Frei Antônio Valentin Collet, OFMCap

16.6.1961
8.1.1994

Fr.Antônio Valentin Collet

1961-1994

Frei Antônio,filho de Jandyr Vicente Colet e Silvina Colet, nasceu em Rondinha, Município deSarandi-RS, aos 16.06.1961. Foi batizado oito dias após. A seguir, sua famíliatransferiu-se para a comunidade de Guaíra, São Lourenço do Oeste-SC. Aos11.10.1970 recebeu a 1ª Eucaristia das mãos de Fr. Honorato de Thiene. Foi crismadona Matriz Nossa Senhora da Luz, em Irati a 01.10.1977, por Dom GeraldoPellanda.

Entrou para o Semináriode Ouro, SC, aos 02.02.1975, tendo como diretor Fr. Valentim Rodigheri. Emseguida entrou para o Seminário de Laurentino e depois ao Seminário SantaMaria. Iniciou o postulantado em Siqueira Campos, aos 14.02.1982, tendo por mestreFr. Bernardo Felippe. Vestiu o hábito em Botiatuba, PR, aos 22.01.1983, tendopor mestre Fr. Danilo Biasi. Professou temporariamente aos 22.01.1984, e perpetuamenteaos 09.10.1988, em Florianópolis, SC, diante de Fr. João Daniel Lovato,Ministro Provincial. Recebeu a ordenação sacerdotal em São Lourenço do Oeste,aos 17.02.1990, das mãos de D. José Gomes, Bispo de Chapecó.

Após sua ordenação passou afazer parte da equipe dos missionários, permanecendo nela até a morte, em 1994.Fr. Antônio era aplicado, muito estudioso. Levava a sério suas atividades e sepreparava muito bem. Não gostava da improvisação e do imediatismo, mas sabiaadaptar-se à necessidade dos outros. Possuía uma inteligência ortodoxa, umtanto complexa. Demonstrava certa dificuldade em ser acessível aos ouvintes, emadaptar-se às circunstâncias. Amava o serviço a ele confiado e às missões. Eramuito discreto ao falar ou apontar defeitos em alguém. Quandomagoado, sofria e se fechava por curto espaço de tempo, e logo tudo passava.

Gostavade falar de sua família e, provavelmente, muito herdou de seu pai o jeito deser. Sofria por   problemas familiares.Contudo, era serviçal e disponível na fraternidade e no trabalho missionário.Demonstrava muita fé, amor à Província e à Igreja. Amava sua vocação e eramuito coerente no seu ideal.

Possuíaum caráter expansivo, alegre, criativo. Criava motivos de brincadeiras, esporte e jogos. Muito amigo, deixava aspróprias coisas, se fosse o caso, para solidarizar-se. Era franco, sincero,coerente, leal e não media esforços no trabalho. Vendo o desinteresse do irmão,sofria, mas não brigava por causa disso. No entanto, amava sua Fraternidade e aProvíncia.

Nãoperdia tempo em seu trabalho missionário: lia, escrevia, preparava celebrações,elaborava esquemas. Mostrava uma visão aberta e otimista do futuro e, maistarde, pretendia fazer um curso de especialização.

Comseu confrade Fr. Ângelo Valentini, sofreu acidente de automóvel na BR 153,Município de General Carneiro, PR. Faleceu neste local aos 08.01.1994 com 33anos de idade, 10 de Vida Religiosa, 4 de Vida Sacerdotal

Foi sepultado em nosso Cemitério deBotiatuba, PR.

por
Frei Antônio Valentin Collet, OFMCap

Posts Recentes

No items found.

Posts desse autor

Nenhum post publicado