Nenhum sub-capítulo encontrado

Introdução
O códice B24 (por Esser chamado RV2) contém a Primeira Carta aos Clérigos copiada em um missal beneditino. É o texto mais antigo que possuímos (entre 1219 e 1238) fora os autógrafos. Esta Carta é um dos escritos de São Francisco estudados mais a fundo. Tem uma base nos relatos de LP 18 e EP 56 (São Francisco andava com uma vassoura para limpar as igrejas, falava com os clérigos) e no seu amor à Eucaristia, documentado também noTestamento, na 1Adm etc. Alguns estudiosos só levam em consideração esta primeira carta, eliminando a segunda, que dizem ter muito poucas diferenças (é só nos ns. 4, 13 e 14))...

Primeira Recensão da Carta aos Clérigos

1. Reflitamos, todos os clérigos, sobre o grande pecado e sobre a ignorância que alguns têm sobre o santíssimo corpo e sangue de nosso Senhor Jesus Cristo e sobre os sacratíssimos nomes e palavras dele escritos, que santificam o corpo.

2. Sabemos que não pode haver o corpo se não for primeiro santificado pela palavra.

3. Pois nada temos e vemos corporalmente neste século do próprio Altíssimo a não ser o corpo e o sangue, os nomes e as palavras, pelos quais fomos feitos e remidos da morte para a vida (1Jo 3,14).

4. Portanto, todos os que administram tão santíssimos mistérios, considerem dentro de si, principalmente os que administram ilicitamente, como são vis os cálices, os corporais e panos em que é sacrificado seu corpo e sangue.

5. E é colocado por muitos em lugares vis abandonado, é carregado de maneira miserável e e recebido indignamente, e administrado a outros indiscretamente.

6. Também seus nomes e palavras escritas às vezes são pisoteados;

7. porque o homem animal não compreende as coisas que são de Deus (1Cor 2,14).

8. Será que não somos movidos pela piedade de todas essas coisas se o próprio piedoso Senhor se apresenta em nossas mãos e o tratamos e recebemos todos os dias em nossa boca?

9. Ou ignoramos que devemos cair em suas mãos?

10.Portanto, emendemo-nos depressa e firmemente disso tudo e de outras coisas;

11. e onde quer que esteja o santíssimo corpo de nosso Senhor Jesus Cristo ilicitamente colocado e abandonado, seja removido desse lugar e colocado e confiado a um lugar precioso.

12. De maneira semelhante, os nomes e palavras do Senhor escritas, onde quer que se encontrem em lugares imundos, sejam recolhidos e devam ser colocados em lugares honestos.

13. Todos os clérigos tenham que observar todas essas coisas acima de tudo, até o fim.

14. E os que isso não fizerem, saibam que deverão prestar contas no dia do juízo (cfr. Mt 12,36) diante de nosso Senhor Jesus Cristo.

15. Os que mandarem fazer cópias deste escrito, para que deva ser melhor observado, saibam que são abençoados pelo Senhor.