Frei Serafim, OFMCap

22.11.1937
14.1.2017

Fr. Serafim (João Nissete de Oliveira)

Frei Serafim nasceu em Jaboti PR, aos 22 denovembro de 1937. É filho do casal Joaquim de Oliveira  e Gerarda Aniceta de Siqueira. Foibatizado com o nome de Joao Nissete por Fr. Damião de Thiene, aos 30.01.1938, ecrismado por Dom Geraldo de Proença Sigaud, aos 07.10.1947. Recebeu a PrimeiraEucaristia aos 22.10.1950 das mãos de Fr. Guilherme de Magrédis, também emJaboti.

Fr. Serafim conheceu os Freis CapuchinhosIrineu de Pádua, Luiz de Bassano, Pedro Maria de Curitiba, Doroteu de Pádua eJoaquim de Curitiba, que trabalhavam na Paróquia de Tomazina, e atendiam tambéma Capela de Jaboti. Desejou, então, tornar-se um deles.

Com 17 anos de idade, aos 12 defevereiro de 1955, através de Fr. Doroteu, foi morar temporariamente na casaparoquial de Tomazina. Neste período teve contato mais próximo aos freis,convivendo como sacristão e atendendo a casa paroquial. Em agosto daquele mesmoano passou pelo Convento das Mercês, seguindo para o Seminário São José, quefuncionava junto ao Seminário São Francisco, em Barra Fria (hojeLacerdópolis - SC).  

No dia 8de setembro de 1956 recebeu o hábito de probando, e em dezembro deste ano foipara Riozinho. No dia 17 de dezembro de 1957 foi aprovado para ir ao noviciado.Aos 11 de fevereiro de 1958 recebeu o hábito capuchinho, em Siqueira Camposcom o nome de Frei Serafim de Jaboti. Neste convento fez o noviciado, sendomestre Fr. Barnabé de Guarda Vêneta. Fez a profissão temporária aos 11.02.1959,e a seguir foi transferido para Riozinho. Aos 2 de janeiro de 1961 foi paraLaurentino, como Assistente do Seminário São Luiz Gonzaga. Em setembro daquelemesmo ano retornou a Riozinho. A seguir foi fazer retiro em Siqueira Campos,dirigido por Fr. Germano de Leon, emitindo os votos perpétuos no dia 12 de fevereirode 1962, nas mãos de Fr. Barnabé de Guarda Vêneta.

Comoreligioso Frei Serafim residiu nos seguintes lugares: Irati: Seminário SãoJosé, junto ao Seminário Santa Maria, duas vezes; Laurentino, duas vezes; Botiatuba,quatro vezes; Ponta Grossa: Bom Jesus, três vezes; Siqueira Campos, duas vezes;Uraí; Céu Azul; Curitiba: Santuário São Leopoldo; Curitiba: Cúria Provincial;Curitiba: Mercês, três vezes; Santo Antônio da Platina; Ibiporã; Foz do Iguaçu,Assunção-PY; Itapoá, Jaboti.

Nesteslugares Frei Serafim prestou o serviço de Assistente dos Freis Irmãos,Assistente dos Seminaristas, Chacareiro, Motorista do Provincial, Provedor,Zelador do Seminário, Pastoral da Insersão, Pastoral das Bênçãos, Recepcionista,Manutenção, Ministro da Eucaristia, Administrador da Casa de Retiros,Companheiro e Ajudante dos Freis.

No ano1999 Frei Serafim peregrinou à Terra Santa, Roma, Assis, Pádua e Veneza. Em2009 celebrou na sua terra natal os 50 anos de Vida Religiosa.

Qualidades:Frei Serafim destacou-se como um Frei disponível, obediente, sensível com osmais sofridos, acolhedor, incentivador, muito humano, mariano (várias vezesperegrinou a Aparecida. Morreu no dia de Nossa Senhora, a quem muito amava).

Ultimamentea saúde de Fr. Serafim vinha decaindo muito. Estava internado  no Hospital Vita de Curitiba, quando veio afalecer, sábado dia 14 de janeiro de 2017, às 14h30. Foi sepultado no Cemitériode Botiatuba aos  cantos da Salve Reginae Com Minha Mãe Estarei, seguidos de uma grande salva de palmas.    Contava 79 anos de idade e 57 de Vida Religiosa.

por
Frei Serafim, OFMCap

Posts Recentes

No items found.

Posts desse autor

Nenhum post publicado