XV Capítulo Provincial dos Capuchinhos em Minas Gerais

XV Capítulo Provincial dos Capuchinhos em Minas Gerais

Os Franciscanos Capuchinhos em Minas Gerais estão celebrando o  XV Capítulo Provincial. O propósito de um capítulo é que os frades elejam novos líderes e reflitam sobre a integridade de sua vida de oração, fraternidade, pobreza e serviço aos pobres. O Capítulo Provincial é a primeira autoridade da Província, pois nele está representado todos os frades. A sessão de abertura do capítulo aconteceu no dia 17 DE OUTUBRO às 15h na Sala Capitular do Convento Capuchinho da Pompeia.

↓ BOLETIM INFORMATIVO ↓
17 de outubro
  • As atividades tiveram início com o almoço às 12h. A sessão de abertura ocorreu às 15h na Sala Capitular do Convento Capuchinho da Pompeia em Belo Horizonte - MG. Ao entardecer os frades voltaram a se reunir para a Celebração Eucarística que foi presidida por Frei Silvio do Socorro, Conselheiro Geral da Ordem. Ele também está presidindo o Capítulo Provincial em nome do Ministro Geral, Frei Roberto Genuin, OFMCap. Durante a noite o Conselheiro Geral dirigiu algumas palavras de motivação aos frades tendo em vista a importância de um Capítulo na vida da Província.
  • No decorrer da noite os frades aproveitaram para partilhar os trabalhos do dia a dia e contiunuar celebrando esse momento de encontro.
18 de outubro
  • Nesta terça-feira, os freis realizaram um Retiro Espiritual no Recanto Monsenhor Domingos, aos pés da Serra da Piedade - local de grande importância para a piedade popular mineira. Nessa serra está a Basílica de Nossa Senhora da Piedade, onde por muito tempo teve a presença atuante de Frei Luiz de Ravena. Os frades permaneceram no Recanto pelo período da manhã e tarde. O Retiro foi concluído com a Celebração Eucarística.
  • Ao retornar para o Convento Capuchinho da Pompeia, os frades deram início aos trabalhos de avaliação e reflexão dos projetos em andamento na Província. Posteriormente, realizaram-se as prévias eleitorais para o próximo Governo Provincial. A noite foi concluída com uma prece a Nossa Senhora da Piedade.
19 de outubro
  • As atividades desse terceiro dia tiveram início com a Celebração Eucarística presidida por Frei Gabriel José de Lima Neto, OFM - Vigário Provincial da Província de Santa Cruz. Após o café os frades se reuniram para escutar os relatórios do Ministro Provincial, Ecônomo Provincial, além das apresentações dos serviços realizados pelos Secretariados da Província.
  • Contamos com as presenças de Frei Arcanjo Soares, Ministro Provincial da Província de São Paulo; e de Frei Arles Dias, Ministro Provincial da Província do Rio de Janeiro-Espírito Santo. Os Ministros Provinciais enfatizaram o trabalho de colaboração fraterna, a proximidade das Provinciais e falaram sobre os frutos do encontro Panamericano para a nossa missão no Sudeste do Brasil.
  • No período da tarde os frades de sistribuíram em grupos de estudos para reflexão e proposições a partir dos relatórios apresentados anteriormente. O momento de reflexão foi seguido de uma plenária e concuído com a oração das Vésperas.
  • Os frades concluíram o dia com a Adoração Eucarística.
Frei Arles Dias, OFMCap - Ministro Provincial RJ-ES
Frei Arcanjo Soares, OFMCap - Ministro Provincial de SP
Frei Silvio, OFMCap - Conselheiro Geral da Ordem e Frei Gabriel José, OFM - Vigário Provincial da Província de Santa Cruz.

20 de outubro

  • O quarto dia do Capítulo Provincial teve início com a celebração Eucarística. Durante a manhã, o s frades se reuniram para tratar de temas como a Missão, Pastoral, Economia e Espiritualidade. Organizados em Grupos de Trabalho, os frades se dedicaram no estudo das moções capitulares para poderem elaborar um itinerário de proposições para o novo Governo da Província. Ao entardecer os irmãos realizaram uma Celebração Penitencial, de recolhimento e silêncio. Finalizaram esse dia com uma confraternização, celebrando tudo o que foi feito nos últimos três anos.

21 de outubro

  • Ao amanhecer os frades se dirigiram a Capela do Capítulo para a oração das Laudes. Toda essa manhã será dedicada a eleição para o novo Governo Provincial. Após a conclusão da eleição, os frades celebrarão a Eucaristia em ação de graças ao novo Governo e a toda Província.

Autor:
Assessoria de Comunicação dos Capuchinhos de Minas Gerais
No items found.
Comente