Capuchinhos do Nordeste lançam Marca do Capítulo Provincial 2024
Estamos em um ano capitular e no próximo mês de novembro nos reuniremos para colocarmos em comum tudo aquilo que trazemos como memória e também anseios. Os preparativos para o XV Capítulo Provincial já iniciaram e, hoje, temos a alegria de publicar a logomarca e a oração em preparação para aquele fraterno momento.
Apresentação da Marca do XV Capítulo Provincial
A marca, do germânico “Markas”, que quer dizer “significado”, é o próprio conceito de um grupo que é identificado por diversos elementos, como os presentes nesta imagem, o símbolo, as cores, frases, entre outros aspectos que conseguimos observar. Segundo Philip Kotler, considerado o “Pai do Marketing”, a marca é tudo o que tem a ver coma percepção do produto e com os valores que ele representa. Em suma, é um conjunto de elementos que formam uma imagem com o objetivo de transmitir a mensagem central de um produto, grupo ou evento.
XV Capítulo Provincial
O Capítulo provincial é a expressão mais completa da fraternidade. É realizado de três em três anos e tem como presidente o Ministro geral ou algum outro irmão delegado. Num Capítulo provincial são discutidos os assuntos mais importantes para a província como também são planejados todos os seus passos para o próximo triênio.
Este Capítulo será eletivo e escolherá o Ministro provincial e seus conselheiros, que conduzirão a província no próximo triênio. O Capítulo é um momento forte de expressão da oração, da vivência do carisma e da fraternidade.
Tema do XV Capítulo
O Tema escolhido para o XV Capítulo provincial, a ser realizado de 18 a 21 de novembro de 2024, em Lagoa Seca-PB, é o seguinte: “Das Chagas à vida: a ferida como lugar de renovação”. Este tema foi escolhido com o intuito de referenciar o jubileu dos 800 anos da impressão das chagas de São Francisco de Assis. O tema deve inspirar os frades a revisitarem as marcas da sua história enquanto província, revendo as experiências dolorosas que podem levar a uma profunda transformação espiritual e emocional, resultando em uma nova perspectiva de vida e maior sabedoria. Trata-se da aceitação das próprias cicatrizes e imperfeições como parte da jornada humana e da beleza da vida. Por isso, este tema oferece uma rica oportunidade para explorar a complexidade da condição humana, mostrando como as feridas podem, paradoxalmente, ser fontes de renovação e vida nova, como foi para Francisco de Assis.
As chagas do Pobrezinho de Assis exemplificam perfeitamente a ideia de que a dor e o sofrimento podem ser transformadores. Do mesmo modo que o Pai Seráfico encontrou nas suas chagas um caminho para uma maior união com Cristo e uma renovação espiritual, todos podem ver nas suas próprias "feridas" oportunidades para crescimento, transformação e renovação pessoal e fraterna.
Marca do XV Capítulo
A marca criada para o XV Capítulo provincial tem o estilo de desenho vetorial, sendo produzida com o auxílio da computação gráfica e gerada a partir de descrições geométricas de formas compostas por curvas, elipses, polígonos, textos, entre outros. A imagem projetada por Frei Maurício Soares e desenvolvida através da arte de Frei Rodrigo Hipólito traz elementos que dialogam entre si e transmitem, portando muita sensibilidade e leveza, o tema do Capítulo.
Cores e significados da marca
A cor predominante é a Terceto Hex (RGB: #fdc63d), seguindo a seguinte paleta de cores que parte do amarelo, passa por tons de castanhos e preto:
Esta cor que está na escala dos tons amarelos é frequentemente associada a sentimentos de alegria e otimismo, podendo sugerir, desse modo, dinamismo, energia, vitalidade e positividade. É usada por artistas na execução da pintura de paisagens, como a aurora ou imagens de tonalidades quentes, alegres e vibrantes, e remete ao renascimento e às luzes dos raios do Sol. O círculo sugere criatividade e originalidade, deforma inconvencional ou a partir de uma nova perspectiva, propondo uma estética simples que se adequa ao uso básico. Representa também constância, unidade e integração.
A Fonte escolhida é a Futura MD BT, para o primeiro plano, e a Futura BK BT, para o segundo plano. Elas foram desenvolvidas em 1924, na época entre a Primeira e Segunda Guerra Mundial, tendo por objetivo representar o futuro esperado e tomando por base as curvas das inscrições lapidares da Grécia clássica.
Predominam na imagem dois personagens de mãos dadas, em uma representação poderosa, que ressoa em diversos níveis emocionais e culturais. Lembra-nos da importância de nos conectarmos com os outros, de trabalharmos juntos em harmonia e de oferecermos incondicionalmente apoio e amor. Em um mundo frequentemente marcado por divisões e conflitos, mãos dadas são um lembrete visual de que a união e a solidariedade são essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica.
Ao observar a imagem, subentende-se que está se retratando mais do que um aperto de mão, mas um gesto de apoio e colaboração entre São Francisco de Assis (representado pelo hábito surrado e o estigma) e um frade contemporâneo (representado por um hábito moderno, com tom de pele próximo a coloração da pele da grande parte da população nordestina e com suas feridas internas).
Conclusão
Queremos, através desta imagem, transmitir os valores que o Capítulo provincial representa: oração, fraternidade, discernimento, colaboração, carisma e unidade. Juntando tais elementos, apresentamos a marca oficial do XV Capítulo provincial:
Mockups
Esta marca pode ser aplicada em diversas circunstâncias, como folders, suvenires, documentos, crachá de identificação para o evento, cédulas de votação, entre outros materiais usados durante o capítulo. É importante salientar que, segundo a instrução do manual de marca dos Franciscanos Capuchinhos do Brasil, esta marca não substitui a logo da província, pois remete somente a este evento próprio, devendo ser acompanhado do brasão oficial.