Capuchinhos comemoram 25 anos de presença na periferia de São Luís - MA

Capuchinhos comemoram 25 anos de presença na periferia de São Luís - MA

Neste ano de 2021, a Fraternidade Nossa Senhora dos Capuchinhos, pertencente a Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo, localizada no bairro do Coroadinho, em São Luís – MA, erigida em 02 de agosto de 1996, celebra os seus 25 anos de presença e de missão, um tempo marcado por muitas histórias e pelo excessivo trabalho dos frades para com as famílias.

As festas do jubileu aconteceram junto com o festejo em honra à padroeira, com pequenas missões próximas às famílias selecionadas do bairro, mantendo as restrições sanitárias locais, e encerrou-se com o tríduo de Nossa Senhora dos Capuchinhos, iniciado no dia 5 de outubro com as comunidades da paróquia em que a fraternidade está inserida e outras paróquias administradas pelos frades do Regional de São Luís.

História

A ideia de construção do convento no Coroadinho partiu das propostas feitas pelo então Ministro Geral, Frei John Corriveau, do Provincial de Milão e do Vice-Provincial,Frei Gentil Gianellini, para separar as casas de formação ligadas as paróquias, afim de proporcionar aos frades em formação inicial um ambiente propício para o crescimento humano e espiritual.

As obras só foram realizadas graças às ajudas da Província de Milão, do Secretariado Provincial das Missões, da Cúria Geral, da Adveniat e com os nossos recursos disponíveis. Claro, que não podemos esquecer da grandiosa ajuda direta e indiretamente do povo de Deus que desde quando chegamos sempre nos ajuda em nossas necessidades.

A nova fraternidade recentemente erigida, foi dedicada a Virgem Maria, com o título de Nossa Senhora dos Capuchinhos. O primeiro guardião a assumir administração do convento foi o Frei Dourival Ribeiro Miranda (1996-1998), seguido de Frei Paulo Sérgio (1999), Frei Franklin (2000), Frei Willian Alves dos Santos (2001-2005), Frei João de Araújo Santiago (2006-2008), Frei José Luís Leitão (2009-2014), atualmente membro da fraternidade, Frei Wanderlam (2015-2017), Frei José Ribamar Gomes (2018-2020) e atualmente assumindo o oficio de guardião da fraternidade, Frei Flávio Oscar Sá da Costa.

Pelos numerosos trabalhos pastorais e sociais que os frades exerciam, sobretudo, na assistência às famílias necessitadas do bairro e devido a grande quantidade de fiéis que acorria à pequena capela do convento, uma nova igreja foi pensada para acolher o povo e as grandes cerimônias religiosas. A nova Igreja edificada ao lado do convento foi inaugurada em 1999, e foi dedicada em homenagem a Nossa Senhora dos Capuchinhos. O templo, além de favorecer um ambiente propício para a devoção do povo, contém um amplo coro para a comunidade religiosa, além de espaços para o confessionário e a sacristia.

Relatório de Frei Gentil Gianellini no X Capítulo Vice-Provincial (5 a 9 de janeiro de 1998 em Belém-PA)
Autor:
Frei Antônio Francisco Ferreira, OFMCap
No items found.
Comente