VIGÉSIMO SEGUNDO DOMINGO DO TEMPO COMUM 2022

VIGÉSIMO SEGUNDO DOMINGO DO TEMPO COMUM 2022

VIGÉSIMO SEGUNDO DOMINGO DO TEMPO COMUM – 28/08/2022

A humildade é da essência de Deus.

 

ACOLHIDA

Animador: Querida comunidade reunida na fé e no amor: Paz e Bem! Nos encontramos em torna a mesa do Senhor para recebê-lo na sua Palavra, na Eucaristia, em cada irmã e irmão. Ele é o mediador da Nova Aliança e preparou para todos uma mesa no banquete do Reino, onde não há privilégios, mas acolhida dos pequenos e simples. Celebremos em comunhão com as catequistas, neste seu dia, e com todos as pessoas que prestam serviços em nossa comunidade. Acompanhemos a procissão de entrada, cantando.  

 

ATO PENITENCIAL

Animador: O evangelho de hoje nos faz refletir sobre a humildade, que deve ser a marca da nossa vida cristã. Peçamos perdão a Deus por todas as vezes que não somos humildes na vivência de nossa vocação, cantando.

 

HINO DO GLÓRIA

Animador: Glorifiquemos a Deus por revelar-se a nós pela Bíblia, e de modo pleno por seu Filho Jesus Cristo, cantando.

 

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira Leitura: Eclo 3,19-21.30-31

Salmo Responsorial: Com carinho preparastes uma mesa para o pobre.

Segunda Leitura: Hb 12,18-19.22-24

Evangelho: Lc 14,1.7-14.

REFLEXÃO:

- A liturgia deste final de semana exalta a virtude da humildade. A humildade é uma das virtudes que mais edificam a pessoa humana. Pois a humildade é da essência de Deus. De Deus que não se apegou soberbamente à sua condição divina, mas em Jesus Cristo, pela encarnação, humilhou-se, aniquilou-se, fazendo-se igual a nós em tudo, menos no pecado. Por isso Deus o exaltou soberanamente. Esta humildade é vivamente testemunhada por Maria, que renuncia a si mesma, e como serva do Senhor se confia totalmente a ele, acolhendo em seu ventre sagrado o Salvador do mundo, sendo assim grandemente exaltada. A humildade se expressa na consciência de sermos criaturas e não deuses e senhores, da consciência de que, a todo momento necessitamos da graça de Deus e da ajuda dos outros, de que por nós mesmos não somos nada e não temos nada.

- Hoje, vivemos num mundo com um déficit de humildade. A sociedade materialista e consumista nos transforma em competidores, em vez de irmãos. A prepotência, a ambição e o orgulho levam pessoas a buscar, a qualquer custo, irracionalmente, sempre os primeiros lugares, estar à frente e acima de tudo e de todos. A maioria dos males do mundo de hoje são consequência do orgulho e da ambição humana.

- É sofrível, entediante conviver com pessoas prepotentes e orgulhosas. É edificante, prazeroso conviver com pessoas humildes. Ninguém é mais do que ninguém. Todos somos obras primas de Deus e é Deus que realiza tudo em todos.

- Neste último domingo do mês vocacional, no qual celebramos, de um modo particular, o ministério da catequese, também todos os serviços e ministérios leigos, como protagonistas da vida da Igreja, providencialmente, o Evangelho nos apresenta a sublimidade da humildade. O cenário é de uma refeição, de um jantar, um banquete oferecido por um dos chefes dos fariseus. Neste banquete, quem ocupar o lugar mais visível será mais visto, mais bajulado, tido como mais importante. O que deveria ser uma confraternização, se torna uma festa de exibição. São assim as festas dos poderosos de hoje. Jesus, um dos convidados, se referia não apenas a uma festa no sentido literal, mas ao grande banquete da vida, as relações deste mundo, em que as pessoas disputam os primeiros lugares nas mais variadas situações. Querer os primeiros lugares significa querer subir na vida a todo custo, ter cargos, posses, poder, mesmo que para isso se passe por cima de outras pessoas, aplicando golpes baixos para eliminar seus concorrentes que representam obstáculo a sua ascensão social. Essas pessoas podem até conseguir o que desejam e ser aplaudidas neste mundo, mas, diante de Deus, estão sentadas no último lugar.

- Que humildemente nos coloquemos nas mãos do Senhor, sendo seus servos, suas servas, seus discípulos e discípulas, missionários e missionárias, instrumentos de sua graça e de seu amor, pois quem se exalta será humilhado, que se humilha será exaltado.

   

PRECES DA COMUNIDADE:

Presidente: Após cada prece rezemos: Senhor escutai a nossa prece.

1-    Por nosso Papa Francisco, modelo de humildade, para que continue a nos contagiar com sua empatia, alegria e vigor profético, rezemos ao Senhor...

2-    Por toda a Igreja, para que iluminada pela Palavra de Deus trilhe o caminho da justiça, da fraternidade e da paz, rezemos ao Senhor.

3-    Por todas as catequistas e lideranças de nossas comunidades, para que a exemplo de Maria, sirvam suas comunidades com humildade e alegria, rezemos ao Senhor.

4-    Por nossas famílias, para que façam da Bíblia, alimento de cada dia e luz de seus passos, rezemos ao Senhor.

 

PREPARAÇÃODAS OFERENDAS

Animador: Junto ao pão e ao vinho, ofertamos ao Senhor o serviço humilde de todos na edificação de nossa Igreja e na construção de um mundo mais humano, cantando.

 

COMUNHÃO

Animador: Na comunhão fazemos memória da doação maior de Cristo, de sua entrega na cruz, fazendo-se para nós Pão que dá vida ao mundo. Vamos ao encontro do Cristo Humilde de Belém, de Nazaré, de Emaús, de Betânia, da Samaria, de Jerusalém e de tantos outros lugares, cantando.

Autor:
No items found.
Comente