Frei Jeremias Saraiva, OFMCap

10.8.1921
14.4.2002

* 10 de agosto de 1921, em Santo Antônio do Prata-PA

+ 14 de abril de 2002, em Juazeiro do Norte-CE

Primeira vocação capuchinha desabrochada no campo regado pelo suor e pelos sacrifícios dos missionários lombardos da primeira hora. Entrou no Seminário Seráfico de Messejana recém inaugurado já com 19 anos de idade, sem muita escolaridade, mas com a experiência de ter sido secretário do pároco de Aracoiaba-CE.

Completou seus estudos nesse lugar e depois foi enviado para o santo noviciado em Guaramiranga, fazendo sua primeira profissão nο dia 11 de fevereiro de 1946. No estudantado de Parnaíba-PI estudou filosofia e teologia e sendo aí, ordenado presbítero no dia 16 de dezembro de 1951 na catedral de Nossa Senhora da Graças.

Era um líder, tinha a qualidade de aglutinar pessoas em torno de assuntos que estavam exigindo mudanças. Teve uma folha vasta nο campo da pastoral, como missionário e principalmente assumindo paróquias como: Teresina, Monsenho Gil-PI, Parnaíba, Aracoiaba, Juazeiro, Tiradentes e Nova Olinda-CE. Passou treze anos presidindo fraternidades, como superior. Fez parte da primeira comunidade de Sobral. Ajudou muito na formação dos jovens sendo diretor do pré-seminário de Juazeiro do Norte e Diretor espiritual do Seminário Seráfico de Messejana.

Tinha uma predileção pelo Cariri, onde tinha muitos amigos e uma veneração especial dos romeiros. A fragilidade de seu corpo octogenário começou a definhar. Ele deve ter percebido que a morte se aproximava de mansinho, mas persistentemente na sua direção. Tanto é que pediu para tratar-se em Juazeiro do Norte como que procurando jazigo no lugar onde tanto trabalhou e foi tão reconhecido e amado.

Faleceu aos 81 anos de idade.

por
Frei Jeremias Saraiva, OFMCap

Posts Recentes

No items found.

Posts desse autor

Nenhum post publicado