Santa Clara

Cronologia

1194 – Nascimento de Santa Clara, na casa paterna da praça de são Rufino, em Assis. Filha mais velha de Hortolana e Bernardino.

1200 – Estabelecimento da Comuna de Assis. A família de Clara, nobre, refugia-se em Corozano, por causa de uma revolução popular. Depois vai para Perusa onde permanece até 1204.

1210 – Francisco prega na Catedral de São Rufino, Clara pode estar presente. Neste ano eles podem Ter tido diversas entrevistas.

1211 – Encontros com  Francisco, Clara tem 17 anos e ele 29.

1212 – 18 de março – Domingo de Ramos – Clara sai de casa e se consagra a Deus na Porciúncula. No dia 19, vai para o mosteiro de São Paulo das Abadessas. Pouco depois vai para ermida de Santo Ângelo de Panço.

4 ou 5 de abril – Inês, irmã de Clara, junta-se a ela em Santo Ângelo de Panço. Pouco tempo depois, Francisco leva-as para São Damião. Em agosto entra Pacífica de Guelfúcio, já em São Damião. Francisco dá as  irmãs sua primeira forma de vida.

1216 – Por conselho de Francisco Clara aceita a regra de São Bento e o título de abadessa. Mas consegue o “privilégio da pobreza” de Inocêncio III.

1218 - O papa, Honório III, concede ao Cardeal Hugolino plenos poderes para cuidar das irmãs pobres. 

1219 - Frei Felipe Longo de Atri se torna visitador das Irmãs pobres.

1220 - Clara recebe a carta do Cardeal Hugolino, logo após a Páscoa, em que ele a chama de “Mãe da minha Salvação.

1224 - Clara começa a estar habitualmente bastante doente.

1225 - As monjas de Santo Apolinário adotam a forma de vida de São Damião.

1226 - Francisco compõe o Audite Poverelle.