Retiro de Animadores Vocacionais Leigos

Retiro de Animadores Vocacionais Leigos

Entre os dias 4 e 6 de novembro, em Garibaldi/RS e após dois anos sem a sua realização, aconteceu o 5º Retiro de Animadores Vocacionais Leigos das Paróquias dos Franciscanos Capuchinhos do RS. O retiro tem por objetivo colaborar para a promoção da cultura vocacional e a divulgação do carisma franciscano capuchinho. O tema deste ano foi: “Vai e Reconstrói”.

Os leigos vêm de grupos de animação vocacional paroquial, grupos de jovens, coroinhas, movimentos de casais, enfim, pessoas envolvidas que tem a missão de animar e acompanhar as vocações nas suas comunidades.

Os participantes são colaboradores neste processo vocacional e o retiro quer ajudar  eles a experimentarem a vida franciscana capuchinha de um modo mais intenso por meio da dinâmica de um retiro, o que os torna protagonistas e difunde o carisma entre os jovens tornando-se mediadores no despertar vocacional.

O encontro teve momentos de oração, partilhas, missa,depoimentos vocacionais, momentos de devoção mariana, Adoração ao Santíssimo Sacramento, apresentações, de integração, alegria e trabalho em grupos. Eles puderam ainda conhecer mais sobre o carisma franciscano capuchinho e o trabalho realizado pelos frades em diferentes áreas de atuação e missão.Durante o encontro, os participantes receberam mensagens de seus párocos como forma de gratidão, incentivo e apoio neste trabalho missionário.

 O Ministro Provincial dos freis Capuchinhos frei Nilmar Carlos Gatto marcou presença e falou da importância do papel dos leigos nas comunidades,na ajuda no processo de discernimento vocacional e no trabalho com as vocações. Diversos frades também acompanharam o retiro que é coordenado pelo SAV - Serviço de Animação Vocacional.

Ao final do encontro dentre os assuntos trabalhados foi falado sobre o Ano Vocacional 2023 que iniciará dia 22 de novembro de 2022 e será concluído em novembro de 2023, ao qual terá como tema  “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33), que foi inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”

Para o Coordenador do SAV, frei Bruno Agostinetto ao falar do retiro disse: "a experiência de reconstruir, de adentrar o barco e atravessar a outra margem, tendo a certeza de que o Senhor está conosco neste mar. O retiro foi marcado por muitos momentos intensos de oração, fraternidade, diálogo, animação e muita alegria. Houve uma integração fantástica dos participantes e dos freis, de fato uma experiência de Assis. Saímos animados e revigorados para continuar a missão vocacional onde nós somos convidados a estar especialmente com os adolescentes e Jovens”.

Para Andrea Schweizer de Oliveira, da Paróquia Imaculada Conceição de Caxias do Sul, e da equipe de coordenação do retiro “ o retorno que a gente teve desse retiro, foi muito positivo. Até posso  me arriscar a dizer que o SAV que é o Serviço de Animação Vocacional poderia se chamar Serviço do Amor Verdadeiro, porque realmente quem tem amor pelo irmão, amor pela missão, amor pela sua vocação pode realmente animar a outras pessoas, convidar outros leigos para fazerem parte desta família. A alegria franciscana é contagiante, os freis são fantásticos, acredito sim que eles tem o nome muito correto de serem missionários, porque eles vão realmente onde o povo está. Após uma pandemia, todo mundo estava muito ansioso por este encontro, querendo também renovar a energia, a fé, a esperança nas suas paróquias. Acredito que teremos muitos frutos maravilhosos deste retiro e a juventude também será intensamente agraciada com a presença dos representantes dos grupos de jovens do TAU-04, enfim, tudo obra do Espírito Santo”.

 A partir do retiro, os participantes continuam com a missão junto às Equipes vocacionais das Paróquias, com encontros e atividades que ajudem no processo vocacional. 

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente