Franciscano

Bem-Aventurado João de Penna

Sacerdote da Primeira Ordem (1200-1271). Pio VII concedeu seu ofício e missa em sua honra no dia 20 de novembro de 1806.

João nasceu em 1200 em Penna San Giovanni, na Província de Macerata, pertencente àquela primeira geração franciscana que se fez gloriosa na região de Marcas.  É comumente cotado entre os discípulos de São Francisco sem ter contato algum com o Santo Fundador.

O capitulo 45 dos Fioretti de São Francisco descreve em cores vivas a sinceridade de sua alma, a vocação franciscana, o grande apostolado Provença e em sua terra natal, as experiências míticas e as perseguições a que fora submetido no final dos seus dias pelo espírito do mal.

João, aos quinze anos, foi atraído à semente franciscana pela pregação de Frei Felipe, um dos primeiros discípulos enviados por São Francisco a evangelizar Marcas e vestiu o habito dos Frades Menores no Convento de Recanati. Depois chegou a ser sacerdote.

Seu nome esta ligado à primeira expedição Franciscana em Provenza. Entre os trinta frades enviados por São Francisco no Capitulo de 1217 em Galia Narbonesa, sobre a direção de Frei João Bonelli de Florença, está nossa figura “Frei João de Pinna Picena”. Seu ministério naquela região se prolongou por vinte cinco anos, sem mais nada a constar nas fontes. Só sabemos que ele se distinguiu pelo seu zelo apostólico e por sua eloqüência nas palavras, sendo visto como “pregador digno de veneração e admiração”. Junto com os outros religiosos, dedicou-se ao combate das heresias dos albigenses, que naquela ocasião estavam espalhados por toda França, e a restaurar os costumes e pacificar as regiões. Nítida eram sua caridade e assistência aos leprosos e outros enfermos. Com uma santa vida de trabalho contribuiu para a primeira difusão e propagação do franciscanismo em terras francesas.

Os fioretti de São Francisco falavam assim sobre ele: “vivendo com grande honestidade, santidade e exemplaridade, crescendo sempre em virtudes e em graça de Deus, era sumamente amado pelos irmãos e pelos seculares”. Provavelmente ele conheceu Santo Antonio de Pádua no período em que o santo pregou em Limoges e em Tolosa e que interviu no Capitulo de Arles, famoso pela aparição de São Francisco aos frades.

Depois de vinte cinco anos de apostolado em Provenza, voltou à sua cidade natal onde viveu mais trinta e cinco anos de sua peregrinação terrena através dos trabalhos apostólicos e da contemplação sobre as coisas celestiais. Foi avisado por um anjo que sua caminha na terra estava chegando ao fim. Ele superou os últimos ataques do demônio e morreu serenamente no dia 3 de abril de 1271. Tinha 71 anos. Pio VII concedeu seu oficio na missa em sua honra no dia 20 de novembro de 1806.

Fonte: Santos Franciscanos para cada dia, Ed. Porziuncola