Celebração do I Capítulo Eletivo da Província Seráfica Imaculada Conceição (Centro Itália)

Celebração do I Capítulo Eletivo da Província Seráfica Imaculada Conceição (Centro Itália)

De 30 de janeiro a 03 de fevereiro os frades da Província Seráfica Imaculada Conceição (Centro-Itália) se reuniram na cidade de Assis para celebrar o seu I Capítulo Provincial desde a unificação das Províncias em 03 de julho de 2020 - conforme decreto do Ministro Geral Frei Roberto Genuin no qual havia sido nomeado primeiro-ministro provincial, frei Matteo Siro. Os últimos meses viram todos os frades engajados espiritualmente e ativamente na preparação do evento, coordenados pelos irmãos que prestam serviço na cúria provincial, sediada no convento de Santa Chiara em L'Aquila (em Borgo Rivera).

Da primitiva fraternidade minoritária – que abraçava alguns costumes eclesiais já existentes – diz-se: «No Pentecostes todos os frades se reuniram em Santa Maria e discutiram a melhor maneira de observar a Regra» ( Lenda dos Três Companheiros XIV,57, in Fonti Francescane 1466). As Constituições dos Frades Menores Capuchinhos prescrevem a celebração do Capítulo Provincial a cada três anos, para eleger os novos superiores da Província e discutir aspectos importantes da vida fraterna e pastoral.O Capítulo aconteceu na Casa de Retiros Domus Leticiae com a chamada dos capitulares e apresentação da programação feita pelo presidente do Capítulo Frei Francesco Neri, Conselheiro Geral.

No dia 31, pela manhã, os frades celebraram a Eucaristia na Basílica de São Francisco de Assis, junto à tumba do poverello. Presidiu a missa o cardeal brasileiro João Braz de Aviz que logo em seguida no início dos trabalhos da manhã dirigiu algumas palavras aos frades na reunião. Durante a manhã da quarta-feira (01) Frei Mário Ivon Ribeiro- Custódio do Amazonas e Roraima e Frei Smaley Sarmento apresentaram uma breve descrição da vida atual da missão dos frades no Amazonas e Roraima. Pela noite os frades celebraram a Santa Missa no Santuário do Despojamento juntamente com o povo e o bispo de Assis, Dom Sorentino.


Na quinta-feira (02), quando se celebra a Apresentação do Senhor (Festa da Vida Religiosa Consagrada), ocorreu a eleição do Ministro Provincial. Sendo eleito Frei Simone Calvarese. Na tarde do mesmo dia, na Catedral de São Rufino, todos reuniram-se com os demais religiosos da região para celebrar a Santa Missa presidida por Dom Sorentino.

No dia 03 houve trabalhos de grupos para definirem as proposições nos âmbitos da Formação, Oração e Missão. Pela tarde o Provincial Frei Simone Calvarese e o vigário Frei Carlo Maria Chistolini fizeram o juramento de obediência diante da assembleia dos frades e em seguida o Capítulo foi encerrado pelo Conselheiro Geral Frei Francesco Neri. O dia terminou com a Santa Missa e Vésperas na Porciúncula (Basílica de Santa Maria do Anjos).

Ministro provincial: fr. Simone Calvarese

Vigário provincial: fr. Carlo M. Chistolini

2º conselheiro: fr. Marco Gaballo

3º conselheiro: fr. Carmine Ranieri

4º conselheiro: fr. Francesco Sabella


Fazemos votos de um bom governo ao Frei Simone e seu conselho.

Autor:
Assessoria de Comunicação dos Capuchinhos do AM|RR
No items found.
Comente