Conheça o Espaço Frater!

Conheça o Espaço Frater!

Origem

Os Franciscanos Capuchinhos em Minas Gerais, com o intuito de promover a assistência social, criaram o Instituto Social Frei Gabriel. A missão, os trabalhos pastorais e sociais fazem parte do nosso carisma e espiritualidade. Nossa ação missionária e obras sociais ajudaram a transformar a realidade carente de muitas cidades, inclusive ajudou a transformar o nosso próprio jeito de ser.

Realizamos trabalhos de formação e promoçãohumana com o povo que nos rodeia desde 1939. E em 2008 esses trabalhos foram incorporados ao Instituto Social Frei Gabriel. Com o decorrer do tempo, depois de tantas mudanças sociais, nos vimos no dever de revisar nossos trabalhos e projetos. Nossa motivação partiu de uma tentativa de resposta para a complexidade do mundo contemporâneo, fazendo-se presente na Cultura Digital, proporcionando ambientes de oração contemplativa, bate-papo e espiritualidade franciscana. Para tanto foi criado o Espaço Frater.

O que é o Espaço Frater?

O Espaço Frater surge como um novo formato de projeto social e cultural. Nossa motivação partiu de uma tentativa de resposta, a partir o viés franciscano, para a complexidade do mundo contemporâneo. Proporcionando um espaço de encontro e de confraternização com aqueles que já participam da vida da Igreja, mas especialmente com aqueles que se sentem atraídos pelo nosso carisma e deseja vivê-lo em diferentes ambientes. Trata-se de um Espaço para partilhas a partir dos elementos e aparatos da contemporaneidade. A palavra Frater é um acróstico que engloba as atividades desenvolvidas no projeto. Nesse espaço todos são bem-vindos.

Somos Frater pois aqui é o lugar onde os detalhes da nossa vida religiosa, de franciscanos capuchinhos, se encontram comos corações daqueles que querem nos conhecer melhor; proporcionando uma rede de comunicação e de troca de experiências. Ser FRATER é acreditar num mundo mais FRaterno. Ser Frater é fazer da vida uma obra de Arte, usando também da Tecnologia para espalhar um estilo de vida que agregue. Ser Frater é colaborar na construção de uma sociedade sem preconceitos, vivendo uma Espiritualidade que seja uma conexão sincera entre o humano e Deus, num movimento de oração afetiva[1].Ser Frater é espalhar o amor. É fazer da Religiosidade um itinerário de amadurecimento humano, onde a fé não exclui, mas se torna um impulso para a vivência sadia e empática com o tudo aquilo que nos envolve. Enfim, é promover a Paz e o Bem!

Membros do Espaço Frater num encontro de diálogo Interreligioso. Minas Gerais-BR.

Nossa proposta é apresentar um ambiente físico evirtual onde possamos criar uma rede de troca de experiências no processo de ensino-aprendizagem. A prática cultural é a base de encontro de todas as atividades que são exercidas como por exemplo o teatro, a dança, a música, cursos online e presenciais como as aulas de franciscanismo, Introdução aTeologia, práticas esportivas, retiros etc.

Uma das preocupações do Espaço Frater é se manter conectada, principalmente com o povo que nos rodeia, a partir desses novos mecanismos de comunicação. Estamos atentos a proposta de Pierre Levy[2]que nos convida a estarmos abertos, benevolentes e receptivos em relação a este novo momento e a este novo espaço de comunicação. Este advento tecnológico rompeu com as concepções tradicionais das relações sociais e das manifestações culturais, que na atualidade se definem, em boa parte, pelas comunidades virtuais em constante renovação e mutação. O espaço virtual deixa de ser uma oposição ao real e ganha uma dimensão presencial que amplia e altera a própria noção de evolução do ser humano. E aqui se encontra a explicação do nome “Espaço” para esse projeto.

Os meios de comunicação são capazes de formar consciências. Torna-se um ambiente que se transforma e se recria constantemente. Obviamente eles afetam significativamente as relações nas comunidades religiosas que, por vezes, preferem incutir uma proibição de seu uso ao invés de educar para o bom desenvolvimento da pessoa.

O Espaço Frater busca ser um lugar de constante aprendizado e formação humana e religiosa. Um espaço que não condena o virtual, mas que busca fazer dele um impulso para aplicabilidade de uma nova linguagem religiosa. Uma linguagem que possa atrair as pessoas para uma experiência de fé mais viva e integrada tanto na comunidade virtual quanto na presencial.

Desenvolvimento e Atividades

A Loja

O Espaço Frater também é uma Loja de Artigos Religiosos, Adega e Café. Apesar de não termos fins lucrativos, o intuito da loja é a manutenção da vida e subsistência dos frades, a promoção do carisma e a cooperação entre as circunscrições.

Em nossa loja são disponibilizados produtos próprios do nosso carisma. É possível encontrar camisas, canecas, copos, agendas, imagens etc. Além dos símbolos e livros que expressam o nosso carisma e espiritualidade. Vejam abaixo:

Camisa oficial - OFMCap - Espaço Frater - Loja
Button Oficial - OFMCap - Espaço Frater - Loja
O Grupo de Encontros

No que compete ao grupo de encontramos, dependemos,de alguma forma, do trabalho voluntário de seus colaboradores. A intenção é a promoção de uma educação cultural gratuita, promoção do voluntariado colaborando na ampliação de uma cultura não excludente, práticas culturais, bate-papo e oração afetuosa.

Nossos encontros são marcados pela reflexão do evangelho seguido de um momento de meditação, oração contemplativa, músicas franciscanas e partilha de vida. Na perspectiva de agregar mais pessoas e de proporuma reflexão mais aprofundada, também realizamos uma roda de conversa com diversos temas pertinentes a nossa sociedade. Essa roda de conversa recebeu o nome de Prosas com Cappuccino.

Prosas com Cappuccino

O Prosas com Cappuccino é uma roda de conversa mediada por profissionais sobre algum tema relevante para sociedade, num ambiente de confiança e fraternidade, além de música e um delicioso cappuccino.O nome foi escolhido numa forma de enfatizar o caráter de diálogo do evento epara sinalizar a presença dos franciscanos CAPUCHINHOS e o momento de recreação com quitandas e o café CAPPUCCINO.

A primeira edição desse evento aconteceu no dia 29 de setembro de 2018 na fraternidade dos Franciscanos Capuchinhos emJuatuba-MG. Desde então, essa roda de conversa vem acontecendo de forma aproporcionar um ambiente de escuta, partilha e troca de experiências. Em 2020 esse evento também passou a acontecer no formato “ao vivo” em nossas redes sociais.

Evento

Ressignificamos o que chamávamos de “barraquinhas” e criamos um evento um pouco mais estruturado para que possibilitasse a venda de produtos alimentícios produzidos pelos frades. Dessa forma, o Prosas com Cappuccino também é um evento onde os frades proporcionam um ambiente familiar com boa gastronomia, vinhos - que são fabricados pelos Capuchinhos no RS, tortas, petiscos e música ao vivo.

Saiba mais sobre os Vinhos acessando o site da CAVE DOS FRADES.

Plataformas digitais

Atualmente o Espaço Frater dispõe de um site echegamos a pouco tempo ao Instagram e Facebook. Todos os frades estão ligados de alguma forma nas atividades do Espaço Frater. A partir dos nossos meios de comunicação, estreitamos nossa relação com o povo que nos rodeia. Nosso site está passando por uma manutenção e transformação no que compete a linguagem e design. O desafio das redes tem sido superado aos poucos. E devagar estamos entendo que a comunicação pelas mídias sociais é um caminho necessário e sem volta.

O Espaço Frater passa a ser um projeto dos Capuchinhos no Brasil

Na perspectiva dacolaboração e integração dos trabalhos dos Capuchinhos em solo brasileiro, o Espaço Frater passa a ser desenvolvido pela Conferência dos Capuchinhos do Brasil – CCB. A intenção é que os grupos de encontros, a loja e os eventos estejam espalhados pelo Brasil, de tal forma que as pessoas possam se sentir familiarizadas com a nossa identidade em todas as circunscrições.

Conheça o nosso site, clique na imagem abaixo.

Outros Produtos

________________

[1] A oração franciscana é afetiva, isto é, oração do coração, que nos conduz à experiência íntima de Deus. Contemplando a Deus, sumo Bem e todo o Bem, do qual procedetodo bem, devem brotar de nosso coração a adoração, a ação de graças, aadmiração e o louvor.  Consitutição OFMCap, n.45.

[2] LEVY.Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999

[3] Nosso endereço é www.espacofrater.com.br. Nossas redes sociais seguem o id @espacofrater.

Autor:
Departamento de Comunicação da CCB
No items found.
Comente