.avif)

Semana de Animação Vocacional da Família Franciscana aconteceu em Soledade
Entre os dias 22 a 26 de agosto aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Soledade em Soledade/RS, a Semana de Animação Vocacional da Família Franciscana do Rio Grande do Sul. A Família Franciscana é formada por todas as Congregações franciscanas do RS e dentro de cada Congregação tem alguém responsável pelo Serviço de Animação Vocacional, que realiza o acompanhamento e os processos de discernimento dos candidatos e candidatas à Vida Religiosa e que compõem o SAV da Família Franciscana.
Esta semana tem o objetivo de uma vez ao ano, reunir as Congregações no mês vocacional e na semana da vida religiosa, e proporcionar atividades relacionadas à vocação. Devido à pandemia, o encontro foi suspenso nos últimos dois anos.
Os religiosos e religiosas estiveram nas escolas, grupo de jovens, em grupos de catequese e as atividades foram realizadas através de dinâmicas e palestras. O tema deste ano foi vocação e projeto de vida.
Estiveram presentes os Freis Franciscanos Capuchinhos; Freis Franciscanos; Irmãs de Nossa Senhora Aparecida; Irmãs Capuchinhas de Madre Rubatto; Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição de Maria, de Bonlanden; Irmãs Franciscanas Bernardinas; Irmãs Franciscanas do Apostolado Paroquial e as Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã.
Para o Animador Vocacional dos Franciscanos Capuchinhos do RS, frei Bruno Agostineto OFMCap: “Foi uma semana marcada pela alegria da família franciscana, onde o carisma é vivido intensamente na partilha de vida entre os membros da equipe, bem como os trabalhos desenvolvidos nas escolas, catequese, grupos de jovens e celebração com a comunidade. Somos felizes por poder partilhar este carisma tão atual e necessário para a construção de uma sociedade justa e fraterna”.
Já a Irmã Adriane Bertoncelli das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida “A gente tem feito o trabalho por meio de dinâmicas. Visitamos na semana as escolas de ensino médio e trabalhamos com o projeto de vida. Percebemos muito a adesão dos jovens questionando sobre a vida das irmãs e dos freis. Parece que nesse trabalho eles têm a oportunidade de conhecer mais sobre o grupo e sobre as dimensões que os freis e as irmãs vivem em suas atividades”.
Sobre as atividades da Família Franciscana, frei Aldir Mattei OFM disse que: “A temática fala em vocação e projeto de vida, o principal objetivo do grupo é a paz, a alegria e a motivação que sempre possamos buscar o caminho de Deus”.