VIGÉSIMO SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM – 26/09/2021 Ser profeta é a missão de todos nós.

VIGÉSIMO SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM – 26/09/2021 Ser profeta é a missão de todos nós.

VIGÉSIMO SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM – 26/09/2021

Ser profeta é a missão de todos nós.

ACOLHIDA

Animador: Sejam bem-vindos a este encontro de fé e fraternidade. Neste Dia da Bíblia, queremos louvar e agradecer a Deus pela sua palavra de vida e salvação, escrita no livro sagrado. A Palavra de Deus, hoje, nos confirma em nossa missão profética, de sermos anunciadores e testemunhas dessa Palavra que liberta e salva. Acompanhemos a procissão de entrada, todos de pé, cantando.


ATO PENITENCIAL

Presidente: Em nossa vivência de cristãos, nem sempre assumimos com vigor e alegria a nossa vocação profética. Arrependidos, peçamos perdão.

- Ser profeta é um dom de Deus. Às vezes, porém achamos que é uma missão pesada e difícil. Senhor, tende piedade de nós!

- Ser profeta é anunciar o Evangelho, por nossa palavra e testemunho. Às vezes, porém nossas palavras e exemplo de vida não condizem com as exigências da Palavra de Deus. Cristo, tende piedade de nós!

- Ser profeta é a nossa missão, desde o Batismo. Às vezes, porém, somos omissos e negligentes em assumi-la. Senhor tende piedade de nós!


GLÓRIA

Animador: Demos glórias ao Senhor, por nos ter confiado a missão de sermos seus profetas, para anunciar e manter viva a Palavra da Bíblia no mundo. Cantemos.


LITURGIA DA PALAVRA 

Animador: Permanecendo em pé, acolhamos a Bíblia e abramos nosso coração, para acolher a Palavra de Deus, que liberta e salva, cantando.

Primeira Leitura: Nm 11,25-29

Salmo Responsorial: A lei do Senhor Deus é perfeita, alegria ao coração.

Segunda Leitura: Tg 5,1-6

EVANGELHO: Mc 9,38-43.45.47-48

Como seria bom que todo o povo do Senhor profetizasse, e que o Senhor lhe desse o seu Espírito, é o desejo expresso por Moisés. De fato, no batismo todos fomos ungidos com o óleo do Espírito santo e recebemos a missão profética, de anunciar a Palavra do Reino, de denunciar as perversidades do mundo, enfrentar e expulsar todo o mal que insiste em se instalar no coração da humanidade. Mas esta missão não é monopólio ou privilégio exclusivo dos cristãos, dos católicos, mas de todas as pessoas de boa vontade, independente de religião, raça ou nação, que se empenham visando à libertação humana, a justiça, a solidariedade, a paz. Pois todo aquele que busca o bem não está contra Cristo e o ser humano, mas contribui para a realização do reino de Deus. Não devemos ter inveja, ao contrário, devemos ficar felizes por não estarmos sós nessa tarefa. Às vezes, quando uma pessoa começa a se destacar na comunidade, colocando com alegria seus dons a serviço do bem, aparecem aqueles que movidos pela inveja ou ciúme, querem lhe “puxar o tapete”, desqualificando seu trabalho, falando mal dessa pessoa e desmotivando-a para que ela abandone o seu trabalho. Essas coisas são terríveis, mas são reais e existem em todas as instâncias da Igreja, do mundo do trabalho, da política e da sociedade como um todo. Deveríamos nos alegrar ao ver pessoas se destacando na missão, ou novas lideranças surgindo na comunidade. Elas não roubam o lugar de ninguém, pelo contrário, somarão, fazendo com que os trabalhos e a missão avancem. Bom seria se todas as pessoas da comunidade tivessem um comprometimento missionário. A Igreja seria bem diferente e estaria cumprindo plenamente o seu papel profético e transformador do mundo.

Quem é verdadeiramente profeta se alegra quando os outros fazem o bem, não importando como, nem quando e onde. Regozijam quando denunciam quem maltrata ou escandaliza os pequenos. Todo mal deve ser cortado pela raiz, é o que nos mostra o evangelho, e somente quem é profeta é capaz de fazer isso. Por essa razão encontramos neste texto uma linguagem figurada sobre cortar a mão se ela levar a pecar; cortar o pé se este levar para os escândalos; arrancar o olho se este for motivo de pecado; enfim, é preciso combater o mal na sua origem e não apenas nas suas consequências. Jesus, além de advertir os apóstolos que se arrogavam exclusivamente a missão de fazer o bem, dá um rigoroso aviso àqueles que escandalizam, exploram, e ridicularizam o povo, especialmente os pequeninos e pobres, dizendo que seria melhor que amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e se jogassem no fundo do mar. Tiago, por sua vez, é rigoroso na denúncia dos que enriquecem à custa da pobreza de outros. Ele coloca o dedo na ferida da sociedade e mostra que nesses procedimentos está a origem de muitos males: desigualdade, pobreza, injustiça, violência e morte.

O Papa Francisco, através de suas atitudes e de suas palavras, como grande profeta a atualidade, também nos adverte sobre este sistema perverso, que concentra de forma escandalosa a riqueza na mão de alguns, excluído boa parte da humanidade do direito à vida digna. Este sistema que mata, é o maior dos escândalos do nosso tempo. Ele pede que estejamos atentos e resistamos aos sistemas totalitários que se impõe pelo poder do dinheiro, pelo império da mentira enganadora e pelas forças das armas. Como profetas e profetizas ungidos de Deus, sejamos construtores da paz e do bem.


PRECES DA COMUNIDADE

Animador: Confiantes, apresentemos ao Senhor a prece da nossa comunidade que, sentindo-se chamada à missão profética, suplica: Senhor, fortalecei em nós, a vocação profética!

1 – Pelo Papa, bispos, presbíteros e diáconos, para que saibam acolher os que deles se aproximam e iluminá-los com a palavra do Evangelho, rezemos.

2 – Pelos governantes, para que sejam guiados pelo espírito de serviço em favor do povo, rezemos.

3 – Pelos leigos e leigas, para que se sintam sempre mais comprometidos em testemunhar o Evangelho da misericórdia em todas as esferas da sociedade, rezemos. 

4 – Pela nossa comunidade, para que acolha os que mais sofrem e saiba encontrar caminhos para ajudá-los, especialmente, os mais pobres, rezemos. 


OFERTÓRIO

Animador: Sentados. Ao Senhor, apresentemos tudo o que fazemos e amamos, para realizar a nossa missão de profetas, com fidelidade e amor. Cantemos.


COMUNHÃO

Animador: Jesus deu a sua vida no cumprimento da sua missão de profeta. Que ele, na Eucaristia que recebemos, nos ilumine e fortaleça, para realizarmos a nossa missão profética, com liberdade e amor. Cantemos.


Autor:
Frei Carlos Raimundo Rockenbach
No items found.
Comente