Frei Anselmo de S. Mauro di Saline, OFMCap

7.1.1892
23.1.1959

Fr. Anselmo de S. Mauro di Saline (Remígio Taioli)

Frei Anselmo, filho de André Taioli e Maria Alberti, nasceu em São Mauro di Saline, Diocese de Verona, (Itália), aos07.01.1882. Foi batizado dois dias após com o nome de Remígio, e crismado aos15.10.1892. Terminado o serviço militar entrou na ordem com 23 anos. Foi admitido como noviço em Bassano del Grappa aos 13.04.1905. Emitiu a primeira profissão religiosa aos 23.04.1906 em Bassano del Grappa, e os votos perpétuos em Pádua, aos 13.11.1910. Foi ordenado sacerdote aos 25.07.1912 pelo Cardeal A. Cavallari.

Na Guerra - Em 1915, durante a Primeira Guerra Mundial foi convocado a servir ao exército na área da saúde. Terminada a guerra, retornou em 1919 e trabalhou como Capelão no Hospital Civil de Veneza, onde se sobressaiu pelo abrilhamento das cerimônias litúrgicas. Ali formou uma comissão para a compra do órgão da igreja deste hospital. (Foi um bom organista).

No Paraná -Fr. Anselmo de São Mauro de Saline veio ao Paraná com os Freis Tarcísio de Bovologne, Inácio de Ribeirão Preto, Irineu de Pádua, Silvestre da Selva e Samuel de Cittadella. Aos 06.09.1925 na Basílica de Santo Antônio, em Pádua, receberam o Crucifixo Missionário das mãos de Dom Elias Dalla Costa, Bispo Diocesano. Partiram de Gênova, com o navio Duca d’Aosta, aos 17.09.1925.Após uma parada no Rio de Janeiro, rumaram a Santos, desembarcando à meia-noitedo dia 3 de outubro. Fr. Angélico de Ênego os esperava ali. Passaram o dia 4 em Santos. Pernoitaram no Convento dos Carmelitas. No dia seguinte, 5 de outubro, foram a São Paulo, hospedando-se no Convento da Imaculada, sede principal dos capuchinhos de Trento. À noite do dia 5 viajaram de trem para Jaguariaíva, lá chegando na manhã do dia seguinte.

Exerceu o ministério sacerdotal nas seguintes localidades: em Cerro Azul (1925-1927);Umbará (1928-1930); Curitiba: Mercês (1931-1933; 1934-1938). Em 1933 foi destinado a Jaguariaíva, mas, por motivos de saúde, permaneceu em Curitiba. Em 1939 retornou a Jaguaraíva como Vigário Paroquial e Conselheiro Local.

Com muito amor assumiu o Ministério Pastoral, complementando‑o com a música e o canto. Pelos seus conhecimentos botânicos aplicados em benefício medicinal do povo, particularmente no tratamento do diabetes, tornou‑se muito conhecido e procurado. Frei Anselmo usava as receitas de um livro muito conhecido em seu tempo, de autoria do Dr. Monteiro. Pelos bons resultados que conseguia obter, muitos pacientes da redondeza de Curitiba e até do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul vinham procurá-lo no Convento Nossa Senhora das Mercês. A portaria deste convento quase se transformou em ambulatório. Seu remédio contra o diabetes alcançou muito sucesso.

Retorno - Fr.Mauro retornou à Província de Veneza em 1940, onde ainda viveu 18 anos. Após ter chegado em Veneza, foi destinado a trabalhar como Capelão no Hospital Civilde Veneza. Percebendo que muitos doentes sofriam de diabetes, preparou uma medicação com a qual alcançou bons resultados, controlados pelos médicos. Transferido sucessivamente para Mestre, Villa franca de Verona e Thiene ,continuou preparando remédios naturais com ervas que lhes eram enviadas do Brasil por farmacêuticos que conheciam suas qualidades. Nos lugares onde viveu na Itália, era conhecido como o Mago de Curitiba.  

Capuchinho bom, piedoso e simples, amou e honrou o Hábito Franciscano. Viveu humildemente e trabalhou muito intensamente com a convicção de poder auxiliar muito o irmão sofredor. Doente, foi transferido para Conegliano onde, com todo o carinho dos confrades encerrou sua caminhada no dia 23/01/1959, com 77 anos de idade, 54 de Vida Religiosa, 46 de Sacerdócio e 15 anos de Missionário no Paraná.

Está sepultado em Conegliano.

por
Frei Anselmo de S. Mauro di Saline, OFMCap

Posts Recentes

No items found.

Posts desse autor

Nenhum post publicado