Capuchinhos e Campanha da Fraternidade: Registros de comunidades de São Paulo em relação à fome e a solidariedade

Capuchinhos e Campanha da Fraternidade: Registros de comunidades de São Paulo em relação à fome e a solidariedade

Neste tempo quaresmal, em que a Igreja lança a Campanha da Fraternidade para superação da realidade da fome, a Comissão Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) dos Capuchinhos de São Paulo publicou três registros de realidade de comunidades nas periferias da cidade de São Paulo, às quais a JPIC tem apoiado, com doações emergenciais regularmente, desde o início da pandemia. Este apoio acontece em parceria com a Pastoral da Moradia da Arquidiocese de São Paulo e os movimentos de moradia.

O primeiro vídeo traz a realidade a partir da comunidade do Jardim Gaivotas, bairro de Grajaú, com a abordagem da liderança da comunidade, Ana Gomes. Ela ressalta o porquê ainda haver tanta fome nas comunidades. Mesmo com tanto abandono, ela expressa esperança e se fortalece na união comunitária.

O segundo vídeo parte da realidade de outras comunidades da zona sul da cidade, em Grajaú e Parelheiros, também acompanhadas pelo movimento de moradia, com a abordagem da liderança da União de Movimento de Moradia, Sheila Nobre. Com a frase “quem tem fome, tem pressa”, enfatiza que a fome tem endereço, mas são firmes na luta popular para a transformação dessa realidade.

E o terceiro vídeo traz a realidade da comunidade no Jardim Vista Alegre, bairro Brasilândia, relatada pela liderança comunitária, Tatiane Silva. Relata a situação de fome junto da falta de emprego e o grande impacto das enchentes na comunidade, com as quais muitas famílias perderam tudo o que tem, necessitando de solidariedade e da transformação urgente dessa situação.

Autor:
Frei Marcelo Toyansk, OFMCap
No items found.
Comente