São Francisco e a Experiência de Pentecostes

São Francisco e a Experiência de Pentecostes

A relação entre São Francisco de Assis e Pentecostes está diretamente ligada à inspiração divina que Francisco recebeu durante o período em que fundou sua ordem religiosa, a Ordem dos Frades Menores, também conhecidos como Franciscanos.

Segundo a Tradição, em 1208, enquanto Francisco orava na Igreja de São Damião, em Assis, ele teve uma visão de Jesus Crucificado, que lhe disse para "reconstruir a minha igreja". Francisco entendeu isso como um apelo para renovar a Igreja Católica, que estava sofrendo na época.

Ele então iniciou uma jornada de peregrinação e oração, buscando revitalizar a religião cristã e levar a mensagem de Cristo para as pessoas em todo o mundo. Durante um dos retiros espirituais que realizou, Francisco experimentou algo semelhante ao Pentecostes, ou seja, uma manifestação do Espírito Santo que o inspirou e o capacitou para sua missão.

A partir daí, Francisco se tornou ainda mais dedicado à oração, à meditação e à contemplação, buscando sempre se conectar com Deus e receber orientação divina para guiar seu caminho. Ele também incentivou outros a seguir o seu exemplo, e muitos se juntaram à sua Ordem, adotando uma vida de simplicidade, humildade e devoção a Cristo.

Ademais, a presença do Espírito Santo no nascimento da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos é fundamental para o seu nascimento e florescimento por todo o mundo. De acordo com a Tradição, em 1525, o franciscano, Frei Matteo da Bascio, sentiu-se inspirado a iniciar uma nova reforma franciscana. Ele reuniu um grupo de frades que queriam retornar a uma vida mais austera e simples, que se afastava dos excessos e acomodações dos franciscanos da época.

Em 1528, o grupo, liderado por Matteo de Bascio, apresentou uma petição ao Papa Clemente VII para ser reconhecido como uma Ordem religiosa separada dentro da Ordem dos Frades Menores. O Papa concedeu a permissão e os frades se tornaram conhecidos como "Frades Menores Capuchinhos", em referência a seus hábitos com um capuz em ponta.

Para nós, Capuchinhos, o Espírito Santo foi o principal protagonista que inspirou Matteo a iniciar a reforma e guiou a Comunidade através dos primeiros desafios e dificuldades. Desde então, a presença do Espírito Santo tem sido sentida e honrada pelos Capuchinhos em sua vida espiritual, na sua missão evangelizadora e no seu compromisso em servir os mais pobres e necessitados. A crença na presença do Espírito Santo é expressa através da oração, da liturgia e da busca constante por uma vida de amor e serviço em humildade e simplicidade, como São Francisco ensinou.

Autor:
Frei Luís Carlos da Silva Brasil Pereira, OFMCap
No items found.
Comente