Segunda parte do Encontro Panamericano de JPIC

Segunda parte do Encontro Panamericano de JPIC

No sábado, 17 de abril, aconteceu a 2ªparte do Encontro Panamericano de animadores capuchinhos de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), reunindo, de modo virtual, cerca de 75participantes, na grande maioria animadores capuchinhos de JPIC de toda a América, também alguns leigos e religiosas que atuam com os frades neste serviço, bem como alguns ministros provinciais, conselheiros gerais e frades de diversos serviços da Cúria Geral, contando inclusive com uma breve saudação do ministro geral, frei Roberto Genuin.

           Foi em continuidade ao Encontro que acontecera, de modo virtual, no dia 10 de abril. Estes dois Encontros são frutos de um processo de intercâmbio e encontros on-line, desde meados de 2020, entre os representantes da JPIC das Conferências dos capuchinhos do Brasil (CCB), da América Andina (CCA), da América Central e Caribe (CONCAM) e da América do Norte e Pacífico (NAPCC). O Departamento de JPIC da Ordem, através de frei Joel de Jesus, participou de todo este processo e coordenou estes dois Encontros, junto com estes representantes de JPIC das Conferências emais alguns capuchinhos da JPIC indicados.

           O Encontro de 17 de abril iniciou com uma mensagem de incentivo do vigário geral, frei José Angel. Após, frei Txarli Azcona, capuchinho que vive em uma fraternidade missionária e contemplativa na Amazônia (Equador), discorreu sobre a “JPIC e contemplação”. Foi seguido pelo frei Jaime Rey, do Departamento de Formação da Ordem, abordando “JPIC e formação”. Os participantes seguiram, então, para diálogos em grupos (divididos em “salas” no sistema zoom), para partilharem sobre estas duas conferências. Depois frei Mariosvaldo Florentino, do Departamento de Missão e Evangelização da Ordem, abordou “JPIC e missão”, seguido com o retorno ao diálogo em grupos. Ao final destes grupos, houve a exposição, em plenário, dos pontos centrais desses diálogos pelos secretários dos grupos.

           O Encontro foi, pois, muito bem avaliado, reunindo capuchinhos, leigos e religiosos para aprofundarem a JPIC, integrada com as várias dimensões do carisma franciscano-capuchinho. Mesmo com os limites da comunicação virtual, por este meio pode-se escutar experiências de realidades tão diversas e distantes deste amplo continente americano. E todas essas contribuições dos diálogos em grupos, das conferências e mensagens durantes estes dois momentos on-line de 3 horas cada, serão a base para a elaboração de um Documento a reunir estas diversas partilhas e interpelações e a ser encaminhado igualmente para a organização do vindouro Encontro Panamericano da Ordem.

Os materiais destes Encontros (vídeos, palestras, etc) estarão disponíveis no link: https://www.jpicofmcap.org/courses/jpic-panamerican-conference-10-17-april-2021/?tab=tab-curriculum

Autor:
Frei Marcelo Toyansk, OFMCap
No items found.
Comente