Frei Higino Fernandes, OFMCap

8.8.1921
11.4.1979

★ 08 de agosto de 1921, em Grajaú-MA

+ 11 de abril de 1979, em Parnaíba-PI

Envolvido em sua terra natal Grajaú, na atmosfera fortemente franciscano-capuchinha dos velhos missionários, tocado pelas narrações do martírio em Alto Alegre-MA e pela vida apostólica e austera dos frades com os quais convivia, em 1937 entrou no Seminário Seráfico de Messejana-CE. Vestiu o hábito em Guaramiranga em 1945 e fez sua primeira profissão no dia 11 de fevereiro de 1946. Estudou Filosofia em Guaramiranga, Teologia em Messejana e em Parnaíba-PI. Foi ordenado sacerdote por D. Frei Emiliano Lonati no dia 24 de dezembro de 1951 em Barra do Corda-MA.

O seu primeiro campo de apostolado se deu na paróquia do Anil em São Luís do Maranhão de 1952 a 1955. Nesse mesmo ano foi enviado ao Rio de Janeiro para pregar em preparação ao Congresso Eucarístico Internacional. Pregou missões populares também em Minas Gerais, na Diocese de Guaxupé. Os retiros espirituais, que ele fez questão de contar, foram 358, para as várias categorias de fiéis, sacerdotes, religiosos/as e estudantes.

De 1956 a 1960 foi solicitado pelos Irmãos Maristas de Fortaleza-CE para ser Capelão, Diretor espiritual e Professor de Religião no Colégio Marista Cearense.

De 1961 a 1963 foi colocado como Diretor espiritual no Seminário Seráfico de Messejana e no triênio sucessivo (1963-1966) como mestre dos noviços em Guaramiranga-CE. Transferido para Parnaíba foi diretor do juvenato para irmãos leigos de 1967 a 1969, cumulando também o ofício de assistente espiritual da OFS.

De 1970 a 1971 foi vigário de Luis Correia-PI e capelão dos hansenianos na Colónia do Carpina (Parnaíba), função exercida até o fim de sua vida. Foi um homem de intensa vida espiritual, fecundo e robusto pregador popular, eficaz orientador de retiros. Encaminhou a juventude seráfica na jovem Vice-Província do Ceará-Piauí, mas revelou a envergadura de sua espiritualidade no sofrimento da última doença que o preparou para o encontro com o Supremo Pastor. Deixou edificados todos os que conheceram e saudosos aqueles que o tiveram como orientador espiritual. Este testemunho de um companheiro de caminhada bem resume a sua vida: “...Chegou a ser o melhor animador de retiro, o melhor pregador popular proclamado pelo povão e o capelão dos hansenianos mais amado do Brasil”.

Faleceu aos 58 anos de idade.


por
Frei Higino Fernandes, OFMCap

Posts Recentes

No items found.

Posts desse autor

Nenhum post publicado