Frei Belchior Aquino, OFMCap

24.4.1909
13.4.1981

* 24 de abril de 1909, em Porto Seguro-PI

+ 13 de abril de 1981, em Teresina-PI

Entrou na Ordem aos 32 anos vindo da polícia militar e foi uma das primícias do noviciado da Custódia Maranhense. Fez sua primeira profissão religiosa no dia 24 de abril de 1945. O noviciado da serra de Guaramiranga-CE foi o lugar que o teve repetidas vezes como membro da fraternidade, empenhado na formação e instrução dos jovens que aspiravam à vida seráfica. Sua profissão no mundo era alfaiate compatível com a vida do convento que abraçou e prestou relevantes serviços.

De 1945 a 1948, durante a segunda guerra mundial foi enviado ao Seminário Seráfico de Messejana como instrutor dos postulantes leigos e auxiliar de disciplina.

Por sua maturidade foi transferido para Belém do Pará como porteiro nos anos 1949-50 e em seguida para a recente fundação do Convento de Parnaíba-PI de 1950-52. Os superiores, apreciando suas qualidades devolvem-no a Guaramiranga de 1952-58, sempre como porteiro e de novo em Messejana em 1959 como alfaiate. Na abertura do convento de Sobral, lá está Frei Belchior como porteiro e horteleiro.

Seu porte humilde cativa-lhe a estima do povo e os superiores o encarregam de ir esmolar em benefício do Noviciado nos anos de 1954 a 1964; sua figura já encanecida na nova Custódia Geral do Ceará e Piauí tem forte valor exemplar e então de 1970 a 1972 é instrutor dos noviços em Guaramiranga, de onde é transferido para o convento do Coração de Jesus em Fortaleza. No ano de 1975 começa a manifestar-se nele o AVC. No ano seguinte passa a residir em Teresina, onde o clima é mais agradável e perto de seus familiares.

É incrível a disponibilidade deste irmão de cabeça branca que pode ser transferido pelos superiores de um Estado para outro e de um convento para outro, de uma casa para outra, sem que isto o deixe perturbado. Para onde ele vai, com seu comportamento manso e despretensioso cativa os frades e leigos e sabe viver o isolamento nos últimos seis anos de sua existência com edificante espírito de desprendimento e humildade. Na realidade Frei Belchior conseguiu fazer uma síntese meio grotesca, unindo os traços que herdou dá polícia, a pouca escolaridade e os estudos fragmentados de franciscanismo. Todos gostavam dele, tinha uma alma de criança, embora nunca tenha se encaixado no perfil padrão do frade.

Faleceu aos 72 anos de idade.

por
Frei Belchior Aquino, OFMCap

Posts Recentes

No items found.

Posts desse autor

Nenhum post publicado