Cultural Digital e Colaboração Fraterna foram os temas trabalhados em encontro com a Diretoria e Comissões da CCB

Cultural Digital e Colaboração Fraterna foram os temas trabalhados em encontro com a Diretoria e Comissões da CCB

No dia 17 de agosto, a Diretoria e o Departamento de Comunicação da Conferência dos Capuchinhos do Brasil - CCB se reuniram em Belo Horizonte - MG para tratar de temas que envolvem a colaboração, a unidade e a formação na Cultura Digital. Há 10 anos, a CCB sentiu-se instigada a propor uma reflexão sobre as novas tecnologias e um trabalho mais colaborativo entre as circunscrições. Nessa perspectiva, surgiu uma comissão de comunicação dos capuchinhos - COMUNICAP, que logo se tornaria o atual Departamento de Comunicação da CCB.

Diretoria da CCB e coordenação da COMUNICAP - Belo Horizonte-MG 2022

As transformações culturais das últimas décadas, devidas, entre outros fatores, ao impacto das novas tecnologias, têm influenciado a nossa forma de estar em sociedade. Somos convidados a dar uma resposta viva e fraterna para esses tempos, nos quais o individualismo e a falta de empatia têm promovido uma cultura excludente e alienadora.

No decorrer da reunião, foi traçado um novo plano para desenvolvimento e aplicabilidade de uma comunicação integrada nas plataformas e mídias da conferência. No final de 2021, a Conferência iniciou a aplicação de uma nova linguagem comunicativa, incluindo a utilização de uma marca/identidade comum para todos os Franciscanos Capuchinhos no Brasil. Nesse itinerário, surgiram algumas questões e desafios que, aos poucos, estão sendo solucionados e melhor estruturados.

O trabalho da Diretoria junto à COMUNICAP parte de uma tentativa de unir os trabalhos dos Capuchinhos no Brasil, na perspectiva de sermos colaboradores e corresponsáveis, animadores e motivadores de nossas diferentes missões em solo brasileiro. Sabemos que o favorecimento de uma comunicação integrada diante de um predominante isolamento de iniciativas de diversos confrades não é um trabalho fácil. Todavia, acreditando numa comunicação solidária, a CCB está promovendo uma integração entre todas as circunscrições, para que tenham uma mesma linguagem comunicativa e para que possamos espalhar na cultura digital o nosso carisma e a nossa espiritualidade, de forma clara e solidária.

Após a conclusão dos trabalhos entre a Diretoria e a COMUNICAP, aconteceu nos dias 19 a 21 de agosto um segundo encontro com os coordenadores das comissões da conferência e com os referenciais das equipes da COMUNICAP. Estiveram presentes nesse segundo momento os representantes do serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), da Schola Fratrum (órgão da conferência responsável pela formação dos frades), da Equipe de Produção e Coordenação da COMUNICAP e a Diretoria da CCB.

As atividades desenvolvidas foram:

apresentação do Manual de Comunicação da Conferência;
partilha das realidades das comissões;
esclarecimentos sobre a organização da COMUNICAP e o modo de desenvolvimento dos trabalhos;
questões jurídicas para as plataformas da CCB;
elaboração de um trabalho conjunto entre as comissões;
além de questões de organização interna da própria conferência e os representantes dos serviços de animação.

Acreditamos que a realidade virtual traz consequências benéficas quando os projetos são compartilhados e desenvolvidos em comunhão com a Conferência. Estamos diante de um novo paradigma no que compete à cultura digital e acreditamos que, para dar uma resposta fraterna a esse novo desafio, faz-se necessário sermos ainda mais cooperadores e colaboradores.

No dia 17 de setembro de 2022, a CCB lançará a versão atualizada do MANUAL DE COMUNICAÇÃO. Esse manual deseja ser um guia de reflexão, informação e orientação, com o intuito de proporcionar uma cultura que integre todos os frades na linguagem comunicativa, usando as plataformas digitais a partir de princípios fraternos e não individualistas. Acreditamos que esse manual possa gerar uma reflexão mais aprofundada sobre a comunicação em nossa conferência, para o desenvolvimento de uma pesquisa sobre a comunicação franciscana e uma constante atualização nos canais de comunicação.

Autor:
Departamento de Comunicação da CCB
No items found.
Comente