Frei Miguel de Anadia, OFMCap

20.1.1927
10.8.2021

Nasceu aos 20 janeiro de 1927 em Anadia-AL. Filho de Pedro Antônio da Silva e Guilhermina Roza dos Anjos. Foi batizado aos 11 de setembro de 1927, na paróquia Nossa Senhora do Ó, em São Miguel dos Campos-AL, sendo oficiante o padre Júlio Ferreira Albuquerque.

Ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos aos 31 de janeiro de 1951. Iniciou o noviciado aos 24 de dezembro de1951, tendo como mestre Frei Cipriano de Ponteccio.  Emitiu a Profissão Temporária aos 25 de dezembro 1952 e a Profissão Perpétua em 26 de julho de 1956.

Fez os seguintes cursos: Científico em Catolé do Rocha-PB; Técnico em Contabilidade pelo Colégio Técnico Dom Vital (Catolé do Rocha-PB) e Datilografia na Escola de Datilografia São Francisco, em Nova Veneza-SP.

Viveu por muitos anos como irmão leigo, mas, depois, decidiu-se pelas Ordens Sacras e fez os cursos de Filosofia e Teologia. Assim sendo, no dia 17 de fevereiro de1980 recebeu os ministérios de Leitor e Acólito. Foi ordenado diácono a 23 de março de 1980 por Dom Gilberto Pereira Lopes, arcebispo coadjutor de Campinas-SP. A ordenação presbiteral deu-se em 08 de dezembro de 1980, pela imposição das mãos e oração consecratória de Dom Timóteo Francisco Nemésio Cordeiro, OFMCap., bispo de Tianguá-CE.

Assumiu diversos ofícios: porteiro, esmoler, sacristão, auxiliar de enfermagem, formador, definidor provincial, vigário paroquial em Lagoa do Ouro-PE e vigário cooperador e paroquial em Caruaru-PE. Residiu em Recife-PE, Natal-RN, João Pessoa-PB, Maceió-AL, Bom Conselho-PE, Catolé do Rocha-PB e Caruaru-PE. 

Era muito querido na cidade de Caruaru-PE, destacando-se pelo atendimento às confissões e pela disponibilidade para conceder bênçãos e presidir exéquias. No ano de 2013, foram-lhe concedidos o título de Cidadão Caruaruense e a Medalha de honra ao mérito Frei Tito de Piegaio, pelos relevantes serviços religiosos prestados à cidade.

Faleceu no Hospital da UNIMED, em Caruaru-PE, no dia 10 de agosto de 2021, aos 94 anos de idade, vítima de pneumonia bronco-aspirativa.

Ao seu velório compareceram muitos fiéis, confrades e vários padres diocesanos. A missa exequial foi presidida no dia 12 de agosto de 2021, às 10h, na Igreja Matriz do Coração Eucarístico de Jesus, pelo excelentíssimo e reverendíssimo Dom José Ruy Gonçalves Lopes, OFMCap., bispo diocesano de Caruaru-PE. Outros três bispos capuchinhos foram concelebrantes: Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, arcebispo emérito de Vitória da Conquista-BA e Vigário Geral da Arquidiocese de Olinda e Recife; Dom Magnus Henrique Lopes, bispo diocesano de Salgueiro-PE e Dom Severino Batista de França, bispo emérito de Nazaré-PE. Fizeram-se ainda presentes: Frei João Batista da Paz, Ministro provincial da PRONEB, Frei Helio Junior Ferreira, Vigário provincial, Frei Genivaldo Viana Silva, Conselheiro provincial, Frei Marcelo Araújo de Lima, Administrador paroquial e guardião do convento Coração Eucarístico de Jesus, onde residia Frei Miguel. Fizeram-se ainda presentes vários outros confrades advindos de várias fraternidades da Província, sacerdotes da diocese de Caruaru, religiosos e religiosas, formandos e significativo número de fiéis.

Às13h, iniciou-se o cortejo fúnebre até o cemitério Parque dos Arcos, em Caruaru-PE e, às 13h30min, aconteceu o sepultamento.

por
Frei Miguel de Anadia, OFMCap

Posts Recentes

No items found.

Posts desse autor

Nenhum post publicado