tema não pode ser um tema que toque apenas o indivíduo, mas deve atingir à instituição. Deste modo, propõem que tal tema seja levado para uma assembleia ou para um curso de atualização (reciclagem). Pois tendo os corações aquecidos, individualmente, por meio de um retiro, faz-se oportuno também aquecer a vida da instituição.    

Aos Freis, que ainda irão fazer o seu retiro, desejamos um frutuoso retiro e saibam que terão em mãos um ótimo material. Paz e Bem!

Autor:
Frei Marco Antônio Moreira de Avelar, OFMCap
No items found.
Comente