Saúde mental foi tema de formação do Pós-Noviciado Capuchinho

Saúde mental foi tema de formação do Pós-Noviciado Capuchinho

No dia 23 de setembro os freis que estão na etapa do Pós-noviciado (Filosofia e Teologia), tiveram uma tarde de formação. Com presença das casas formativas de Canoas, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria, eles se encontraram de forma virtual.

A temática trabalhada neste encontro foi a saúde mental, fazendo relação com os nossos locais de serviço: missão, atuação pastoral, estudos e fraternidade. A palestra foi conduzida pela psicóloga Pâmela Monteiro que trouxe também o tema e a sua importância, sobretudo neste período de pandemia e pós-pandemia, dialogando também sobre a modernidade e as suas exigências.

Para frei Igor Colares Raupp, que estuda Teologia e reside em Canoas, “a formação foi muito boa, é um tema que precisa ser trabalhado e olhado com muito carinho. A psicóloga conseguiu, dentro do tema da saúde mental, abordar a saída da pandemia e os momentos de estresse, questões da ansiedade, o cuidado com a saúde mental, a importância dos exercícios físicos para manter uma boa saúde e o autoconhecimento. Me senti muito bem, eu e o grupo conseguimos tirar várias dúvidas  e também podemos refletir sobre diversos momentos da nossa caminhada. Foi um momento muito especial”.

Outro encontro neste mesmo formato foi trabalhado em abril, onde os formandos estudaram a História dos 125 anos de presença e missão no RS. O pós-noviciado, que começa com a profissão temporária e conclui com a profissão perpétua, é a terceira etapa da iniciação. Nesse período, os frades caminham para uma maior maturidade e se preparam para a escolha definitiva da vida evangélica em nossa Ordem”.

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente