VIGÉSIMO SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM – 25/09/2022

VIGÉSIMO SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM – 25/09/2022

VIGÉSIMO SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM – 25/09/2022

“O Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andes” (Js 1,9)

(Preparar: Liturgia da Palavra: Procissão com a Bíblia, que é erguida e apresentada aos fiéis, antes das leituras. Bênção Final: O Celebrante pode dar a bênção final com a Bíblia.) 

ACOLHIDA

Animador: Irmãos e irmãs, acolhemos a todos, para celebrarmos a partilha do Pão da Palavra de Deus, do Pão da Eucaristia e dos bens que a bondade do Criador colocou neste mundo, para todos. Jesus quer uma sociedade justa, onde todos tenham uma vida digna e fraterna de bem-estar e alegria. Celebramos, hoje, o DIA NACIONAL DA BÍBLIA, encerrando o mês de reflexão sobre a beleza e a luz do Livro Sagrado de Deus. Acompanhemos a procissão de entrada, cantando.

ATO PENITENCIAL

Presidente: Vivemos numa sociedade onde a riqueza gera poder e prestígio e a pobreza produz exclusão e marginalidade. No entanto, a opção de Deus é pelos pobres. Peçamos perdão a Deus, se ainda não nos convertemos o bastante, para o desapego e o amor generoso para com os irmãos e irmãs necessitados, cantando.

GLÓRIA

Animador: Louvemos o Senhor pelos bens que nos concedeu, pela vida e pela saúde, sobretudo pelos bons sentimentos do coração iluminado e guiado pela sua Palavra Sagrada, cantando.

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira Leitura: Am 6,1 a. 4-7

Salmo Responsorial: Bendize minha alma, e louve ao Senhor!

Segunda Leitura: 1Tim 6,11-16

Evangelho: Lc 16,19-31

REFLEXÃO

- Pode até parecer paradoxal determinar um dia dedicado à Bíblia, quando para um autêntico cristão, todo dia deve ser dia da Bíblia, mesmo porque a Palavra de Deus não é bolo para certas ocasiões, mas é pão de cada dia, pois, “não só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus” (Dt 8,3; Mt 4,4). A razão de termos um dia especial dedicado a Bíblia é de ordem histórica. Sabemos que a Bíblia, tem muitos autores, homens e mulheres de Deus, que durante vários séculos foram redigindo em vários gêneros literários, de acordo com o contexto e a época, a experiência que tiveram de Deus, ou seja, a forma de como Deus foi se revelando em suas vidas e na história. Esta revelação teve sua culminância em Jesus Cristo.

- No dia 30 de setembro a Igreja celebra São Jerônimo, que nasceu na Dalmácia, no ano 340 e faleceu, neste dia, no ano de 420, em Belém da Judéia. Ele como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, historiador, exegeta e doutor da Igreja, foi quem, a pedido do Papa Dâmaso, compilou e traduziu, do hebraico, aramaico e grego para a o latim, os 73 livros que compõe a Bíblia católica: 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. A herança do trabalho deste homem de Deus está hoje em todos os recantos da terra, pois, a Bíblia é o livro mais divulgado no mundo. Segundo a Federação Bíblica Católica e as Sociedades Bíblicas Protestantes, a Bíblia, atualmente, está traduzida, aproximadamente em 2.500 idiomas. 

- Podemos afirmar que, de certo modo, estamos vivendo uma “primavera bíblica”, pois são raras as famílias que não a tem e a sede de conhecê-la se expressa na multiplicação de cursos e círculos bíblicos por todas as partes. São Paulo afirma que “as Sagradas Escrituras, tem o poder de lhe comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus Cristo. Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para repreender, para corrigir, para educar na justiça, afim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda boa obra” (2Tm 3,15-17). Se sonhamos com um mundo mais justo, fraterno, igualitário onde todos tenham vida em abundância, é indispensável acolher a sabedoria e o amor de Deus, vivamente manifestado em Jesus Cristo, pois só Ele tem Palavras de vida eterna.

- A Bíblia, que não deve ser um bolo de aniversário, mas pão de cada dia, nos convoca à solidariedade, à misericórdia, à partilha, à fraternidade, ao amor. Façamos da Bíblia, luz de nossos passos, orientação para a nossa vida e caminho que nos conduz à salvação. 

- A Liturgia da Palavra neste Dia Nacional da Bíblia nos afirma que a fé cristã exige de nós uma opção pela justiça social e um compromisso com os mais empobrecidos da sociedade. O amor a Deus se expressa pelo amor ao próximo. O profeta Amós utiliza palavras muito duras contra a elite israelense que se apossa de tudo, vivendo no luxo e no desfrute, na ostentação, em esnobes banquetes, comilanças, bebedeiras, sem se afligir com a ruína de seu povo jogado na miséria, na fome, no abandono. O profeta denuncia o descaso de quem deveria comprometer-se com a justiça social e anuncia a infeliz consequência desse comportamento: a deportação e o exílio. O descaso de alguns acarretou consequências infelizes para toda a população.

- Paulo, em tom de despedida escreve a Timóteo, a quem considera um filho legítimo na fé, advertindo-o contra alguns perigos e sugere que mantenha a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a constância, a mansidão e a fidelidade ao mandamento do amor. 

- No Evangelho, a parábola do rico (sem nome) e do pobre Lázaro (nome que significa: Deus ajuda) que Jesus conta, retrata bem a realidade atual. Alguns se banqueteando, esbanjando, enquanto que diariamente, no Brasil e pelo mundo afora, milhares de pobres Lázaros morrem de fome. Mas a justiça de Deus um dia acontecerá. Lázaro, acolhido no seio de Abraão, e o rico ardendo no fogo eterno. A distância, em vida, entre os dois se torna permanente no além. Já não há possibilidade de mudar o destino. Por isso, é importante ter sempre em conta a advertência de Jesus: “de que vale ganhar o mundo se vier perder a eternidade”?

PRECES DA COMUNIDADE

Presidente: Animados pela Palavra da Bíblia, que fala do coração amoroso de Deus, apresentemos a ele os nossos pedidos, rezando: Senhor, dai-nos um coração desapegado e fraterno!

1 – Ao vermos tanta ganância, desperdício e mau uso das riquezas, por parte de uns poucos em prejuízo da maioria, rezamos. 

2 – Ao vermos tantos irmãos e irmãs vivendo na miséria, na fome e no abandono, sem emprego e oportunidades de vida digna, rezamos.

3 – Ao vermos tantas irmãs e irmãos enfermos sofrendo e morrendo por falta de assistência e tratamento, rezamos.

4 – Ao vermos tantas pessoas, entidades e instituições iluminadas pela Palavra de Deus, dando assistência e cuidados a irmãs e irmãos doentes, pobres e excluídos, rezamos.

OFERTÓRIO

Animador: Os bens materiais, os bens da vida e da saúde são dons que Deus nos confiou, para o bem de todos. Ao nosso Criador e Pai, agora, os apresentamos, como oferta de reconhecimento, gratidão e amor. 

COMUNHÃO

Animador: Recebemos o Pão da Palavra e, agora, recebemos o Pão do Corpo Sagrado de Jesus, como alimento e luz da nossa vida e da nossa caminhada.

Autor:
Frei Carlos Raimundo Rockenbach, OFMCap
No items found.
Comente