Frei José Rizzi

17.5.1965
5.2.2014

Registro

Nasceu na localidade de São João, em Protásio Alves, em 17 de maio de 1965, filho de Guerino José Rissi e Jobina Santina Cecchin Rizzi. Com 16 anos ingressou no seminário diocesano de Chapecó, SC, onde permaneceu de 1981 a 1983. Em 1984 iniciou o processo formativo com os Freis Capuchinhos da Província do Rio Grande do Sul, na casa formativa de Passo Fundo, onde concluiu o postulantado em 1986. Informações pessoais
Em 1987 fez o ano do noviciado no Convento São Boaventura, em Marau, concluído com a profissão religiosa em 24 de janeiro de 1988. Em meados de 1993 recebeu a ordem do Diaconato no Santuário São Judas, em Porto Alegre e, em 5 de fevereiro de 1994, na matriz São José, de Ibiraiaras, a ordem presbiteral, pelas mãos de Dom Orlando Dotti. Iniciou os estudos básicos em Quilombo (SC) e o Segundo Grau em Chapecó e Quilombo. Cursou Filosofia no Instituto Berthier, de Passo Fundo, de 1984 a 1986, e, em Teologia na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF), de Porto Alegre, de 1989 a 1993. Em Porto Alegre, como estudante de teologia, viveu nas fraternidades São Lourenço de Bríndisi, São Judas e na comunidade Nossa Senhora das Graças. No decorrer dos estudos teológicos, em 1992, fez estágio pastoral na Paróquia São José, em Ibiraiaras. Nos primeiros sete anos como sacerdote integrou a equipe das missões populares, como membro da Fraternidade N. Sra. de Fátima, de Vacaria. De 2001 a 2008 foi vigário paroquial na Paróquia São Luiz Gonzaga, de Veranópolis. Desde maio de 2009, viveu e exerceu o ministério pastoral na Paróquia São José, de Ibiraiaras, inicialmente, também como vigário paroquial da Paróquia Conceição, de Caseiros. De 2010 a 2013 assumiu como pároco da mesma Paróquia São José, de Ibiraiaras, retornando à função de vigário paroquial em janeiro deste ano.

Capuchinho Frei José Rizzi foi  sepultado em biraiaras na quinta-feira 06 de fevereiro de 2014. Morreu  na madrugada da quarta-feira 5 de fevereiro de  causas naturais, na casa paroquial de Ibiraiaras, onde desempenhava as funções de vigário da fraternidade e paroquial .

Tinha 48 anos, 25 de vida religiosa e exatos 20 anos de sacerdócio. Está sendo velado na igreja matriz São José de Ibiraiaras e a missa de despedida será amanhã, dia 6, às 9 horas, e o sepultamento no jazigo da Paróquia São José no cemitério de Ibiraiaras.

A celebração de despedia, na matriz São José, de Ibiraiaras, com grande presença de confrades, comunidade e familiares, foi presidida por D. Irineu Gassen, bispo de Vacaria, concelebrada pelos bispos eméritos Dom Orlando Dotti e D. Osório Bebber e mais 37 sacerdotes (capuchinhos e diocesanos) e os diáconos freis Marcelo Carvalho e Maicon Boccalon. Entre os concelebrantes também estavam o ministro provincial, Frei Cleonir P. Dalbosco e os conselheiros freis Doraci Tartari, José Lagni e Darci Vazatta, o conselheiro geral Frei Sérgio Dal Moro e freis Manoel Baldissera e Almir Roeder, da Custódia Brasil Oeste; presentes também inúmeros irmãos e pós-noviços capuchinhos e religiosos e religiosas

por
Frei José Rizzi

Posts Recentes

No items found.

Posts desse autor

Nenhum post publicado