Cappuccino? A origem de uma das bebidas mais famosas do mundo

Cappuccino? A origem de uma das bebidas mais famosas do mundo

"Reza a lenda" que uma das mais famosas bebidas do mundo, o Cappuccino, teve origem num frade Capuchinho do século XVII chamado Marcos de Aviano, beatificado por São João Paulo II em 2003.

Em 1683, a cidade de Viena estava para cair nas mãos do exército dos turcos muçulmanos porque os comandantes dos exércitos cristãos não se entendiam e dispersavam-se em discussões inúteis e perigosas. Foi então que o papa Inocêncio XI decidiu enviar Marcos na desesperada tentativa de uni-los para combater o inimigo comum. A sua intervenção foi tão eficaz que os turcos foram expulsos, Viena foi salva e a paz voltou à Europa. Por isso, na Áustria, na Alemanha e nos países da Europa do Leste, ele é celebrado como herói nacional e a sua figura histórica é estudada nas escolas.

Entre os despojos de guerra deixados para trás pelos turcos contavam-se inúmeros sacos de café. Parecendo aos italianos aquela bebida demasiado forte e amarga, o frade Capuchinho, Marcos de Aviano, terá sugerido que se misturasse natas, tornando aquela bebida bastante agradável. Há quem diga que a terá ainda adoçado com mel.

Hoje em dia, o estilo de cappuccino varia de país para país. A qualidade do expresso, textura e temperatura do leite são elementos de fundamental importância na preparação desse café. Para saber se a vaporização está perfeita, deve-se conferir se o leite cria uma espuma com textura aveludada, brilhante e cremosa. Baristas mais experientes criam desenhos e formas no leite vaporizado, essa técnica é chamada de latte art.

O caminho que hoje define essa bebida além de uma dose de café expresso, é a textura e a temperatura do leite, um fator muito importante na preparação. Quando um barista prepara um cappuccino, micro vapores de leite são criados pela introdução de várias bolhas de ar no leite, dando uma textura aveludada. O cappuccino tradicional consiste de um café, em que o barista derrama a espuma de leite quente, resultando em uns 2 cm de espessura da espuma de leite.

Conheça aqui a vida do Beato Marcos de Aviano e beba um cappuccino em sua honra!

Autor:
Departamento de Comunicação da CCB
No items found.
Comente