Retiro Vocacional: o início de uma nova caminhada

Retiro Vocacional: o início de uma nova caminhada

Entre os dias 11 e 13 de novembro quatro jovens participam do retiro vocacional em Cuiabá-MT, na Casa de Formação São Francisco de Assis - Freis Capuchinhos. O retiro deu início na sexta-feira, 11, com a acolhida dos jovens vocacionados, vindos das cidades de Cáceres, Lambari, Várzea Grande e Campo Novo dos Parecis, cidades do interior de Mato Grosso. Os jovens vem a um ano sendo acompanhado pela equipe vocacional da custódia.

O objetivo deste retiro é o de dar um primeiro passo para iniciar a formação capuchinha, se preparando para ingressar na etapa do Postulado.O retiro contou com uma dinâmica mais formativa, partindo de três pontos chaves de reflexão (O chamado e escolha da Virgem Maria;  Chamado e escolha de São Francisco; Decisão) e  também com um momento de partilha da história vocacional dos jovens.

No sábado, 12, a Fraternidade dos Pós Noviços da Filosofia e os jovens vocacionados, participaram da Santa Missa na Comunidade Imaculada Conceição, presidida pelo Frei Helio Aparecido, que acompanha o retiro vocacional. A noite, já de volta ao convento, aconteceu a Dinâmica do Caminho de Francisco, em que o jovens, a luz de velas, percorreram um caminho divido em cinco paradas contando a História de vida de Francisco de Assis até a chegada dos primeiros irmãos na Ordem Franciscana, momento esse conduzido pelos Pós Noviços.

Já no domingo, 13, Frei Gilberto, celebrou a missa de encerramento e onde também foi comunicado o ingresso dos quatro jovens Vinícius, Adilson, Douglas e William no ano de 2023 no Postulado, na Casa de Formação Santa Terezinha, na cidade de Tangará da Serra-MT. Ao meio dia, no almoço, os frades perpétuos que atuam na paróquia fizeram-se presente, logo em seguida foi a despedida e retorno dos jovens as suas famílias.

Autor:
Frei Rubenil de Castro Oliveira, OFMCap
No items found.
Comente