A "Ratio Formationis" dos Capuchinhos

A "Ratio Formationis" dos Capuchinhos

Já faz um bom tempo que os irmãos e a própria necessidade cobravam uma Ratio Formationis Ordinis. Após longo e fecundo trabalho é apresentada à Ordem um texto feito com tantas mãos e aprovado pelo Capítulo Geral de 2018. Porém a aprovação final deu-se no dia 8 de dezembro de 2019, na Cúria Geral dos Capuchinhos em Roma, pelo Ministro Geral Frei Roberto Genuin.

A aprovação é válida para toda a Ordem que pede da parte das Conferências uma atualização segundo as realidades: “que assegure uma formação inicial e permanente coerente com a compreensão da identidade carismática da Ordem e adequada aos tempos que o Senhor nos dá a viver hoje”.

Já no Proêmio vê-se um apelo: “as orientações e princípios devem ser adaptados à sensibilidade dos diversos contextos culturais das diversas circunscrições, através de uma Ratio Formationis Localis” para tanto, somente com a participação de todos isto se efetivará. A tarefa agora é a leitura e aplicação da Ratio à vida da Ordem de maneira dinâmica e processual.

A Ratio é um pressuposto fundamental para a elaboração dos itinerários formativos locais. É um texto pequeno, tendo em conta tratar-se de um documento para toda a Ordem, porém, carregado de tom carismática. 

O texto foi didaticamente organizado em duas grandes partes: a primeira composta de três capítulos e a segunda em três anexos. 

O I capítulo “entrelaça a história de Francisco com a nossa, tendo por horizonte a vida de Jesus que ilumina e inspira carismaticamente o presente e o futuro da nossa formação.

O II Capitulo apresenta as cinco dimensões de toda a Ratio desde o ponto de vista eclesial: carismático, humano, espiritual, intelectual e missionário-pastoral.

O III Capítulo de forma processual e iniciática apresenta as cinco dimensões entre as distintas etapas da formação: A Formação permanente, a etapa vocacional, o postulado, o noviciado e o pós-noviciado.

Os Anexos abordam monograficamente as seguintes questões:

O Anexo I vai insistir na unidade carismática dentro da diversidade cultural. O desafio de formar para a nossa vida dentro de um mundo tão plural e cheio de tantas ofertas. No entanto há algo que favorece: a unidade carismática. Unidade não é o mesmo que uniformidade, mas união das diferenças. 

Já o Anexo II trata da Ratio Studiorum. Neste anexo indicam-se linhas fundamentais para o estudo em nossa vida capuchinha, seja para nos ajudar a aprofundar o carisma e o conhecimento da história franciscana, seja para o serviço ao Reino de Deus. 

E o Anexo III reflete sobre a maturidade afetiva e psicossocial, tema de maior importância na atualidade e desafiador para a formação. 

Em síntese, a Ratio Formationis chega como uma dádiva de Deus, um sopro do Espírito para ajudar a levar adiante o carisma franciscano, mas sobretudo para nos ajudar a viver melhor a nossa configuração a Jesus Cristo no Reino de Deus.

Conheça a Ratio Formationis clicando aqui.
Autor:
Frei Thiago Santos da Silva, OFMCap
No items found.
Comente

Heading

Heading

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

No items found.