Capuchinhos realizam Missões na Paróquia de Tuntum/MA

Capuchinhos realizam Missões na Paróquia de Tuntum/MA

Entre os dias 1 e 23 do mês de julho de 2023, a Paróquia São Raimundo Nonato em Tuntum/MA recebeu um grupo de onze frades pós-noviços da Fraternidade Nossa Senhora dos Capuchinhos de São Luís. O grupo veio realizar uma experiência missionaria nas comunidades da Zona Rural da Paróquia de Tuntum. Coordenados pelo frei José Domingos Lopes, responsável pelas Comunidades da Zona Rural, os pós-noviços foram divididos em dois grupos e enviados aos povoados de “Cigana” e “Creoli do Bina”.

As atividades realizadas nas comunidades foram caracterizadas pelas visitas às casas das famílias, com prioridade às pessoas que por algum motivo não frequentavam mais à Igreja. Além disso, aproveitou-se o calendário semanal das comunidades para adaptá-lo à missão tudo isso em diálogo com os dirigentes de cada comunidade. As refeições eram tomadas nas casas dos moradores, e todos foram muito bem acolhidos. Pela manhã aconteceu as visitas às casas e no final da tarde ou a noite aconteceram as celebrações (recitação do S. Rosário, palestra, celebração da Palavra, renovação das promessas batismais, Via-Sacra, visita ao cemitério etc.), fato notado pelos grupos que a cada noite, a participação nas celebrações na capela sempre aumentava.

Após a conclusão da primeira semana, os frades retornaram a Tuntum para um dia de descanso, para depois retomarem as atividades em outros povoados. Desta vez “Mato Verde” e “Belém do Maranhão”, mais conhecido como “Barriguda”. Nessa segunda semana missionária, as atividades foram parecidas com as da primeira, porém com as adaptações requeridas naturalmente pelo lugar e pelas circunstâncias. Terminada essa etapa, os frades foram conduzidos a mais localidades no sertão. Dessa vez os destinos foram: São Bento de Cima e São Bento de Baixo. Ao término de tudo, satisfeitos por terem experimentado dessa maravilha, que é a missão sertaneja, que bastante recorda os frades do passado e que é algo característico do nosso modo de vida, os frades pós-noviços retornaram à sede da Paróquia, carregando lembranças e aprendizado que alimentam a vocação e enriquecem a vida.

Autor:
No items found.
Comente