SEGUNDO DOMINGO DO TEMPO COMUM –16/02/2022

SEGUNDO DOMINGO DO TEMPO COMUM –16/02/2022

SEGUNDO DOMINGO DO TEMPO COMUM –16/02/2022

Fazei tudo o que ele vos disser”.

ACOLHIDA

Animador: Irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos para celebrar e renovar a Aliança de amor com Deus, como nossos irmãos e irmãs, acolhendo com alegria o vinho novo Jesus Cristo. Desejosos em atender com fidelidade ao pedido de Maria, Mãe de Jesus e de toda a humanidade: “Façam tudo o que meu filho vos disser”, acompanhemos a procissão de entrada cantando.

 

ATO PENITENCIAL

Animador: Pelas vezes que ignoramos o que Jesus nos pede e não somos fiéis à Aliança e ao compromisso assumido no batismo, peçamos perdão, cantando.

 

GLÓRIA

Animador: Glorifiquemos a Deus por nos dar continuamente o vinho novo da alegria e do sentido de viver, cantando.

 

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira Leitura: Is 62,1-5

Salmo Responsorial: Cantai ao Senhor Deus um canto novo, manifestai os seus prodígios entre os povos

Segunda Leitura: 1Cor 12,4-11

Evangelho: Jo 2,1-11

REFLEXÃO

-Depois de receber o Batismo, Jesus inicia sua missão propriamente dita. Com os discípulos, algumas mulheres, dentre as quais sua mãe, percorre os povoados da Galileia, Judeia e Samaria, sempre numa atitude de saída, de ida ao encontro do povo, sendo um pobre entre os pobres.

- O evangelho de hoje, destaca dois dados importantes. Fala de uma “festa ”, que aconteceu no “terceiro dia”. O terceiro dia lembra o dia da ressurreição, dia em que começa um tempo novo, em que se concretiza a nova Aliança entre Deus e a humanidade. Casamento evoca pacto, compromisso, aliança. É Deus mesmo fazendo Aliança com seu povo nesse terceiro dia. Jesus é o centro da festa, é a própria Aliança. Maria faz parte dessa nova Aliança, que se dá com a ressurreição de seu Filho. Ela é personagem importante na história da salvação e, portanto, não poderia faltar nessa festa. Ela exerce, de fato, o papel de mãe. A mãe é aquela que está atenta a tudo, que tudo percebe, que tudo vê, que sabe quando os filhos não estão bem, que sabe quando falta alguma coisa em casa, enfim, ela tem papel fundamental na vida de uma família, na vida da humanidade, na nova Aliança. Ela constata quando há desvios, falhas quando não se está obedecendo a Jesus. Quando não se obedece a Deus, faltam muitas coisas na nossa vida, ou falta o essencial. No evangelho, o essencial está figurado novinho. O vinho é símbolo da alegria, da festa, da vida que se renova, é o próprio Cristo, vinho novo. Quando falta Jesus Cristo, o vinho novo, nossa vida fica como um alimento sem sal, sem gosto, sem alegria verdadeira, sem sentido, sem graça. Por isso, Maria diz aos serventes: “Façam tudo o que Ele vos disser”. Este pedido Maria dirige continuamente a nós. Pois se fizermos tudo o que Jesus nos diz, como no casamento em Caná, ele realizará em nós e por nós grandes transformações, grandes sinais.

- Mais do que um milagre, Jesus nos mostra quem ele é e o que espera de nós, seus discípulos missionários. Ele é o Deus conosco, salvador da humanidade. Jesus está numa festa de casamento, onde o amor uniu duas pessoas que vão gerar vida. É aí que os discípulos devem estar. Estar junto das pessoas que querem viver o amor, para que o amor não se perca. Do alegre casamento de Cristo com a humanidade, regado a bom vinho, saem os missionários da alegria, da profecia transformadora, da misericórdia redentora. Missionários nos quais se manifestam uma diversidade de dons, recebidos do mesmo Espírito, numa diversidade de ministérios, a serviço de um único Senhor: Jesus Cristo, reconhecidos e agradecidos, pois sabem que é Deus que realiza tudo em todos.

 

PRECES DA COMUNIDADE

Presidente: Elevemos a Deus as nossas preces pedindo: Ajudai-nos a fazer o que Jesus nos diz.

1-    Por nosso Papa Francisco e por toda a Igreja, para que fiel aos ensinamentos de Jesus, caminhemos juntos, testemunhando a alegria do evangelho, peçamos.

2-    Pelas lideranças de nossas comunidades e todo nosso povo, para que fazendo o que Jesus nos diz, construamos um mundo mais justo, fraterno e igualitário, peçamos.

3-    Pelas famílias, para que se inspirem sempre na aliança de Deus para com a humanidade, com intensidade o amor, o diálogo e o perdão, peçamos.

4-    Por todos nós, para que saibamos transformar nosso modo de ser e agir e assim transformemos o sofrimento em alegria, a exclusão em acolhida, peçamos.

 

OFERTÓRIO

Animador: Ao oferecermos água e vinho, oferecemos a transformação promovida por Jesus Cristo em nossa vida, em nossa família e em nossa comunidade. Cantemos.

 

COMUNHÃO

Animador: Ao recebermos Jesus na comunhão, celebramos a alegria da renovação e fortalecimento da aliança com Jesus, o vinho novo e o Pão da vida, cantando.

Autor:
No items found.
Comente