Conselheiro Geral da Ordem visita os Franciscanos Capuchinhos do RS

Conselheiro Geral da Ordem visita os Franciscanos Capuchinhos do RS

O Conselheiro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, Frei Silvio de Almeida, esteve em visita à Província Sagrado Coração de Jesus nos meses de fevereiro e março. Neste período, ele visitou todas as fraternidades dialogando com todos os frades.

A Ordem possui hoje cerca de 10 mil capuchinhos em cerca de 108 países e para cada área do mundo tem um Conselheiro responsável. O Governo da Ordem é composto pelo Ministro Geral e mais 10 conselheiros. Com isso, Silvio está com responsabilidade direta nos países de língua portuguesa.

A visita consiste em ser uma presença da Cúria Geral em todas as circunscrições, tendo em vista que dentro dos seis anos de mandato do Governo Geral cada frade deve ser visitado.  Além de conversar com toda a fraternidade sobre diversos assuntos da Ordem, ele conversou individualmente com os freis. O objetivo é poder conhecer a realidade da província, saber como os frades estão e depois da visita apresentar um relatório ao Ministro Geral que enviará uma carta para que a Província siga caminhando com algumas sugestões e ideias para a missão. Portanto, a visita consiste em ser a presença do Governo Geral em cada lugar, com objetivo primeiro de escutar cada frade que compõe a Província.

Frei Silvio destacou que a Província do RS é uma das maiores da Ordem e a maior do Brasil e que depois de um mês de visita consegue ter a ideia do que é a Província, disse ser viva, fecunda, destacando também a missão na Custódia Brasil Oeste e a Delegação Provincial do Haiti. Salientou que a Província vive com a nova geração um recomeço de entusiasmo, que é uma província importante não só pelo número de frades, mas importante pela qualidade de frades que tem, tendo muitos frades preparados, seja na teologia, na administração, na formação e em tantas outras áreas.

Ao longo do Capítulo disse que: “A avaliação que a gente faz é muito positiva, se vê uma Província viva, que caminha, que tem um projeto, um programa, que tem grupos. Que depois da pandemia retome com toda determinação, vontade e força. Destaco de fundamental importância o Capítulo Extraordinário que aconteceu para mapear a realidade, é algo muito belo e importante, e o primeiro passo está sendo dado que é de olhar para a realidade e depois dar os passos para solução dos desafios que são próprios deste momento. Desejo que a Província continue crescendo não só em números, mas também sendo resposta positiva para aquilo que a Ordem propõe”.

Além das visitas, frei Silvio participou do Capítulo Extraordinário que aconteceu entre 14 e 16 de março em Vila Flores/RS, palestrando, ajudando a refletir em diversos momentos e na condução dos trabalhos. Ao concluir sua fala ao final da Missa de Abertura do Ano Jubilar agradeceu de todo coração em nome da Ordem à acolhida generosa e fraterna, agradeceu as visitas e diálogos que teve com os frades.  Desejou que Deus fosse sempre à força e que o testemunho fosse uma presença potente da Ordem, não só no RS, mas para toda a Conferência dos Capuchinhos do Brasil e para a Ordem do mundo todo. Agradeceu ao Provincial frei Nilmar, conselheiros, os freis que lhe acompanharam nas visitas e a todos os frades que de maneira muito fraterna, muito capuchinha acolheram e permitiram estabelecer um diálogo verdadeiramente fraterno. Finalizou dizendo: “Levo de vocês a melhor das lembranças e uma excelente impressão da vossa província, a oração nos fará continuar sempre unidos, porque a oração não conhece fronteiras. Muito obrigado e que Deus vos recompense com muitas bênçãos do céu”.

O Ministro Provincial frei Nilmar Gatto externou profunda gratidão e agradeceu de coração pela presença fraterna neste mês aqui na Província e por este belíssimo e significativo momento: “O nosso agradecimento pelas palavras profundas, sábias e por todas as orientações que nos deixa, elas serão retomadas nos encontros que serão feitos nas fraternidades, muito obrigado por tudo”.

Frei Silvio retorna a Roma nos próximos dias onde segue suas atividades junto a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Autor:
Assessoria de Comunicação do Rio Grande do Sul
No items found.
Comente