Um encontro histórico: Pan-Americano dos Capuchinhos
O Processo
O início do mês de maio foi marcado por um encontro histórico para todos os Franciscanos Capuchinhos das Américas. No desejo de reavivarem a missão nessas terras e refletirem sobre os processos formativos em nosso continente, foi idealizado o Encontro Pan-Americano dos Capuchinhos.
A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos esperava celebrar esse encontro presencialmente em 2020. Mas, devido ao cenário que foi surgindo em razão da pandemia da Covid-19, o encontro teve que ser repensado. O Pan-Americano manteve sua realização e se reestruturou em duas etapas: o virtual e o presencial. Dessa forma, o que seria um encontro presencial de 6 dias se extendeu e passou a ser uma verdadeira experiência de partilhas, formações, troca de experiências e reflexões de forma virtual que durou um ano.
Após a realização dos encontros virtuais, a conclusão desse momento histórico se deu de forma presencial no Seminário Santo Antônio, localizado na Serra de São Pedro - SP.
O Encontro Presencial
Na manhã do primeiro dia de maio, os Capuchinhos se encontraram na capela do Seminário Santo Antônio para iniciarem o encontro com a celebração da Eucaristia. Aproximadamente 80 frades de toda a América estavam presentes nesse momento celebrativo. Além dos frades das Américas, também se fizeram presentes o Ministro Geral da Ordem, frei Roberto Genuin, e os membros do Conselho Geral.
O encontro contou com três conferências, na intenção de propor reflexões e ajudar os frades a elaborarem e desenvolverem um caminho de unidade e de reavaliação da missão nas Américas. Os responsáveis pela assessoria dessas conferências foram:
Cardeal Frei Seán Patrick O´Malley, OFMCap
Frei Luiz Carlos Susin, OFMCap
Frei Bernardo Molina, OFMCap
Os convocados para o Encontro
Além do Ministro Geral e seu Conselho, os 80 frades eram compostos pelos Custódios e Superiores das Delegações das quatro Conferências do Continente Americano; um irmão leigo por Conferência; um irmão de cada circunscrição com mais de 80 membros; além dos convidados para compor as equipes de trabalho do encontro.
Atividades do Encontro
Os frades ficaram reunidos do dia 1º ao dia 08 de maio. Celebrações, Orações, Conferências, Estudos, Reflexões e os Grupos de trabalho fizeram parte das atividades diárias dos frades. Dentro dos momentos celebrativos os frades reservaram um dia para ir até o Santuário Nacional de Aparecida. Lá agradeceram à padroeira do Brasil pela realização do encontro e pediram sua intercessão para o desenvolvimento e aplicabilidade do que foi construído. Todos os frades celebraram a Missa das 9h, no santuário de Aparecida, no dia 5 de maio.
As Conferências dos Capuchinhos nas Américas
Os Franciscanos Capuchinhos das Américas, até a realização do encontro Pan-Ameicano, estavam organizados em 4 conferências. Sendo elas:
Conferência dos Capuchinhos do Brasil - CCB;
Conferência dos Capuchinhos do Caribe, América Central e México - CONCAM;
Conferência dos Capuchinhos Andinos - CCA;
Conferência dos Capuchinhos Norte Americanos e Pacífico - NAPCC.
Uma nova Conferência
No decorrer do encontro, houve a unificação de duas conferências, CCA e CONCAM, que se tornam a Conferência dos Capuchinhos da Hispano-América - CCH. Dessa forma, as Américas ficam com 3 Conferências. Essa nova conferência ficou composta pelas seguintes circunscrições:
- Província da Argentina-Uruguai
- Província do Peru
- Província da Colômbia
- Custódia da Venezuela
- Custódia do Equador
- Custódia do Paraguai
- Custódia de Porto Rico
- Custódia do México-Texas
- Custódia do Norte do México
- Custódia da Guatemala, Honduras e El Salvador
- Custódia da Costa Rica, Nicarágua e Panamá.
- Custódia da República Dominicana
- Delegação de Cuba
- Delegação do Haiti
- Delegação da Bolívia
- Delegação do Chile
Nos dias 09 e 10 de maio, a nova Conferência realizou sua primeira reunião e elegeu sua diretoria para governo e animação das atividades das circunscrições que a integram.
Diretoria da CCH
Presidente: Frai Alejandro Núñez (Custódia da Guatemala, Honduras e El Salvador).
Vice-Presidente: Frei José Luis Cereijo (Província da Argentina e Uruguai).
Pós Encontro
Uma equipe redacional foi composta para que seja elaborado um documento final com todas as proposições do encontro Pan-Americano. Essas proposições servirão para a animação dos frades em todo o continente, sob orientação executiva dos Conselheiros Gerais para a América e os presidentes das Conferências.
O nome "OFMCap Panamerica" passa a ser uma instância permanente de trabalho, não mais restrita aos encontros, destinada à animação das 3 Conferências, sobretudo para a Formação e Comunicação, bem como a proposição de iniciativas de nível continental.
Saiba mais sobre os trabalhos dos Franciscanos Capuchinhos nas Américas no site do PanAmericano. Clique na imagem abaixo.